Números do cartão de crédito: será que são aleatórios?

11 min. leitura
Números do cartão de crédito: será que são aleatórios?

Que o cartão de crédito é ótimo para investimentos e até mesmo realizar aquelas comprinhas isso já sabemos e até mesmo aplicamos com frequência, entretanto algumas características em relação aos cartões são motivo de dúvida e da curiosidade de muitos.

Os cartões de crédito são um dos itens mais utilizados por muitas pessoas, pois através deles é possível realizar um investimento em um inversor de frequência para motor monofásico ou até mesmo conhecer um local que você deseja.

Porém, algumas características em relação aos cartões de crédito são dúvida de praticamente todas as pessoas e quase um mistério a ser resolvido diante de tudo que é dito em relação a esse fator.

Por exemplo, todo cartão de crédito possui uma numeração única que vai de 13 a 16 dígitos e para muitos esses números não significam nada, entretanto eles têm informações valiosas a serem consideradas.

Por isso, por mais que o número do cartão de crédito pareça algo que não possui tanta importância, estar por dentro dessas características tende a fazer toda a diferença e fazer com que você tenha ainda mais conhecimento sobre esse item que utilizamos com tanta frequência.

Logo, considerando esse fator hoje iremos falar justamente sobre os números dos cartões de crédito, evidenciando algumas características importantes como o sistema de numeração dos cartões, bandeira e tudo o que você precisa saber sobre esse item tão importante. Confira!

Sistema de numeração dos cartões 

Por mais que muitos acham e tenham em mente que os números de cartões de crédito são algo aleatório, imagina só a dificuldade e embaralhamento que os bancos teriam caso esse fator fosse verdadeiro.

Sendo assim, ao considerarmos um cartão de crédito pessoal ou até mesmo de uma empresa de fundição de ferro eles costumam seguir um padrão pré-estabelecido pela Organização Internacional de Padronização de Norma ISO 7.812.

Ou seja, devido a essas normas e sistema estabelecido, os bancos garantem com que os cartões sejam aceitos mundialmente de uma forma segura e sem que haja problema algum diante da sua aplicação e regras.

Geralmente o sistema que os bancos utilizam em relação à numeração dos cartões são 4 blocos que possuem 4 dígitos que no final das contas dão um total de 16 números, além dos tão conhecidos códigos de segurança impressos no verso dos cartões.

Logo, diante da aplicação desse sistema ao considerar algumas bandeiras como é o caso da Mastercard, Visa e Elo no Brasil elas acabam seguindo esse padrão e gerando os números através desse processo 

Já outras bandeiras como é o caso do glamoroso cartão de crédito da American Express eles seguem um sistema um tanto quanto diferente que é conhecido no mercado como Sui Generis.

Caso você ou até mesmo sua empresa de medidor de camada de tinta não conheça esse sistema ele se baseia em um bloco que possui 4 dígitos, o segundo bloco 6 dígitos e o último 5 dígitos tendo ao total 15 números.

Além do mais, um dos pontos de diferenciação dos cartões de crédito do American Express é que eles possuem 4 números de segurança (CVV) que geralmente estão estabelecidos na parte da frente do cartão.

Vale ressaltar também que caso você possua uma empresa por exemplo de limpeza de fachada predial em outro país os cartões Diners possuem menos números ao total tendo esse ponto de diferenciação dos demais.

Bandeiras dos cartões de crédito

Aqui no Brasil e até mesmo em todo o mundo um fato bem curioso é que os primeiros dígitos do cartão determinam a sua bandeira e fazem com que se tenha essa ligação.

No Brasil possuímos algumas numerações que determinam as seguintes bandeiras.

  • American Express: 3;
  • Visa: 4;
  • Mastercard: 2 e 5;
  • Elo: 6.

Além do mais, algo importante a ser destacado é que alguns bancos digitais que têm ganho certa proporção, como é o caso dos bancos C6 e Inter, ambos da bandeira Mastercard, iniciam com o número 2.

Por isso, por mais que os cartões Mastercard geralmente possuam o número 5 diante do seu início é importante destacar que isso não é uma regra e pode acabar mudando em relação aos casos citados.

Ou seja, ao ter um estabelecimento como é um caso de um fabricante de guarda corpo ou até mesmo em um site digital, se atentar a esses fatores tende a fazer toda a diferença e até mesmo gerar um conhecimento e direcionamento único.

Instituições bancárias 

Depois de determinar a bandeira uma sequência de números de segundo a seis sinaliza qual instituição financeira emitiu este cartão. Essa sequência também é conhecida como BIN (Bank Identification Number) ou IIN (Issuer Identification Number). 

Sabe aquelas promoções de compras online que te dão pontos extras quando você usa um cartão específico? Graças a essa parte do número, o cartão é validado, ou seja, tudo muito bem imaginado.

Por isso, a segunda posição do seu cartão geralmente tende a determinar exatamente a instituição financeira que ele possui, fazendo com que haja essa diferenciação e características que determinam esse fator.

Ou seja, para entender um pouco essa questão, caso você possua um cartão seu pessoal e um por exemplo, da sua empresa de pintura epóxi metal, realize essa comparação e entenda ainda mais a questão da instituição financeira que ele possui.

Clientes 

Como foi até mesmo dito, os cartões de crédito também possuem números que identificam os clientes e faz com que haja essa diferenciação de uma pessoa para outra.

O número no cartão que define os clientes vai do 7 ao 15 digito e identifica exatamente o titular do cartão e faz com que se tenha essa diferenciação e separação pelas instituições financeiras.

Além do mais, vale destacar que através desses dígitos as instituições financeiras geralmente conseguem identificar a agência bancária e os tipos de operações autorizadas para cada tipo de cartão.

Ou seja, assim como as câmeras de monitoramento ao vivo geralmente identificam as pessoas, esses dígitos também identificam e realizam a separação e a diferenciação em relação às instituições financeiras.

Dígito verificador 

Se até então já destacamos informações que muitas pessoas não faziam ideia em relação aos cartões de crédito, o dígito verificador é um dos fatos mais curiosos quando nós tratamos dos cartões de crédito.

O dígito verificador foi criado pelo engenheiro da IBM Hans Peter Luhn em 1954, servindo principalmente como um fator de segurança onde seu cálculo leva em conta todos os números anteriores.

Ou seja, algo bem curioso e interessante sobre o dígito verificador é que se você errar um número na digitação, a conta com o dígito verificador não tende a fechar e você vai receber uma mensagem relatando os erros.

Logo, é exatamente esse fator que tende a impedir que golpistas criem uma sequência aleatória e tentem por exemplo, enganar pessoas que geralmente trabalham e ganham seu dinheiro através de uma empresa que trabalha com mandrilhamento.

O que é o CVV?

Além dos 16 dígitos, o cartão tem mais três números (quatro no caso do Amex), geralmente impressos no verso do cartão (na frente do Amex, porque é diferente). Isso é chamado de Valor de Verificação do cartão (CVV).

No dia a dia a gente nem usa CVV. Mas quando passamos o cartão automaticamente ou até mesmo digitando a senha. No entanto, ao comprar online, você precisará inserir esse número para confirmar a transação.

Um detalhe: o CVV nunca é anotado no cartão é sempre impresso (ou mesmo em cartões sem numeração). Esta é uma medida para melhorar a segurança do cartão.

Ou seja, o CVV tende a ser exatamente um fator para que a segurança esteja em destaque e de fato os cartões de crédito não venham ser comprometidos e estejam sob risco.

Os cartões de crédito e a sua data de validade 

Exatamente o que faltava em relação aos cartões de crédito, a data de validade se refere justamente à data em que o titular é cliente da instituição financeira.

Entretanto, por mais que muitos não imaginem ou até mesmo considerem o cartão de crédito tem validade devido a três motivos que se caracterizam como:

Desgaste 

Com o passar do tempo é normal que os cartões de crédito se desgastam e os números acabam ficando difíceis de ler e até mesmo de serem entendidos.

Segurança 

Quanto mais você usar o mesmo cartão, maior a probabilidade de seus dados serem comprometidos devido a vazamentos de sites ou outros esquemas fraudulentos. A substituição periódica do cartão é uma medida que aumenta a segurança do cartão.

Novas oportunidades para o cliente 

Depois de um tempo, seu banco pode entender que você merece um cartão melhor, um upgrade ou vice-versa. Seu perfil não é adequado para esse produto. Não há necessidade de explicar o término de um relacionamento quando ele expira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso