Loja física e loja virtual: saiba as diferenças na hora de abrir um negócio

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O empreendedorismo e a busca por iniciar um negócio próprio é um sonho que muitas pessoas têm em comum. No entanto, com os rápidos avanços tecnológicos que têm ocorrido nos últimos anos, impulsionados ainda mais pela pandemia de COVID-19, surge um dilema para muitos: abrir uma loja física ou uma loja virtual?

Como escolher entre uma loja física e uma loja virtual?

Ambas as opções apresentam peculiaridades e vantagens distintas e possuem seu público específico. Por isso, é fundamental realizar uma análise minuciosa para determinar qual modelo se adequa melhor ao modelo de negócio. Pontos de atenção incluem:

  • Analisar seu público-alvo e seu perfil de empreendedor
  • Avaliar sua possibilidade de investimento 
  • Conhecer os custos de um e-commerce e os custos de uma loja física
  • Comparar vantagens e desvantagens de ambos os tipos de comércio

Analise seu público-alvo e seu perfil de empreendedor

É importante realizar uma análise do público-alvo, a fim de determinar qual modelo agradará mais. Considere, também, as habilidades e aptidões do empreendedor. Aqueles com experiência em vendas e habilidades interpessoais se adaptam melhor ao ambiente das lojas físicas, enquanto indivíduos com afinidade pela tecnologia tendem a preferir o mercado digital.

É importante ressaltar que a escolha de um modelo de loja não impede a possibilidade de explorar o outro. Trabalhar com uma loja física e uma loja virtual amplia as oportunidades de negócio para a empresa, possibilitando o alcance de um público maior e mais diversificado e, consequentemente, maior lucratividade.

Avalie sua possibilidade de investimento

Uma diferença significativa é a possibilidade de investimento para cada tipo de negócio. Embora ambos os modelos envolvam custos operacionais, uma loja física requer um investimento inicial substancialmente maior, em comparação a uma loja virtual. Portanto, é importante ter em mente os custos de cada tipo antes de se decidir:

Custos de uma loja virtual

Uma das grandes vantagens de abrir uma loja virtual é seu custo inicial ser muito mais baixo. Os custos operacionais de uma loja virtual são:

  • Aluguel de uma plataforma de e-commerce;
  • Compra de um domínio para o site;
  • Registro da marca da loja;
  • Contabilidade;
  • Impostos;
  • Investimento em marketing;
  • Investimento em estoque

Também existe a possibilidade de trabalhar com o modelo dropshipping, no qual o vendedor não possui um estoque e comercializa os produtos que são entregues ao consumidor final direto pelo fornecedor. Dessa forma, é possível economizar com estoque de produtos e ter um investimento inicial bem menor para montar o negócio.

Custos de uma loja física

O custo inicial para abrir uma loja física é bem maior, se comparado com o modelo virtual. Apesar de ter suas vantagens, o investimento em uma loja física precisa levar em consideração:

  • Aluguel de um espaço;
  • Contas fixas, como água, luz, internet e telefone;
  • Pagamento de funcionários, como vendedores, caixas, estoquista, entre outros;
  • Impostos;
  • Investimento em estoque próprio;
  • Campanhas de marketing;
  • Comissões dos vendedores;
  • Segurança

Também é essencial levar em consideração a localização da loja física. Negócios comerciais precisam de um ponto onde tenha um grande fluxo de pessoas com interesse nos produtos vendidos por eles. Por isso, é necessário realizar um estudo de mercado na região, para verificar se o ponto escolhido condiz com o tipo de empreendimento.

Ao alugar um ponto, ainda existe o custo de reformas e melhorias no espaço, como a troca ou manutenção do piso. Este pode variar de acordo com o modelo e a qualidade, como é o caso do porcelanato e do assoalho de madeira, que são pisos de qualidade superior. Além disso, é preciso levar em conta todos os gastos com a estética e a decoração do local.

Prós e contras das lojas virtuais

As lojas virtuais trouxeram muita facilidade para a vida das pessoas. Através de um computador ou smartphone, é possível acessar inúmeras lojas, comparar preços, escolher diversos produtos e receber tudo em casa. Mesmo após o fim da pandemia, o número de e-commerces continua a crescer a cada ano, com projeções positivas para o futuro.

Diferentemente de marketplaces ou mesmo mídias sociais, as lojas virtuais são um domínio específico do lojista, ele pode configurar seu layout da forma que quiser, e tudo pode ser resolvido através do próprio site, sem a necessidade de intermediadores.

Outra vantagem das lojas virtuais é a capacidade de oferecer uma ampla variedade de produtos, sem as restrições de espaço físico para exposição. Isso permite disponibilizar diferentes modelos, cores e variações do mesmo item, tudo em um único lugar e de maneira simples.

Um grande diferencial das lojas virtuais é a capacidade de operar 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana, sem custos extras. Uma vez que o site está disponível na internet, os consumidores podem acessá-lo a qualquer momento, podendo realizar compras de acordo com sua disponibilidade e seus horários preferidos.

Algumas desvantagens do e-commerce envolvem a logística das mercadorias e a competitividade desse tipo de comércio. No primeiro caso, é imprescindível oferecer um ótimo serviço de entrega ao cliente, garantindo rapidez, segurança e cuidado, o que pode elevar bastante os custos. No segundo caso, é preciso investir muito em inovação e marketing para conseguir se destacar em meio às milhares opções no meio digital.

Prós e contras das lojas físicas

Apesar de as lojas físicas terem perdido espaço para o mercado virtual, elas ainda desempenham um papel relevante. Elas oferecem uma experiência real aos consumidores, permitindo que interajam diretamente com os produtos, sintam suas texturas, avaliem o conforto e desfrutem de outras experiências que o comércio eletrônico não pode proporcionar.

As lojas físicas também apresentam uma série de benefícios, como a oportunidade de estabelecer um contato próximo com os clientes e realizar argumentações persuasivas para destacar os pontos positivos dos produtos. Além disso, muitas pessoas ainda preferem comprar diretamente de um vendedor, pois podem esclarecer dúvidas antes de fazer uma compra.

Ainda que as vendas pela internet tenham ganhado muito espaço, muitos consumidores, principalmente o público mais velho, podem não ter familiaridade com as compras pela internet ou podem ter receios de cair em golpes onde sites falsos se passam por lojas verdadeiras. As lojas físicas também oferecem a vantagem de os clientes saírem com os produtos imediatamente, o que é um diferencial importante para algumas pessoas.

Lojas físicas também podem optar por possuir seu estoque em uma dark stores, que são pontos de distribuição, normalmente localizados em grandes centros urbanos, que facilitam a entrega dos produtos e permitem que a loja economize espaço com grandes estoques.

Desvantagens da loja física envolvem, no geral, as despesas com manutenção da loja, aluguel e IPTU, pagamento de funcionários e seguros contra assaltos. Por se tratar de um investimento alto para mantê-la ativa e atrativa para os clientes, é recomendável que se invista nesse tipo de comércio quando se tem um bom retorno financeiro ou um alto investimento inicial.

Portanto, para decidir entre as duas opções, é necessário pôr tudo no papel e avaliar sua situação e suas necessidades, a curto, médio e longo prazo. Seja e-commerce ou loja física, o negócio pode render bons frutos ao empreendedor, basta escolher a opção mais viável e rentável.

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