O marketing do bem-estar vem se destacando cada vez mais, e um dos principais motivos é o foco que as pessoas passaram a ter após a pandemia no bem-estar físico e emocional. Segundo a pesquisa Visual GPS, realizada pela iStock, 9 em cada 10 pessoas acreditam que a saúde física é tão importante quanto a saúde emocional.
Nos últimos anos, as pessoas têm se dedicado cada vez mais a ter uma vida saudável e dado mais importância a fatores como:
- Prática de esportes;
- Práticas sustentáveis;
- Alimentação saudável;
- Saúde mental;
- Hábitos de vida saudáveis.
Esses assuntos têm se tornado tendência nas redes sociais, e cada vez mais empresas têm adotado o marketing do bem-estar para atrair mais clientes.
O que é marketing do bem-estar?
O marketing do bem-estar é um conjunto de estratégias que visam obter uma conexão mais profunda com os clientes utilizando essas novas tendências. Uma pesquisa realizada pela consultoria empresarial McKinsey & Company, em 2020, mostrou que o marketing do bem-estar pode trazer inúmeras vantagens para as empresas.
Segundo os dados da pesquisa, 79% das pessoas entrevistadas consideram o bem-estar importante e 42% consideram o assunto uma prioridade na escolha de produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
Como implementar o marketing do bem-estar?
Para a empresa criar uma imagem positiva nesse conceito e passar a mensagem que preza pelo bem-estar e pela saúde, é preciso primeiramente adotar essa cultura para depois implementá-la no marketing. Grande parte dos consumidores tem muita facilidade em identificar essa realidade dentro de uma empresa.
Conheça algumas dicas de como implementar efetivamente o marketing do bem-estar:
- Planejamento e estratégia: É essencial traçar os objetivos com clareza e ter conhecimento dos problemas que a empresa precisa resolver. Antes de gastar dinheiro com campanhas de marketing do bem-estar, é preciso investir no bem-estar dos funcionários para conseguir transparecer isso para os consumidores;
- Debate: É preciso criar engajamento e participar de debates com os consumidores para entender quais pontos sobre qualidade de vida são realmente importantes para os clientes antes de investir em campanhas;
- Tome iniciativas: Além dos investimentos nas campanhas de marketing, é preciso mostrar atitudes reais, como, por exemplo, investir em patrocínios de eventos culturais e de saúde mental, por exemplo;
- Analise as tendências: Toda campanha de marketing requer uma análise criteriosa sobre o que é tendência no momento, e, com o marketing do bem-estar, não é diferente.
Criar campanhas nas redes sociais e investir em influencers que prezam pela saúde física e mental também é uma forma de aderir ao marketing do bem-estar. É bastante comum influencers digitais utilizarem top para malhar e tênis esportivo, por exemplo, de marcas patrocinadas para promoverem um lifestyle mais saudável e ativo para seus seguidores. Assim, você consegue promover seu produto e, ainda, melhorar a imagem de sua empresa.