Com apenas 10 anos, Leonardo Lima Carvalho descobriu sua vocação: nasceu para atuar. Se apaixonou pela arte quando chegou aos testes para o protagonista (dos campos e nos cinemas!) Pelé quando criança em “Pelé – O Nascimento de Uma Lenda”. Agora, aos 18 anos, Leonardo se destaca em “Todas as Flores”, nova novela da GloboPlay, como Celinho, filho dos músicos Oberdan (Douglas Silva) e Jussara (Mary Sheila).
Segundo o ator, o personagem será uma base para sua família na trama: “Podem esperar que o Celinho seja um cara centrado, bem cabeça. Será um pilar na relação dos pais. Mas terá uma reviravolta por aí!”, revela.
Músico, mas só na ficção
Quem vê o talento do jovem para a música na novela nem imagina que esse foi um dos desafios de Leonardo. Para viver Celinho, o ator precisou de um intensivo de aulas. “Não sei nada de música! Tivemos muitas aulas e aí deu pra gente se ambientar um pouco melhor nesse universo”, conta.
Já o personagem entrega tudo. Mas diferente de seus pais, suas músicas serão todas sobre a castidade, justamente pelos problemas de seu pai, que sofre de priapismo, doença que causa ereções involuntárias e discorre em seu vício em sexo.
Amizade e inspiração em família
O entrosamento da família musical na novela transcende as câmeras. Segundo Carvalho, a união é a marca do grupo. “Tem sido maravilhoso isso, porque o elenco é todo muito unido, muito amigo”, e destaca Douglas e Mary Sheila, “o DG e a Mary viraram irmãos para mim”..
Inclusive, até mesmo a inspiração para Celinho veio da própria novela. Apesar da união da família, Leonardo observou os personagens dos pais para… fazer o contrário.
Como o jovem compositor é tranquilo e centrado, o jeito mulherengo do pai e expansivo da mãe não combinam com sua personalidade. “Peguei referências de Oberdan e Jussara para ir numa linha oposta a como eles vêem o mundo”.
O Nascimento de Uma Lenda
Para Leonardo, sua paixão pela arte veio exatamente de seu primeiro papel real, mas que não foi nada fácil. Para conquistar o personagem Pelé durante a infância, foram necessários diversos testes. O ponto final veio durante o encontro com Seu Jorge, que interpreta o pai do jogador no longa.
“Para mim, o que definiu foi o meu teste com ele. Depois do entrosamento que tivemos, consegui o papel”, conta. Sobre a experiência, o ator afirma que foi sua base: “Foi onde aprendi tudo, meu primeiro contato com a arte”.
Filho de ouro
Além do enorme sucesso como Pelé, Leonardo também já viveu Egídio, filho de Taís Araújo e Lázaro Ramos em “Mister Brau”, na Globo. Assim como em “Todas as Flores”, o personagem também expôs temas polêmicos, como o racismo, os conflitos da adolescência e as amizades conturbadas.
Esteve também em “Totalmente Demais”, novela da mesma emissora, em que foi filho de Samantha Schmutz e Hélio De La Peña.
Arte para sempre
Estudante de jornalismo, não tem sido fácil conciliar a rotina, mas o ator não abre mão dos estudos. “Tem sido bem complicado, tem semanas que eu gravo todos os dias. Mas tenho conseguido levar e está dando tudo certo”.
Porém, mesmo com a formação, o futuro e a carreira do estudante já estão definidos: “Pretendo seguir a carreira artística. Não me encontro em nenhuma área além dessa”.
Talento de Ieda Ribeiro:
Leonardo Lima Carvalho é um talento de Ieda Ribeiro. A empresária é uma das agentes mais conceituadas do mercado, com mais de 20 anos de experiência em lançar e gerenciar carreiras.