Governo Federal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Theatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Concerto Série Vozes

13 min. leitura

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de volta às atividades presenciais, traz uma surpresa nesse fim de ano. Serão dois concertos da Série Vozes que, sob o comando do maestro titular da OSTM, Ira Levin vão apresentar grandes nomes da música lírica: a soprano Camila Titinger, o tenor Fernando Portari e o barítono Homero Velho. O repertório é centrado em um gênero alemão muito específico: o “ Lied”, a canção erudita e contará com músicas de Mahler, Schoenberg, Beethoven, Schumann e Schubert. 

No sábado (11), o barítono Homero Velho interpreta Lieder eines fahrenden Gesellen, de Gustav Mahler, com arranjo de Arnold Schoenberg para  formação de câmara. Em seguida, a soprano Camila Titinger apresenta os Movimentos 3 “Litanei” e 4 ”Entrueckung” (Poemas de Stefan George) do Quarteto de cordas No 2 Opus 10, de Arnold Schoenberg. A orquestra de cordas do Municipal vai executar o segundo e o terceiro movimentos do Quarteto de Cordas opus 135 de Beethoven e o ‘Lebensstürme’ D.94, de Schubert, em versão para orquestra de cordas de Ira Levin.

O programa do dia 12 (domingo), será composto por três ciclos de Lieder de Schumann interpretados pelos cantores Camila Titinger( soprano), Fernando Portari (tenor) e Homero Velho (barítono) e tendo o Maestro Ira Levin ao piano.

Os concertos da Série Vozes começam às 16h.

(Crédito da foto: Junior Barros)
Programa:

SÉRIE VOZES

Concerto 11 de dezembro às 16h 

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal 

Regência: Ira Levin

Solistas: Camila Titinger, soprano e Homero Velho, barítono

•         Mahler – Lieder eines fahrenden Gesellen (arranjo de Schoenberg para grupo de câmara) – Solista: Homero Velho, barítono

•         Schoenberg – Quarteto de cordas No 2 Opus 10 / Movimentos 3 “Litanei” e 4 ”Entrueckung” (Poemas de Stefan George) – Solista: Camila Titinger, soprano

•         Beethoven: Quarteto de Cordas opus 135 / Movimentos 2 Scherzo: Vivace e 3 Lento assai, cantante e tranquillo

•         Schubert: ‘Lebensstürme’ D.947 (versão para orquestra de cordas de Ira Levin)

 SÉRIE VOZES

Concerto 12 de dezembro às 16h

Camila Titinger, soprano

Fernando Portari, tenor

Homero Velho, barítono

Ira Levin, piano

 •         Andersen Lieder, op. 40’ de Schumann (Homero Velho)

•          ‘Frauenliebe und Leben, op. 42’ de Schumann (Camila Titinger)

•         ‘Dichterliebe, op. 48’ de Schumann (Fernando Portari)

 (Crédito da foto: Ana Clara Miranda)
Ira Levin – regência 

Aclamado mundialmente pela sua versatilidade musical, Ira Levin é o atual diretor artístico e maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Já regeu centenas de concertos e mais de mil e duzentas montagens de noventa e cinco óperas, além de ter um vasto repertório sinfônico. Trabalhou com renomados instrumentistas, cantores e diretores de todo o mundo, e regeu em importantes casas de ópera e salas de concerto na Europa e nas Américas. Ira Levin gravou discos com a Sinfônica de Londres, a Orquestra Nacional da Escócia, a Orquestra Estadual de Brandemburgo e a Orquestra Sinfônica de Norrland (Suécia). Foi maestro principal das Casas de Ópera de Bremen e Dusseldorf (1988-96, 1996-2002), principal maestro convidado do Teatro Colón de Buenos Aires, entre 2011 e 2015, e diretor artístico e musical do Theatro Municipal de São Paulo, entre 2002 e 2005. Ele dirigiu as montagens operísticas do Theatro São Pedro: O Caso Makropulos (2019) e Kátia Kabanová, de Leos Janácek (2018), e o programa duplo Pulcinella/Arlecchino (2017). Publicou mais de quarenta obras, incluindo transcrições para piano, além de sete grandes orquestrações.

(Crédito da foto: Keiny Andrade)
Camila Titinger – soprano

Camila Titinger, soprano lírico ítalo-brasileira, tem tido grande destaque na Europa nos últimos 3 anos. Nesse período tem também atuado nos papéis principais de soprano nas mais importantes Salas de Concerto e Teatros de Ópera do Brasil. Em 2015, Camila foi uma das vencedoras do Concurso Internacional de Canto Neue Stimmen, na Alemanha e em 2016 cantou no concerto de abertura do Festival Bregenz, na Austria, sob a regência do maestro Paolo Carignani com a Orquestra Sinfônica de Viena. Camila teve também seu debut na França em dezembro de 2016/ e janeiro de 2017, interpretando a Contessa di Almaviva em produção da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, na Ópera de Toulon.Foi uma das vencedoras no Concurso Paris Opera no Théatre des Champs-Élysées, em Paris, e foi também premiada no Concurso Giusy Devinu em Cagliari, Italia. Em abril de 2017, cantou as “Bachianas Brasileiras nº 5 de Villa-Lobos no Teatro Real de Madrid e recentemente foi convidada para cantar acompanhada pelo pianista Craig Terry – em um concerto organizado pelo Concurso Neue Stimmen – na casa do embaixador alemão em Washington, Peter Wittig. Sua conquista mais recente foi em junho de 2018, ao se tornar uma das vencedoras do Concurso Internacional Belvedere, em Latvia, onde foi premiada com um contrato para apresentações no Aalto Theater und Philharmonie Essen, Alemanha. 

Desde janeiro de 2018, Camila Titinger tem se apresentado com Plácido Domingo em concertos em várias cidades, incluido Ljubljana, Strasbourg e Boston. Em 2019 Camila fez sua estreia em Londres, no Garsington Opera Festival, interpretando Donna Anna na ópera Don Giovanni, estreou no Teatro Solís de Montevideu como Pamina na Flauta Mágica e estrou no papel de Hanna Glawari na Opereta A Viúva Alegre no Teatro Municipal de São Paulo.

(Crédito da foto: Rosana Barbosa)
Fernando Portari – tenor

Fernando Portari é um artista que ao longo do tempo aliou a arte de seu canto à força de sua voz para tornar-se intérprete dos mais variados gêneros musicais. Fernando cantou no Teatro Alla Scala de Milão interpretando Fausto e Romeo de Charles Gounod ,assim como ao lado da soprano Anna Netrebko na ópera Manon na StaatsOper de Berlin sob a direção do maestro Daniel Barenboim . Há 30 anos participa das temporadas do Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Comunale de Bologna, Teatro Liceu de Barcelona , São Carlos de Lisboa, Ópera de Roma, a Ópera de Colonia, o Ópera de Helsinki, Ópera de Moscou, Ópera de Genebra, Maestranza em Sevilha, Ópera Nacional de Varsovia, Deutsche e Komische Oper em Berlin, Palm Beach na Florida, Teatro La Fenice em Veneza, Massimo de Palermo e Bellini de Catania, interpretando papéis do grande repertório.

No Brasil construiu uma carreira versátil abrangendo um repertório vasto criando uma relação de grande amizade e carinho com o público que pode vê-lo cantar ao longo do tempo personagens célebres como Alfredo em La Traviata , Rodolfo em La Bohéme, Cavaradossi na Tosca , Pollione em Norma, Duque de Mantua em Rigoletto , Don José na Carmen, Nemorino em O Elixir do Amor, Nadir em Os Pescadores de Pérolas, Turiddu em Cavalleria Rusticana, Werther e Des Grieux de Massenet, Romeo de Gounod, Conde de Almaviva em O Barbeiro de Sevilha, Pelleas.

Em Pelléas et Melisande, Lensky em Eugen Onegin de Tchaikovsky. Hoffman em Os Contos de Hoffman, Wiiliam Rattcliff em The Fall of the House of Usher de Phillip Glass, Idomeneo de Mozart, Pinkerton em Madame Buterfly, Don Ottavio em Don Giovanni , Tamino na Flauta Mágica ,Eisenstein em O Morcego, Tom Rake em The Rake’s Progress e Edipus Rex de Stravinsky, Tony em West Side Story, Candide, Walter em Tannhauser, Ernesto em Don Pasquale, Mozart em Mozart e Salieri de Rimsky Korsakov, nas óperas do gênio brasileiro Carlos Gomes e ainda nas estreias mundiais de A Tempestade de Ronaldo Miranda e Olga de Jorge Antunes. 

Como concertista, realizou os solos das mais importantes obras do repertório: Réquiem de Mozart e suas missas, Réquiem de Verdi, Nona Sinfonia e Missa Solemnis de Beethoven, O Messias de Haendel, a Criação de Haydn, Lobgesang de Mendelsohn, cantatas e oratórios de Bach, e recitais dedicados à canção brasileira e ao grande repertório. Foi professor e artista residente do Festival Internacional de Música de Campos do Jordão durante a direção artística de Roberto Minczuk. Estreou como encenador em 2007 na Ópera Rigoletto no Teatro Pedro II de Ribeirão Preto a convite do maestro Cláudio Cruz. 

Seguindo suas atividades como encenador, abriu a ETÉ Produções Artísticas com sua sócia Rosane Barbosa e tem encenado espetáculos onde propõe uma forma compacta, fundamentada em um diálogo do canto com imagens cinematográficas criadas especialmente para cada espetáculo, buscando aproximar a ópera a novos públicos de forma simples, eficiente e com baixo custo,Trabalhou com artistas como Fernando Meirelles, Graham Vick, Renato Bruson, Marília Pêra, Jorge Takla, Roberto Minczuk e Paulo Szot. Recebeu 2 vezes o Prêmio APCA e 2 vezes o Prêmio Carlos Gomes. Gravou os DVDs Opera La Rondine (Teatro La Fenice – produção de. Graham Vick com Carlo Rizzi) e Il Crociato in Eggito (Teatro La Fenice – prod Pier Luigi Pizzi).

 (Crédito da foto: Thiago Velho)
Homero Velho – barítono

O barítono Homero Velho dedica-se ao canto lírico desde os 18 anos. Viveu nos EUA, onde participou de diversos festivais de ópera, interpretando papéis principais como Figaro em The Ghosts of Versailles (Corigliano) e Don Giovanni (Mozart). Foi ainda artista residente da National Opera Company. De volta ao Brasil, Homero rapidamente se estabeleceu como um dos artistas mais requisitados da cena lírica nacional. Sua lista de estreias mundiais é extensa em obras como O Caixeiro da Taverna (G. Bernstein), A Tempestade (R. Miranda), Olga (J. Antunes), O Pescador e sua Alma (M. Lucas), Piedade e Kawah Ijen (J. G. Ripper). Fora do Brasil, o barítono apresentou Dr. Malatesta (Don Pasquale, Donizetti), na Ópera de Colômbia e Buenos Aires Lírica. Foi Belcore em L’Elisir d’Amore e Figaro em Il Barbiere di Siviglia em Montevideo. Cantou no Michigan Opera Theatre, em Detroit, o papel de Escamillo (Carmen, Bizet), e fez a estreia europeia de Pedro Malazarte (Guarnieri), no Festival Feldkirch, na Áustria. Em 2019 teve grande sucesso no Rio de Janeiro interpretando Valentin em Faust e Eugene Onegin na ópera de mesmo título de Tchaikovsky, ambas no Theatro Municipal. Teve enorme sucesso de público e crítica com a ópera Sonho de uma noite de verão, de Benjamin Britten no Theatro São Pedro em São Paulo. Homero Velho é também professor de canto na UFRJ e doutor em música pela UNESP.

Serviço:

Concerto Série Vozes

Datas: 11 e 12 de novembro (sábado e domingo)

Horário: 16h

Plateia e Balcão Nobre – R$ 30,00(inteira) e R$ 15,00 (meia)

Balcão Superior – R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

Ingressos em: https://ingressodigital.com/

Site

http://theatromunicipal.rj.gov.br/

Canal do YouTube

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Classificação: Livre

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Patrocínio Ouro Petrobras

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

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