Gestão de crise: conheça quatro dicas infalíveis para evitar problemas internos nas empresas

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O início do ano carrega consigo o clima de renovação e evolução. E com as empresas não é diferente. Nessa época, é comum que os empreendedores façam um balanço da rentabilidade do negócio, bem como de pontos que devem ser aprimorados e melhorados em relação ao período anterior, com o objetivo de conquistar prosperidade e sucesso no novo ciclo. “Ainda que a economia de mercado influencie diretamente no poder de compra do consumidor e, consequentemente, no faturamento e atividade das empresas, é fundamental voltar a atenção para dentro da organização, a fim de detectar os principais problemas que podem dificultar a operação”, ressalta Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em gestão e construção de marcas.

Segundo o especialista, realizar uma análise criteriosa sobre a performance do negócio ao longo do ano anterior é fundamental para nortear as ações e estratégias que sejam condizentes e relevantes com as necessidades e propósitos da empresa no novo período. “Além das problemáticas internas mais comuns que levam à falência de uma empresa, como dívidas e má administração financeira, fatores como liderança, clima e gestão organizacional também podem ser potenciais causadores das crises”, alerta Igor.

Já é comprovado que a motivação e o engajamento dos colaboradores afetam e influenciam diretamente na produtividade e no desempenho da empresa, não só na performance individual de cada um, mas, principalmente, nela como um todo. “Altas taxas de turnover e rotatividade de funcionários prejudicam não só a gestão e operação do negócio, como, também, impacta diretamente na receita da empresa”, revela o fundador da AQR1. Segundo ele, investir em Endomarketing, ações internas que visam desenvolver e estimular o engajamento dos funcionários, é uma ótima forma de promover o incentivo e interação dos colaboradores entre si e para com a empresa.

Para ajudar os empreendedores a detectarem possíveis adversidades que podem trazer riscos para o funcionamento e o sucesso da empresa, Igor lista, a seguir, os quatro principais fatores que merecem uma atenção especial para evitar crises e adversidades no negócio. Confira, abaixo, quais são eles:

1. Gestão nociva

A responsabilidade e autoridade, que vêm atreladas à liderança, exercem influência não só nas decisões empresariais como, também, interferem diretamente na motivação, encorajamento e engajamento de seus colaboradores. “Lideranças tóxicas, autoritárias e abusivas são os principais fatores que provocam a rotatividade dos funcionários, visto que tal forma de gestão interfere não só no profissional, mas, principalmente, no emocional da equipe. Isso leva a desmotivação, insatisfação e, até mesmo, doenças e síndromes associadas à exaustão física, emocional e psicológica”, comenta Igor. Visto isso, cabe ao líder deter de uma inteligência emocional que seja capaz de lidar com a equipe de forma profissional, respeitosa e com empatia, ao mesmo tempo em que atende às pressões e responsabilidades do cargo.

2. Capacitação profissional

“Quanto mais motivado e capacitado for um profissional, maior será o êxito ao realizar suas tarefas e responsabilidades, melhorando a qualidade do trabalho e, consequentemente, da operação e dos resultados como um todo”, sugere.

Sendo assim, criar um ambiente de crescimento profissional que seja encorajador e enriquecedor, bem como investir em qualificação, conhecimento e capacitação dos colaboradores, é fundamental para agregar, ainda mais, valor à empresa. Segundo o especialista, elaborar e oferecer planos de carreira e de crescimento interno, além de cursos, promoções e efetivações são ótimas formas de incentivo para os colaboradores.

3. Endomarketing

Como citado acima, o Endomarketing, ou Marketing Interno, é uma ferramenta que estimula a motivação e engajamento dos colaboradores, fortalecendo, ainda mais, o vínculo e a relação deles para com a empresa. “Ao promover ações de Endomarketing, você dá voz para o maior ativo da sua empresa, que é o colaborador. Investir nessa estratégia é investir em sua empresa”, revela Igor. De acordo com ele, proporcionar benefícios e vantagens aos funcionários é uma boa forma de manter a satisfação e contentamento da equipe. “Além da remuneração financeira, existem outras formas de cativar os colaboradores, tais como: horas livres, folgas, celebrações individuais e em equipe, entre outros benefícios. No mais, essas ações beneficiam, também, o relacionamento dos profissionais uns com os outros e beneficia, também, o clima organizacional da empresa”, conta Igor.

4. Imagem da empresa

De acordo com Igor, de nada adianta investir em marketing e assessoria para cuidar da imagem da empresa no mercado, se o cenário interno da organização está afetado. “Os valores e princípios que o negócio apresenta para seus clientes devem ser seguidos e praticados também com seus funcionários. Caso contrário, não só a qualidade da operação é comprometida, como também concebe uma reputação negativa e desqualificada no mercado de trabalho”, esclarece o especialista. “Essa problemática pode levar a reflexões e questionamentos por parte dos funcionários sobre a confiança e comprometimento para com o negócio”, finaliza.

Igor Amieiro, fundador da Agência Aquarium (AQR1) – Créditos: Divulgação

Sobre a Aquarium

Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente. Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão: A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, PTC Therapeutics, Colégio Augusto Laranja, entre outros.

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