Ao ofertar produtos e/ou serviços, uma empresa precisa disponibilizar formas de pagamento que sejam condizentes com as necessidades e preferências dos consumidores, para então conseguir conquistar a fidelização e satisfação do cliente. Há pessoas que optam por cartão de crédito, outros pelo PIX, enquanto alguns por dinheiro em espécie.
Quanto maior seu leque de formas de pagamento, mais chances de alcançar diferentes perfis de clientes. Porém, antes de aderir quais serão implementadas, é preciso analisar alguns fatores para definir as formas mais adequadas para seu negócio, e assim, oferecer mais conveniência aos consumidores. Para te ajudar, vamos apresentar as formas de pagamentos do mercado atual e como funciona cada uma. Confira a seguir!
Entenda tudo sobre as formas de pagamento
Para começar, vamos entender o que são formas de pagamentos e como isso pode influenciar nas operações da sua empresa. Os sistemas de pagamentos são as alternativas que a pessoa jurídica ou física disponibiliza para transações financeiras que requerem transferência monetária. Ou seja, é a forma de executar um pagamento por um produto ou serviço.
A mais tradicional é por meio do dinheiro em espécie, após surgiu o cheque, cartão de crédito e hoje com a tecnologia, outros sistemas de pagamentos surgiram, como o PIX, por exemplo. E a tendência é diversificar ainda mais, e as mais antigas cair em desuso.
Por isso, é crucial estar atualizado e sempre buscar disponibilizar as alternativas que vem surgindo com a transformação digital, mas que sejam condizentes com o seu negócio.
Afinal, existem fatores-chave para as vendas e procedimentos de sua empresa, como os custos envolvidos em cada sistema e cada operação, já que na maioria das vezes, as formas de pagamentos estão envolvidas com instituições financeiras intermediárias, podendo gerar custos para o seu negócio.
Também é necessário avaliar a viabilidade para oferecer cada tipo de pagamento, o tempo de recebimento, as condições da operação e a experiência do cliente. Tudo isso, analisado detalhadamente, verificando em conjunto com as tendências de mercados e o que é mais conveniente para o público-alvo.
A partir disso, você já terá as noções básicas para avaliar as melhores opções para o seu negócio. A seguir, estão as principais formas de pagamento para você conhecer. Veja:
Dinheiro em espécie

Essa forma de pagamento é a mais tradicional, porém já está sendo substituída por outras alternativas. O dinheiro é utilizado, principalmente, por pessoas que não utilizam operações bancárias e lugares onde o ticket é médio-baixo.
Com o dinheiro em espécie, o estabelecimento pode conferir algumas vantagens, como a liquidez no ato da venda, dinheiro imediato no fluxo de caixa do negócio e ausência do custo de operação financeira, já que não precisa de intermediário. Além disso, sua aceitação é obrigatória em qualquer empresa.
Como desvantagem, destacamos que não é um meio de pagamento totalmente seguro, já que o estabelecimento ficará com dinheiro em espécie no caixa, ficando exposto a possíveis assaltos. Também não é utilizado em vendas online, somente quando há a possibilidade de pagamento no ato da entrega do produto ao cliente.
Cheque

Outra opção que está caindo em desuso, mas que já foi muito usada no mercado há alguns anos é o cheque. Esta é uma alternativa que disponibiliza parcelamento da compra através de cheques pré-datados, e até condições maiores no prazo de pagamento. Porém, existem desvantagens ao comerciante.
E isso se deve ao fato de não transmitir muita credibilidade ao mercado, já que o comerciante assume os riscos do não recebimento dos valores, como em casos do cheque não possuir fundos no momento do seu debitamento em uma instituição financeira.
PIX

É um recente sistema de pagamento que se tornou queridinho da população brasileira. O Pagamento Instantâneo do Banco Central, é mais ágil e democrático, facilitando as transações por meio de chaves Pix. Não possui custos para pessoas físicas, porém para empresas, cobra uma pequena taxa.
É feito por contas bancárias de ambas as partes, consumidor e empresa, de maneira imediata pelo próprio smartphone. Separamos esse artigo com todas as maneiras de fazer pagamentos via PIX para você saber detalhadamente!
Cartão de crédito

Como o próprio nome já diz, é um método que utiliza um cartão com limite disponível para uso no crédito. É uma das formas de pagamento mais utilizadas atualmente, pois fornece boas condições de pagamento e facilidade para o consumidor.
Tudo isso, de maneira segura para ambas as partes, já que a operadora financeira assegura o recebimento dos valores combinados. Entretanto, são cobrados taxas e custos das operações do estabelecimento, como também um prazo de, no mínimo, 30 dias para receber os valores.
Cartão de débito

Neste sistema, você carrega o dinheiro no próprio cartão, sem precisar de andar com o dinheiro em espécie. Sendo assim, o pagamento realizado é à vista e imediato, por intermédio bancário. Portanto, por esse motivo, há custos adicionais sobre o uso uma máquina de cartão em cada operação realizada.
Boleto bancário
Outra maneira excelente para as empresas são a emissão de boletos bancários. O boleto emitido é entregue ao consumidor, seja de maneira eletrônica por e-mail ou site/aplicativo da empresa, para que o cliente realize o pagamento até a data de vencimento estabelecida.
Geralmente, após o pagamento, a empresa confirma o recebimento junto a instituição bancária requisitada, e dá andamento a entrega dos serviços ou produtos. Também pode ser oferecido descontos para pagamentos à vista ao utilizar esse sistema. Entretanto, existem alguns custos adicionais para a empresa para a utilização deste método.
Existem algumas outras, como gateway e transferência bancárias, mas que são menos populares no comércio, principalmente por estabelecimentos físicos. Gostou de conhecer essas 6 principais formas de pagamento? Aproveite e compartilhe com seus amigos esse artigo para eles também entender mais sobre esses sistemas.