Os bastidores do treino rigoroso dos futebolistas profissionais

6 min. leitura

Os jogadores profissionais de futebol fazem com que tudo pareça extremamente fácil. A forma como dominam a bola e se movimentam pelo relvado parece simples, mas na verdade é o resultado de um regime de treino extremamente rigoroso e que passa despercebido à maioria dos fãs. Neste artigo, vamos explorar o regime de treino rigoroso dos futebolistas profissionais e saber mais sobre tudo aquilo que é preciso para jogar em https://spin.city/br e para ser um jogador profissional de futebol.

Um treino intenso

Os jogadores de futebol têm regimes de treino brutais. Ser jogador de futebol profissional não requer apenas passar muito tempo a jogar à bola; os jogadores profissionais também passam horas e horas no ginásio, a treinar todos os músculos do corpo, e o mesmo tempo a visionar centenas de outros jogos de futebol, para aprender táticas e o comportamento das equipas adversárias no campo.

O treino de um jogador de futebol é tão intenso quanto uma sessão de jogo no Live Casino Spin City. Além de todas as horas no relvado, os jogadores de futebol têm de trabalhar também o corpo, a sua capacidade de análise tática, saber como prevenir lesões e gastar tempo em técnicas de recobro, para minimizar a intensidade do seu treino e dos jogos em si.

Uma questão de força

Quando pensamos em jogadores de futebol, raramente pensamos em força. Por norma, esperamos que os jogadores de futebol sejam, acima de tudo, ágeis, porém a força também é muito necessária no futebol profissional. Os jogadores têm de conseguir não só acompanhar a corrida dos seus adversários, mas também ser capazes de disputar a posse de bola e ganhar em cargas de ombro durante não só toda uma partida de futebol, mas durante toda a época desportiva.

Mas o treino de força dos jogadores de futebol não se limita ao levantamento de pesos. Os jogadores de futebol fazem exercícios que treinam músculos muito específicos e diretamente relacionados com as suas habilidades futebolísticas.

Velozes e ágeis

Mas, claro, a força não é tudo. Os jogadores de futebol têm de ser velozes e extremamente ágeis. Na prática, isto traduz-se na sua capacidade de acelerar rapidamente e mudar de direção num ápice enquanto se mantêm coordenados com o resto da equipa e enquanto conseguem driblar a bola nos pés.

Os jogadores treinam estas habilidades através de vários tipos de exercícios que vão muito além dos simples passes de bola. Os jogadores treinam fintas complexas e dribles por entre cones e jogadores, e estes treinos podem ser feitos de uma forma acelerada, para também treinar a componente da velocidade, ou de uma forma mais calma, para que o foco seja a técnica em si. Claro que, no que toca a afinar a técnica, existem outros exercícios mais apropriados.

Treino de técnica

O futebol requer precisão. Os jogadores têm de saber como dominar a bola, controlá-la da forma desejada, acertar os passes e colocar os remates no sítio certo. Como tal, é necessário treinar todos os componentes que se traduzem no domínio destas técnicas.

Os jogadores profissionais treinam o toque de bola, a sua visão de campo e a sua capacidade de tomar decisões a meio de jogo, num ambiente de alta-pressão. Na prática, isto traduz-se em horas e horas de remates, passes e análise de situações de jogo. Mas também existem treinos específicos para a prática da análise dos jogos.

Visão tática

Como é que um jogador profissional parece saber sempre para onde passar a bola? A resposta são horas e horas de treino, que muitas vezes passa por outras tantas horas de análise de situações de jogo muito específicas.

Os jogadores profissionais devem entender aprofundadamente as táticas e as estratégias utilizadas não só pelos seus treinadores, mas também pelos treinadores das equipas adversárias. Mas o treino tático vai além de um simples estudo de todas as situações possíveis num jogo. Os bons jogadores também analisam as suas próprias performances, de modo a saberem quais as áreas a melhorar e quais as coisas a ter em consideração quando estão a jogar.

Uma profissão que é mais do que jogar à bola

Muitas vezes, pensamos que o trabalho dos jogadores de futebol é relativamente simples. Afinal, quem é que não gosta de jogar à bola com os amigos?

No entanto, a verdade é que ser um futebolista profissional requer não só muita sorte, como também muito trabalho e dedicação. Os futebolistas profissionais não o são só porque sabem jogar bem à bola, mas também porque têm todas as componentes necessárias para conseguir singrar num ambiente de alta-pressão.

MARCADO: ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso