Growth Hacking: entenda a relação e importância do setor comercial para o crescimento das empresas

Pop Journal
2 min. leitura

Airbnb, Uber e Ifood são exemplos de grandes empresas que já utilizaram e ainda utilizam esse método de crescimento viral conhecido como Growth Hacking. Em busca de processos comerciais mais rápidos e eficientes, essa estratégia tem se mostrado ideal para impulsionar o crescimento acelerado e eficiente de qualquer negócio.

Na tradução, a técnica significa “hacking de crescimento”, ou seja, ele traz consigo um conjunto de ações que garantem uma agilidade além do tradicional para a empresa. Por métricas bem definidas e experimentos como teste de otimização e de descobertas, é possível identificar a necessidade e o propósito do negócio.

Além de ser bastante usado no marketing, o método acrescenta em outras áreas, principalmente no processo comercial. Segundo o especialista em otimizar operações comerciais, Antônio Carneiro, explica exatamente como isso acontece. “Com o uso das métricas e indicadores do Growth Hacking, conseguimos ter uma visão clara e precisa de pontos essenciais como o número de usuários ativos, leads qualificados, taxa de conversão e volume de clientes. Esses dados permitem uma atuação comercial muito mais estratégica, focada em oportunidades reais de negócio. Além disso, como as soluções propostas pelo método geralmente envolvem baixo investimento, o custo-benefício torna-se altamente favorável”, analisa Antônio.

Não apenas gerando números e análises, esse tipo de abordagem cria campanhas mais eficientes, melhora a jornada do cliente e gera um caminho mais sustentável e escalável.

Mais do que apenas gerar números e análises, o Growth Hacking integra tecnologia e criatividade. “Quando as pessoas ou empresas vêm até mim, a maioria busca uma solução imediata. Por isso, essa técnica encaixa perfeitamente, tanto nos números como em todo o processo. Seja na construção de campanhas comerciais altamente eficazes, com foco em resultados mensuráveis e escaláveis, seja aprimorando a jornada do cliente, do primeiro contato até o pós-venda, aumentando a retenção e fidelização”, explica o especialista.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso