Não gosta de malhar? Conheça 4 alternativas de atividade física

3 min. leitura

Vamos ser sinceros: nem todo mundo gosta de ir à academia. Apesar de a prática regular de exercícios físicos ser uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a verdade é que frequentar aulas de musculação, modalidade quase sempre recomendada para quem quer sair do sedentarismo, por conta de seus inúmeros benefícios, não agrada a todos. O que fazer, então?

Para ter uma vida ativa, a musculação é só uma entre várias opções de atividade física. O importante é que você goste e se sinta motivado o suficiente para dedicar tempo aos exercícios escolhidos, não importa quais sejam.

Quer conhecer algumas alternativas? Continue lendo!

Caminhada

A caminhada é provavelmente a atividade física mais democrática que existe. Separe uma roupa confortável, um par de tênis, e pronto, tem tudo o que precisa para começar a se exercitar.

Além de ajudar a perder peso, previne contra o risco de doenças cardiovasculares e aumenta a força muscular. É uma ótima opção para quem prefere se exercitar ao ar livre.

Natação

Para quem gosta de esportes aquáticos, a natação é uma boa opção. É uma atividade considerada completa, pois trabalha vários grupos musculares, incluindo membros superiores, inferiores e costas, assim fortalecendo o corpo como um todo.

Também é indicada para pessoas com problemas respiratórios, uma vez que auxilia na melhora da capacidade pulmonar.

Dança

A dança é considerada uma atividade física completa. É um tipo de exercício aeróbico, que ajuda na manutenção da saúde cardiovascular, fortalece e tonifica os músculos e melhora a flexibilidade.

A prática ajuda a desenvolver a autoconfiança e a diminuir o estresse. Como bônus, também acaba aprendendo uma habilidade nova para encantar nas festas.

Pilates

O pilates é uma atividade voltada para o condicionamento físico que ganhou muitos adeptos nos últimos anos. Os exercícios propostos levam em consideração vários aspectos e se adaptam às necessidades de cada praticante.

Em geral, o pilates trabalha vários grupos musculares, ajudando a melhorar a postura e a ganhar flexibilidade, além de diminuir possíveis dores.

É muito importante encontrar uma atividade que lhe dê prazer. Há diversas opções de exercícios físicos para todas as necessidades e estilos de vida. Na esfera pública, inclusive, há iniciativas importantes para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população, com a ajuda de profissionais do curso de Gestão da Saúde Pública EaD ou presencial.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso