Fundo do funil? Veja como criar conteúdos

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Fundo do Funil? Veja como criar conteúdos

Após seu lead passar pelo topo e pelo meio do funil de vendas, ele finalmente está chegando ao fundo do funil, onde o objetivo é converter seu lead em cliente.

Mas a questão é o que fazer nessa etapa? Trouxemos este conteúdo para explicar melhor o fundo de funil e dar importantes dicas para a criação de conteúdos.

O que é fundo de funil?

Trata-se do último estágio do funil de marketing e vendas, sendo o momento em que o seu lead decide realizar a compra do seu produto ou serviço, como locação de betoneira.

Nessa etapa, o usuário já entende o problema que está passando e quais são suas necessidades. Ele está apenas estudando quais são as soluções disponíveis antes de fazer sua escolha.

Justamente por isso, os conteúdos criados para o fundo de funil são tão importantes, pois eles atuam dando um “empurrãozinho” para a venda acontecer.

Vale ressaltar aqui que as fases do funil de marketing e vendas também podem ser relacionadas com as etapas da jornada do consumidor.

Quais as características do fundo de funil?

Enquanto nos conteúdos de topo de funil você deve introduzir o assunto ao usuário, dando detalhes e explicando tudo desde o início, no fundo de funil você deve focar na necessidade de seu cliente, uma vez que ele já sabe o que quer.

Dessa forma, os conteúdos de fundo de funil são mais focados na própria empresa de levantamento planialtimétrico e principalmente nas vantagens e benefícios que ela pode gerar para o consumidor.

O objetivo deve ser demonstrar que sua empresa oferece o produto certo e que entende a dor do cliente.

Nesta etapa você deve explorar as dúvidas do lead, contornar objeções e mostrar seu diferencial, conduzindo seu lead até a solução que será seu serviço ou produto, e o convertendo em cliente.

Motivo de produzir conteúdo para o fundo de funil

Primeiramente se trata da cartada final para que seu lead se torne cliente, pois os conteúdos de fundo de funil vão educar ainda mais o usuário, com um material focado e detalhado.

Não é incomum que seu lead se torne um perito no problema que está enfrentando, de forma que ele sabe qual decisão tomar para solucioná-lo.

Então é nesse momento que a comunicação entre sua marca e o cliente toma ares de publicidade, mostrando que seu negócio é a melhor opção para quem busca por caçamba.

Benefícios de investir no fundo de funil

O benefício mais importante de investir nas estratégias de fundo de funil é aumentar a conversão de leads em clientes do seu negócio.

Ao tornar os usuários mais conhecedores de seus problemas e necessidades, entregando conteúdo informativo, diversificado e rico, eles estarão mais qualificados para tomar uma decisão de compra.

Tendo leads qualificados, você está contribuindo para o processo de vendas, ajudando toda a equipe de sua empresa.

Aproveite o fundo de funil para reforçar sua autoridade e credibilidade no mercado, de forma que os usuários não hesitem em escolher suas soluções.

Quais dúvidas responder nessa etapa?

Ainda que seu lead já entenda melhor sobre o assunto, dúvidas vão surgir, principalmente se antecedem uma decisão importante.

Esteja preparado para responder todas as dúvidas e questionamentos, aproveitando para reforçar a credibilidade de sua marca.

Frente aos questionamentos dos leads, aproveite para reforçar alguns pontos, entre eles podemos citar:

  • Mostrar como a empresa funciona;
  • Mostrar cases de sucesso;
  • Fazer demonstrações de produtos ou serviços;
  • Focar nos benefícios da empresa frente ao mercado.

Para isso, detalhe o funcionamento da sua empresa de cobertura em policarbonato, mostrando o passo a passo, pois os usuários se sentem mais seguros ao conhecer todo o processo.

Ilustre seu negócio com cases de clientes que deram muito certo, pois isso aumenta sua autoridade.

Crie materiais que apresentem o seu produto ou serviço, revele seu funcionamento e realce o que te diferencia no mercado, qual o motivo para comprar de você e não da empresa concorrente.

Dicas para criar uma estratégia efetiva

Como seu lead está na etapa final do funil de vendas, é preciso pôr em prática todas as principais estratégias para não perder a venda.

Foi pensando nisso que separamos algumas dicas importantes para você desenvolver uma estratégia efetiva de conteúdo para o fundo de funil.

Seja o mais pessoal possível

O seu lead se sentirá mais acolhido e compreendido com uma comunicação personalizada e única, ficando à vontade para escolher sua empresa.

Proporcione experiências

Propicie para seu lead experiências com partes de seu produto, como uma amostra de tinta esmalte sintético. Assim ele conseguirá testar e avaliar melhor o que você está vendendo.

Após conhecer e ver que sua solução funciona, certamente a possibilidade de fechar a compra com sua empresa é bem maior.

Aumente a interação com os produtos

Forneça o máximo de informações sobre seu produto, mostrando ele em prática em vídeos postados nas redes com tutoriais de uso.

Faça o acompanhamento sempre

Esteja presente e mostre que sua empresa se importa com cada um dos usuários. Tire dúvidas, interaja e saiba o limite de seus usuários.

Aprenda a usar os clientes a seu favor

Se você tem cases de sucesso, não deve guardá-los na gaveta. Aproveite todos os depoimentos dos seus clientes atuais e passados, o que dá mais credibilidade à sua empresa que vende tijolo à vista.

Crie conteúdos mais técnicos

Conteúdo mais técnicos não precisam ser complicados de entender, eles precisam ser mais detalhados. Use informações importantes para seu lead, que facilitem o aprendizado e tornem sua decisão mais fácil.

Incentive o engajamento

Use ao máximo os diversos canais de comunicação, como as redes sociais, o e-mail ou o YouTube, mostrando-se presente.

Quanto mais ativo nos canais de contato, mais fácil será criar um relacionamento com seu público e ser lembrado na hora da decisão de compra.

Crie conteúdos mais direcionados

Faça conteúdos personalizados para seus clientes, enviando textos, e-books, vídeos e postagens que façam sentido de acordo com seu problema, mostrando que sua empresa se importa com a dor dos consumidores.

Reforce a autoridade da sua empresa

Mais uma vez você deve mostrar o diferencial de sua empresa de levantamento topográfico. Pontue as vantagens e benefícios que sua empresa proporciona quando comparada às demais.

Reforce seus pontos únicos e de qualidade, há quantos anos está no mercado, quais foram seus cases de sucesso e sua proposta de valor.

Ofereça alguma promoção ou bônus

O seu lead já está no final da jornada do consumidor, e muitas vezes o que falta para escolher sua empresa é apenas um agrado. Isso pode ser um desconto, frete grátis, um cupom ou alguma oferta que dê um incentivo a mais para ele fechar com seu negócio.

Melhores formatos de conteúdo para esta etapa

Para que você coloque em prática todas essas dicas e estratégias, precisa saber quais formatos de conteúdo mais se encaixam no fundo do funil.

Catálogo de produtos

Com esse formato você consegue passar todas as informações que seu cliente precisa, como imagens, descrições, código, preço e informações complementares.

Você pode criar uma landing page específica ou um documento em PDF e encaminhar para seus leads.

Avaliação gratuita

Com uma avaliação gratuita, tanto sua empresa quanto o lead saem ganhando, pois ele terá acesso ao seu produto ou serviço e sua empresa poderá mostrar todos os conhecimentos adquiridos, reforçando sua autoridade.

Pedido de demonstração

Você pode oferecer pedidos de demonstração, testes e amostras grátis ou até mesmo uma solicitação de orçamento. Após o seu lead testar o seu produto ou serviço, certamente a decisão de compra virá mais facilmente.

Cupons de oferta, promoções, frete gratuito

Assim como já mencionamos, muitas vezes um mimo ajuda um lead a fechar uma compra, pode ser qualquer ação que o faça se sentir especial ou economizar.

Cases de sucesso

Entreviste seus melhores clientes e crie cases de sucesso, com perguntas diversificadas, como:

  • Por que escolheu a minha empresa?
  • Como o meu produto/serviço solucionou o seu problema?
  • Quais obstáculos você tinha antes de nos conhecer?
  • Você nos indicaria para outras pessoas?

Com base nessas questões, você consegue criar um excelente case de sucesso para divulgar sua empresa de esquadrias de alumínio.

Webinars e vídeos

Com esses conteúdos você se aproxima dos seus usuários, seja nas redes sociais, YouTube ou blog. Tenha em mente que os webinars têm um perfil mais informativo, enquanto os vídeos podem trazer mais engajamento para você.

E-books

E-books educam ainda mais o seu público com um conteúdo rico em informações e detalhes técnicos. Um lead mais educado se torna qualificado, pois consegue entender qual é seu problema e tem mais chances de fechar negócio com sua empresa.

Considerações finais

Neste artigo você aprendeu mais sobre o fundo do funil e a importância dos conteúdos direcionados para essa etapa. Coloque todas as dicas em prática para obter resultados mais assertivos com as publicações de conteúdos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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