O que falar de Andrew Russell Garfield? Motivos não faltam para exaltar a carreira do brilhante ator anglo-americano, de 38 anos. Interprete do Espetacular Homem-Aranha entre os anos de 2012 a 2014, o artista volta ao novo filme do amigo da vizinhança, que conta com grandes astros do cinema como Tobey Maguire, Tom Holland e Zendaya.
Além do Homem-Aranha, Andrew dá a vida a Jonathan Larson no filme Tick, Tick…Boom!, que retrata a história de um músico prestes a completar trinta anos e precisa lidar com pressões da vida antes que seja tarde demais. O longa-metragem rendeu o Globo de Ouro ao ator pela atuação espetacular. E por falar, em espetacular, vamos conhecer um pouco da espetacular carreira de Andrew Garfield.
INFÂNCIA, MUDANÇA PARA O REINO UNIDO E OS PRIMEIROS PASSOS COMO ATOR:
Natural de Los Angeles, nos EUA, o ator oriundo de família de classe média, mudou-se aos três anos de idade para o Reino Unido. Durante a sua infância, Andrew praticou ginástica e natação. Originalmente, seu objetivo era estudar administração, porém, se apaixonou pelo mundo artístico aos dezesseis anos, e lá pra cá não parou mais. Antes de ingressar a escola de teatro, o ator teve o seu primeiro contato aos nove anos de idade, na cidade de Guildford, em Surrey, onde apareceu em uma produção teatral do musical Bugsy Malone (1976).
Anos mais tarde, ele frequentou a Escola Preparatória de Priory, em Banstead, e, em seguida, a City of London Freemen’s School, localizada em Ashtead. Por fim, estudou interpretação na Royal Central School of Speech and Drama, em Londres, onde se graduou em 2004. Andrew fez a sua primeira aparição na TV Britânica, no seriado Sugar Rush, em 2005. Dois anos depois, o ator começa a conquistar o público ao aparecer em dois episódios da terceira temporada de Doutor Who.
Ainda em 2007, o ator teve motivos de sobra a comemorar. No mês de outubro, ele foi nomeado pela revista “Variety” como um dos dez atores que devem ser vistos. No mês seguinte, Andrew realizou a sua primeira aparição em filme de Hollywood: Leões e Cordeiros, em que interpretou um estudante universitário e atuou ao lado de Tom Cruise, Meryl Streep e Robert Redford.
Seu segundo trabalho também foi em 2007, no drama Boy A. Andrew deu vida um notório assassino que busca uma vida melhor após ter saído da prisão. O papel rendeu-lhe o prêmio de Melhor Ator pela British Academy Television.
2010 também foi um ano de glórias para Andrew Garfield, vamos aos fatos! O ator foi um dos protagonistas do filme Não Me Abandone Jamais, onde interpretou Tommy D, que vivia com um grupo de amigos, onde conhecem a verdade sobre a sua infância e o objetivo de suas vidas. Baseado em romance homônimo, o longa rendeu prêmios e reconhecimento a Andrew Garfield, que logo depois, foi alcançado a viver o personagem Eduardo Saverin, empresário brasileiro e co-fundador do Facebook, em A Rede Social.
O crítico Peter Travers publicou na Rolling Stone que o ator representou Eduardo com “uma vulnerabilidade que eleva o interesse emocional em um filme”, e proclamou: “Fique de olho em Garfield — ele é excepcionalmente bom”.
O ESPETACULAR HOMEM ARANHA:
Após brilhantes atuações, Andrew saberia que novos voos estariam por vir. Dito e feito! A Sony Pictures escalou o ator para viver Peter Parker/Homem-Aranha, em O Espetacular Homem Aranha (2012). Contracenando com nomes como Emma Stone, o ator viu sua escalação como um “enorme desafio em muitos aspectos”, uma vez que teve de representar um personagem “autêntico” e “viver de uma nova maneira”, e descreveu Peter como alguém com quem ele podia se relacionar e afirmou que o personagem lhe tinha sido uma influência importante desde que era criança.
Para o papel, o artista estudou os movimentos de atletas e aranhas, de modo que pudesse incorporá-los, além de ter praticado ioga e pilates. Seu comprometimento impressionou o diretor, Marc Webb, que declarou: “Ele estava tão comprometido com a dimensão física do personagem, como se realmente estivesse focado em sentir que uma aranha estava tomando conta dele e mantendo esse DNA vivo e, toda vez que eu o via, ele estava incorporando: parecia que realmente estava sendo possuído por uma aranha”.
Mais uma vez Andrew Garfield soube que venceu, e o filme tornou-se sucesso de crítica e bilheteria, rendendo ao ator mais uma chance ao ator na pele do amigo da vizinhança. Em 2014, O Espetacular Homem Aranha 2 chega aos telonas, entregando excelentes atuações de Andrew, Emma e de Jamie Foxx, interprete do vilão Electro. O ator chegou a ter negociações com a Marvel para continuar na pele do super-herói; contudo, apesar de ser rentável em termos de bilheterias e ser elogiado pelos críticos, Garfield encerrou a sua participação (por enquanto – acompanhe o final do texto que contar sobre) na pele do teioso, para a chegada de Tom Holland.
A SAGA PÓS-HOMEM ARANHA:
Após um hiato de um ano em sua carreira, Andrew retoma com tudo, protagonizando dois sucessos, o drama Silêncio, de Martin Scorsese, e o filme de guerra Até o Último Homem, este último rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2017.
O longa conta a história de Desmond Doss, um médico de combate que atuou na Segunda Guerra Mundial e tornou-se o primeiro e único objetor de consciência a receber a Medalha de Honra. A escolha do diretor Mel Gibson por Andrew, deu-se após o cineasta tê-lo assistido em A Rede Social (2010), e amado seu desempenho. O ator chorou na primeira vez em que leu o roteiro e achou a ideia de interpretar um super-herói de verdade, em comparação com seu papel como Homem-Aranha, muito mais inspiradora.
Após o sucesso de crítica e bilheteria, o ator passa se dedicar as peças de teatro. Em 2018 volta ao cinema e estrela novas produções, O Mistério de Silver Lake, dirigido por David Robert Mitchell e lançado no Festival de Cannes. No filme, Andrew interpreta Sam, um jovem desempregado e rebelde que sai em busca de sua vizinha que desapareceu misteriosamente.
Em outubro do mesmo ano, foi anunciado que o artista havia sido escalado para compor o elenco de Mainstream, de Gia Coppola, ao lado de Jason Schwartzman e Maya Hawke. O filme ainda está disponível no Brasil, de forma oficial.
DE VOLTA AO LAR, ANDREW GARFIELD:
Em 2021, o ator esteve de volta aos holofotes estrelando o filme Os Olhos de Tammy Faye, que retrata a história polêmica dos televangelistas Tammy Faye Messner e Jim Bakker. A produção teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto em setembro de 2021. O filme arrecadou US$ 2,4 milhões e recebeu críticas mistas, que elogiou as atuações, mas criticou o roteiro.
Ainda neste ano, o ator esteve a frente de Tick, Tick…Boom!, simbolizando a trajetória de Jonathan Larson, um compositor e escritor de peças teatrais de quase trinta anos, que se vê pressionado por sua namorada, amigos e principalmente pelo tempo a encarar aquilo que realmente deseja. Ambientado nos anos 1990, o musical autobiográfico é um dos filmes mais visto da história da Netflix. O longa ganhou dois prêmios do Globo de Ouro: Melhor comédia musical de 2021 e o prêmio de melhor ator a Andrew Garfield.
Na reta final de 2021, Andrew Garfield volta às telonas ao papel que o levou de vez ao estrelato. Ao lado de Tom Holland, Zendaya e Tobey Maguire, o ator reprisou o papel de Peter Parker/Homem Aranha na tentativa de ajudar o personagem de Holland a combater o mal e lembrar que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.
O retorno ao personagem do aracnídeo rendeu supostos rumores de que O Espetacular Homem Aranha 3 seria lançado em breve, juntamente com novas participações no Universo Cinematográfico da Marvel. Resta aguardar para ver como serão os próximos capítulos, mas bem que podia vir aí!
Em relação aos próximos passos na carreira artística, pouco se sabe. Mas o que sabemos é que o ator continuará espetacular, e com isso, só podemos ficar na torcida para que venham mais doses do Andrew Garfield em breve, tanto nos cinemas quanto no streaming.
Gabriel Ferreira – Estudante de Jornalismo