Jornalista goiana lança livro com novo olhar para a criação de filhos

Redação
3 min. leitura

Distante de um guia, manual ou com regras prontas, Marina Marquez busca uma reflexão a partir de valores, exemplos e rituais em família

Chega às livrarias e plataformas digitais, em 22 de setembro, Como criar filhos leves num mundo caótico, livro da jornalista e escritora Marina Marquez. Escrito a partir de vivências reais na maternidade, o livro convida mães e pais a refletirem sobre o que é essencial na criação dos filhos — sem fórmulas prontas, sem receitas infalíveis, sem pressão ou culpa.

Com uma escrita sensível, direta e profundamente empática, Marina parte do cotidiano para abordar temas fundamentais como rotinas, disciplina, presença e valores.

Sempre com o cuidado de não ditar regras ou fórmulas mágicas, o livro oferece caminhos e reflexões. E convida à escolha consciente do que é essencial em cada casa, em cada família.

A partir de três pilares — exemplos, rituais e valores —, Marina defende uma leveza que não é ausência de peso, mas a sabedoria de escolher quais batalhas valem ser compradas ou deixadas de lado, quais valores são inegociáveis e como educar com firmeza sem sufocar o afeto ou se anular diante do maternar diário.

“Antes de ensinar nossos filhos a caminharem pelo mundo, precisamos aprender a caminhar com eles. Segurar a mão com firmeza, mas soltar aos poucos para que escrevam a própria história. Mostrar o caminho com amor e limites, para que sigam com coragem e leveza”, explica a autora.

Mais do que um guia, Como criar filhos leves num mundo caótico, publicado pela Editora Fólio Digital, é um abraço em forma de livro. Um respiro para mães cansadas, uma provocação amorosa para quem busca educar com propósito — e uma lembrança importante de que a construção de um adulto funcional começa muito antes dos boletos, das escolhas profissionais ou dos boletins escolares.

“Somos todas atravessadas por esse amor que carrega junto o peso da responsabilidade e a beleza de sermos abrigo, mesmo quando estamos exaustas. Para isso, me lembro o tempo todo que não estou criando filhos para mim. Estou criando filhos para o mundo. E o mundo precisa de adultos conscientes, respeitosos, leves e inteiros”, finaliza Marina Marquez.

O livro será lançado na Livraria Travessa do Casa Park, em Brasília, em 22 de setembro, às 19h.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso