Médica da família, Dra. Marina Manfrim, destaca a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado
Criada em 2014 e apoiada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), a campanha Fevereiro Roxo tem o objetivo de conscientizar a população sobre o Lúpus, o Alzheimer e a Fibromialgia. Embora distintas, as três doenças não têm cura e exigem tratamento precoce para controle dos sintomas e qualidade de vida.
A médica da família Marina Manfrim reforça a necessidade de atenção aos primeiros sinais. “Quanto mais cedo identificamos os sintomas, melhor conseguimos manejar a doença e reduzir complicações”, explica.
O Lúpus é uma doença autoimune que pode afetar pele, articulações e órgãos internos, causando fadiga, dores articulares e inflamações. O Alzheimer é uma condição neurodegenerativa que provoca perda de memória progressiva e alterações cognitivas. Já a Fibromialgia se manifesta por dores musculares generalizadas, fadiga e distúrbios do sono, impactando a rotina do paciente.
Segundo Dra. Manfrim, a informação é fundamental para diminuir o estigma e garantir um tratamento adequado. “Campanhas como essa ampliam o conhecimento da população e incentivam a busca por acompanhamento médico”, ressalta.