Aberta ao público há apenas 9 dias, a exposição OSGEMEOS: Nossos segredos atingiu a marca de 107,9 mil visitantes (apurado em 20/10). Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), a mostra reúne quase mil itens e apresenta uma visão generosa de um universo lúdico partilhado pelos irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo, desde a infância, do qual se origina boa parte dos personagens que compõem a sua arte. Os trabalhos podem ser conferidos pelo público até 23/01/2023. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria ou pelo site www.bb.com.br/cultura.
Inspirada na exposição OSGEMEOS: Segredos, apresentada na Pinacoteca de São Paulo e no MON de Curitiba (PR), entre 2020 e 2022, a mostra no CCBB RJ tem curadoria dos próprios artistas. É a segunda vez que a instituição recebe OSGEMEOS: a primeira foi há 12 anos, com Vertigem, exposição individual de estreia da dupla em solo carioca. Com patrocínio do Banco do Brasil, a exposição OSGEMEOS: Nossos segredos seguirá para Belo Horizonte em 2023.
O conjunto de peças da exposição foi organizado de forma a transmitir informações e sensações sobre uma produção artística bastante peculiar. Esse universo não é perfeitamente traduzível em palavras; são janelas que se abrem para outro mundo, com telas, instalações e murais em espaços urbanos, que brincam com a imaginação dos visitantes, coletiva ou individualmente.
“Essa exposição coloca tudo isso junto”, afirma Gustavo Pandolfo. “Um desenho num papel pode virar um avião inteiro, pintado com muitas tintas e sobre um fundo totalmente diferente, com técnicas distintas para produzir um efeito que nos caracteriza e que é parte de nosso processo criativo”, explica ele. “Gostamos de trabalhar com múltiplos suportes e materiais variados.”
Otavio, por sua vez, destaca peculiaridades da arte que cria com o irmão. “Nossa caligrafia e nossos desenhos contam a história de nossos lugares: de onde viemos, como nos formamos…”. Ele explica ainda que muitos dos desenhos que serão apresentados em OSGEMEOS: Nossos segredos funcionam como uma espécie de templo: “É onde a gente se encontra em paz, em harmonia, vinculados à família e aos amigos, e, sobretudo, ao que a gente mais acredita”, revela. “Este é o alicerce do nosso trabalho”, conclui Otavio.
OSGEMEOS: Nossos segredos: 12/10/2022 a 23/01/2023
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
- Segundas: das 9h às 21h
- Terças: fechado
- Quartas a sábados: das 9h às 21h
- Domingos: das 9h às 20h
Ingressos: retirados gratuitamente na bilheteria do CCBB RJ ou em www.bb.com.br/cultura
Nota: Em 30 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro estará aberto ao público das 12h às 20h.
Sobre o CCBB RJ – O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. Em 33 anos de atuação, foram mais de 3 mil projetos oferecidos ao público, e, desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.