No ar como a Yarin de “Gênesis”, novela da Rede Record, Andrea Avancini, atriz vencedora de dois Troféus Nelson Rodrigues, coleciona em seu currículo mais de 30 novelas e minisséries como atriz, em 39 anos de carreira. Reconhecida como uma das maiores especialistas na formação e mentoria de atores, Andrea lançou esse ano seu método de atuação “O Salto do Ator” em uma plataforma digital on-line para todo o Brasil.
Professora de uma das escolas de atores mais importantes do país, a CAL, e com mais de 13 mil alunos formados por ela em seus 25 anos de mentoria de atores, Andrea desenvolveu sua metodologia ao longo de quase quatro décadas de trabalho como atriz nas maiores emissoras de televisão do país – Globo, Record, SBT e na extinta TV Manchete. “Eu fui colhendo informações fundamentais com tantos profissionais incríveis que fizeram parte da minha jornada como atriz para criar o meu Método de trabalho – o que funciona, o que é mais eficaz e o que traz mais resultados positivos para esses jovens atores. Sou professora e mentora de atores há mais 25 anos e, com os meus alunos, pude estudar, pensar, experimentar e desenvolver uma didática que preparasse atores para o mercado de trabalho, tanto artística quanto profissionalmente”. Ricky Tavares, Marcela Barroso, Heslaine Vieira, Rodrigo Phavanello, Rafael Zulu, Rodrigo Andrade, Maíra Charken, Daniel Torres, Bianca Salgueiro, Samuel Melo são alguns dos muitos nomes que já passaram pelo seu método e que hoje dividem a cena com a atriz. “É muito gratificante ver meus alunos agora como colegas de cena. Saber que faço parte da caminhada de cada um é uma sensação de missão cumprida”, diz Andrea.
Consagrada por performances marcantes, Andrea Avancini é conhecida por sua habilidade técnica na construção de personagens complexas e conflituosas traduzindo, principalmente através daquele que é o maior recurso que um ator possui – seu olhar -, um repertório preciso de emoções que imediatamente criam um link poderoso entre sua personagem e o grande público. “É através do olhar que a nossa personagem se comunica. Mesmo sem palavras, é no olhar que a gente se reconhece como ser humano. É através do olhar que revelamos ao público como a nossa personagem enxerga os outros personagens, como ela é vista pelas outras personagens da história e, principalmente, como nossa personagem será vista pelo público”. “O olhar é a forma de comunicação mais potente de um ator na linguagem do cinema e da TV, porque está no nosso close. Não tem como mentir pra câmera. Se a personagem não estiver em cena de verdade, com emoção, com seu DNA, a câmera capta. Os Olhos da Câmera são muito precisos”, argumenta.

Um dos grandes sucessos do seu método, de sua técnica, pôde ser visto recentemente na novela “Amor sem Igual”, da Rede Record, onde Andrea interpretou a mãe coragem Zenaide – uma mulher aparentemente simples e pacífica, mas que, ao longo da trama, se revela cheia de camadas de emoções arrebatadoras à medida que vê sua família à beira do abismo graças aos problemas gerados por seus filhos. Uma personagem eleita pelo público como um dos grandes destaques da novela, e que certamente chegou a suas mãos graças ao sucesso e capacidade técnica da atriz na construção de personagens como a ardilosa Zilpa, de “José do Egito”, da Rede Record, da selvagem Eugênia, de “Xica da Silva”, da Rede Manchete, e da portuguesa Delfina de “A Padroeira”, da Rede Globo.