No mês da inclusão, franquia investe em tecnologia para promover acessibilidade

6 min. leitura

Com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas de todas as classes a aparelhos auditivos, duas empresárias e profissionais de saúde se uniram para formar a rede de franquias Audição de TODOS. A iniciativa se insere em um segmento do mercado nacional que fatura R$ 1 bilhão de reais ao ano, ainda que 87% dos brasileiros que sofrem com problemas de audição não façam uso de aparelhos que os auxiliem a escutar melhor.

O plano de negócios da Audição de TODOS prevê a inauguração de unidades em diferentes estados do Brasil, aportadas inicialmente com o capital societário do grupo que fundou a empresa, para, em breve, expandir a rede por meio do modelo de franquia por todo o território nacional. Em cada uma das 10 lojas previstas para o primeiro semestre de funcionamento da companhia, serão vendidos aparelhos de audição com valor até 50% menor do que o apresentado pelo restante do mercado. O ticket médio para aparelhos auditivos é de R$ 4.700; e, em geral, cada usuário precisa de duas unidades do modelo usado, além de serviços como assistência e trocas, durante o período de uso. 

De acordo com a CEO da Audição de TODOS, Danielle Guieiro, e sua sócia e Luciene Machado, os altos custos atuais distanciam os consumidores do acesso aos aparelhos e ao cuidado com a saúde auditiva. Para oferecer tratamento e condições a um público realmente amplo, além dos preços baixos, as unidades da rede oferecerão facilitação de pagamentos em até 24 vezes. Entre as missões da empresa está promover a popularização dos itens de audição tanto em preços como culturalmente, ampliando as informações sobre a simplicidade no uso – já que os aparelhos são praticamente imperceptíveis atualmente – e ajudando a afastar os estigmas associados à utilização desses itens.

“O uso de óculos para melhorar a visão dos indivíduos é muito comum no Brasil. Por que com o aparelho de audição tem que ser diferente, se ele também cumpre o papel de otimizar um sentido? Nossa missão é acolher a ampla população que precisa de cuidados nessa área, mostrando a todos que o uso de aparelho auditivo deve ser normalizado, precisa ser acessível e que não há mais espaço para preconceitos sobre esse assunto, hoje em dia”, destaca Luciene Machado, fonoaudióloga e sócia da Audição de TODOS. 

A criação da rede de franquias é resultado da experiência adquirida pela CEO e por sua sócia, em meio a anos de serviço no setor de saúde, mais especificamente, dentro das clínicas populares da rede AmorSaúde, onde puderam ter acesso direto a quais são as principais demandas da população mais necessitada do Brasil quanto às questões de saúde auditiva. A ideia surgiu em agosto de 2021 e ganhou amplitude a partir do início de 2022, com o fechamento de diversas parcerias de peso econômico. Além disso, a iniciativa recebeu apoio da VLR Incubadora, projeto do Grupo Cartão de TODOS que oferece capacitações, mentorias e suporte logístico a empreendedores que desejam montar um negócio baseado em franchising e que tomam como referência o modelo de acesso popular à saúde e itens essenciais, como o que é promovido pelo Cartão.

Após as 10 unidades consolidadas no Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil, em cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Curitiba, inicialmente com aporte do grupo empreendedor, os idealizadores da Audição de TODOS pretendem chegar à marca de 300 franquias em funcionamento na rede. Com o alcance deste objetivo, a Audição de TODOS se tornará a maior franquia de aparelhos auditivos do Brasil, com duas vezes mais unidades do que a soma das lojas apresentadas pelos maiores grupos que atuam no setor.

Mercado em expansão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no ano de 2022, temos cerca de 500 milhões de pessoas com perda auditiva no mundo. Em 2050, este número deve crescer até chegar a 900 milhões de pessoas com algum grau de perda de audição. Isso significa que, em menos de 30 anos, 1 a cada 10 habitantes do planeta terá algum nível de surdez e, este contingente fica ainda mais volumoso no caso do Brasil, onde 1 a cada 4 pessoas será afetada pela perda auditiva. 

Atenta a esta situação, a Audição de TODOS visa, não só o oferecimento de aparelhos a condições mais acessíveis, mas também a contribuição para a quebra do preconceito que permeia esse assunto, apostando na criação de uma mudança de chave na área dos negócios e uma virada de mesa para os estigmas que ainda rondam essa área da saúde. 

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso