Marrom, O Musical, reforça o Teatro Sérgio Cardoso como um palco para a diversidade

6 min. leitura

Localizado no coração da Bela Vista, o Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, se consolida como um palco para a diversidade. No dia 26 de agosto, o espaço recebe a estreia de Marrom, O Musical, peça com texto e direção de Miguel Falabella, que narra a vida e a obra de Alcione, reconhecida como um dos maiores nomes da música brasileira. 

A atração chega como um reforço para a programação plural do Teatro Sérgio Cardoso, que traz produções de pequeno, médio e grande portes em celebração a diversidade e pautas relevantes da atualidade. 

Alguns exemplos recentes foram as apresentações de Vozes Negras, um musical inédito em formato de série  que em seis episódios prestigiou personalidades pretas da música brasileira por meio de peças seguidas de debates. Outras produções que fizeram apresentações no Teatro e que refletem esse caráter foram o musical A Cor Púrpura, o show Periferia InstrumentalCartola, o Mundo é um MoinhoDona Ivone Lara, um Sorriso NegroElza, apresentações  de  Alaíde Costa, ícone da MPB, e a peça  infantil Pretinha Aparecida. Além disso, diversos espetáculos tem temática LGBTQIAP+, tradução em libras e audiodescrição.

“Está no DNA do Teatro Sérgio Cardoso e a curadoria trabalha com foco para abrir oportunidades aos temas de relevância social, que considere a representatividade,  e que  possam sempre contribuir para apresentar a cultura e a arte  brasileira em toda sua singularidade.”

diz a diretora-geral da Amigos da Arte, Danielle Nigromonte

Marrom, O Musical tem como base dramatúrgica a estrutura do boi maranhense, que resgata uma história típica das relações sociais e econômicas da região durante o período colonial, mesclando as culturas europeia, africana e indígena. Essas culturas mesclam o sotaque de matraca, de zabumba, de orquestra, da baixada e de costa de mão. Assim, usando ritmos e toadas nossas, vamos nos apropriar de estruturas clássicas do teatro musical e trazer para os palcos um boi jamais visto antes.

Ficha Técnica 

Texto e Direção: Miguel Falabella
Idealização: Jô Santana
Diretora Assistente: Iléa Ferraz
Direção Musical: Guilherme Terra
Assistente de Direção Musical: Marcio Guimarães
Coreografia: Bárbara Guerra e Rafael Machado
Cenografia: Zezinho e Turíbio Santos
Figurino: Ligia Rocha, Jemima Tuany e Marco Pacheco
Iluminação: Valmyr Ferreira
Design de Vídeo: Richard Luiz
Designer de Som: Audio S.A
Visagismo: Diko
Assessoria de Comunicação: Maurício Aires e Rogerio Alves / Amigos Assessoria
Marketing Cultural: Gheu Tibério
Design Gráfico: Dorotéia Design
Direção de Produção: Renato Araújo
Coordenação de Produção: Selma Santos
Produção Executiva: Márcia Uchôa
Assistente de Produção: Marcela Lima
Produção: Fato Produções Artísticas 
Crédito da foto: Dorotéia Design

Serviço

Marrom, o Musical
Temporada:
 26 de agosto a 7 de novembro de 2022. Segundas, sextas e sábados, às 20h30; sábados às 16h e domingos, às 17h 
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Nydia Lícia
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)
Capacidade: 827 lugares (819 lugares e 8 espaços de cadeirantes)
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: De R$40 a R$200

Vendas pelo site da Sympla

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa.

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança. 

Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.

Redes Sociais TSC

Instagram | Facebook | Site  

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso