O Festival comKids chega à sua 16ª edição e se consolida como uma referência na valorização de conteúdos audiovisuais de qualidade criativa para crianças e adolescentes. De 11 a 16 de agosto, o evento oferece uma intensa programação gratuita no Sesc Vila Mariana, Itaú Cultural, ESPM e Goethe-Institut São Paulo, reunindo no total de 83 obras de 11 países na competição e promovendo uma verdadeira maratona dedicada ao universo infantojuvenil.
O evento apresenta uma programação dividida em três eixos principais: Mostra Competitiva, que premia as melhores produções voltadas ao público infantil e juvenil com conteúdos voltados a diferentes faixas etárias, Mostra Audiovisual Infantojuvenil, com sessões gratuitas para crianças, e Atividades Formativas, com uma série de oficinas, debates e masterclasses ministradas por especialistas do setor.
“O Festival comKids é uma celebração do audiovisual infantojuvenil. Considerando os diferentes eixos do festival, reunimos produtores, criadores, roteiristas, diretores, pais, educadores e crianças em prol dos conteúdos de qualidade para crianças e adolescentes”, observa Daniel Leite, coordenador do festival.
Cerimônia de Abertura
A Cerimônia de Abertura acontece no dia 11 de agosto, a partir das 19h, no Goethe-Institut SP, com a exibição do episódio brasileiro da série internacional WeMe’s Nature World. A produção, realizada pelo Prix Jeunesse Internacional em parceria com a TV Cultura, conta com a participação de profissionais de vários países, introduzindo a temática ambiental de forma orgânica, explorando o lúdico e o educativo para trabalhar a noção de sustentabilidade desde os primeiros anos da infância. Além do curta brasileiro, serão exibidos também os novos capítulos de animação emblemática da luta pelo meio ambiente na América Latina, a personagem Abuela Grillo, “El regreso de la Abuela Grillo” dirigidos pelos diretores bolivianos Alfredo Ovando e Geraldine Ovando.
Convidada Internacional – Maya Göetz
Referência mundial no desenvolvimento de conteúdos audiovisuais para crianças e jovens, Maya Göetz é a convidada especial desta edição e vem ao Brasil para participar do evento. Diretora executiva do renomado Festival Prix Jeunesse International – conhecido como o “Oscar da TV Infantil”. Durante o evento, ela irá participar do workshop Maleta-Prix Jeunesse Internacional, no dia 11 de agosto, e ministrar a oficina “O Audiovisual Infantil —Valores para o Futuro no Audiovisual Infantojuvenil”, voltada a produtores, roteiristas e demais interessados na área, no dia 16 de agosto.
Mostras e filmes
A Mostra Competitiva apresenta uma seleção de 83 obras de 11 países, com conteúdos voltados a diferentes faixas etárias, com sessões no Sesc Vila Mariana. Após a programação competitiva, o festival traz também a Mostra Audiovisual Infantojuvenil, com sessões gratuitas para crianças de todas as idades.
Os filmes das mostras competitivas concorrem a diversas premiações por votação do público e júris infantil e adolescente. Um dos prêmios é o comKids Prix Jeunesse Internacional, considerado o Oscar mundial infantojuvenil, que levará um representante para Munique, Alemanha, com estadia e passagem aérea. O vencedor irá participar da edição de 2026 do Festival Prix Jeunesse Internacional – referência mundial no tema da inovação e responsabilidade social na TV infantil.
Na categoria até 6 anos, serão exibidas as produções Alma de Graveto (Brasil), A Viagem de Tetê(Brasil), Chanchito Bacano (Colômbia), Estamos Aquí (Brasil/Costa Rica/Argentina/México), Eu Nunca Contei a Ninguém (Brasil), Jasmine & Jambo – Temporada 3 (Espanha), Los Mundos de Reni(Argentina/Espanha), Lulina e a Lua (Brasil), Lupi & Baduki (Brasil), O Jardim Mágico (Brasil), PiOinc(Brasil), Pipas (Brasil), Playpolis – A Primeira Brincadeira (Brasil), Tsuru (Brasil), Um Abraço (Brasil), Un Paseo para Emilio (México), Wow Lisa (Chile), ¡Yo te Adopto! (Argentina/Chile/Colômbia) e Yo Voy Conmigo (Espanha).
Na categoria de 7 a 10 anos, o festival exibe Boca Sucia (Chile), Carmen y la Cuchara de Palo(Espanha/Itália), Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari (Brasil), Franjinha & Milena: Em Busca da Ciência (Brasil), Homework (Espanha), Irmão do Jorel (Brasil), Lab de Chef (Brasil), Los Carpinchos (Uruguai/França/Chile), Manos de Humo (México), O Dia em que a Minha Vida Mudou(Brasil), Para que Servem as Coisas? (Brasil), Primeras (Chile), Rodrigo Branquias (Colômbia), Seu Vô e a Baleia (Brasil), Tempo Trem (Brasil), Ugamú, mi Enemigo Imaginário (Colômbia) e WeeBoom(Brasil).
Na categoria 7 a 10 de Não Ficção, serão exibidas as obras Como Yo – La Historia de Sophie(México), Criança de Raiz (Brasil/Cabo Verde), Esse é o Bicho! (Brasil), Feik Ñus (Argentina), La Vida Secreta de Tu Mente (México), Mira y Aprende (Chile), Mundos Cercanos (Argentina), Ninhos em Movimento (Brasil), Pintando Nuestro Reflejo (Argentina), Súper Desafíos (Chile) e Teatropedia(Colômbia).
Na categoria 11 a 15 de Ficção, serão exibidos Akababuru (Colômbia), Días de Abundancia(México), Estrellas del Desierto (Chile), Gilbert (Espanha), Kabuki (Brasil/França), La Bolsita de Agua Caliente (Argentina), Lagrimar (Brasil), Passa a Bola (Brasil), Turma da Mônica Jovem – Incertezas(Brasil), Uma Menina, um Rio (Brasil) e Visagens e Visões (Brasil).
Na categoria 11 a 15 de Não Ficção, o festival exibe Agatha y el Amor (México), Divergente(Colômbia), Marrano (Espanha), Mutirão (Brasil), Pega a Visão: Investigando o Acervo do MIS(Brasil), Queremos Decir (Argentina) e Rompiendo Moldes (Colômbia).
Já na categoria Conteúdos Curtos, com até 4 minutos de duração, serão exibidos os filmes Artifícios (Argentina), A Tapioca da Vovó (Brasil), A Tartaruga Marinha (Brasil), A Travessia (Brasil), Chuva (Brasil/Argentina), Cuenta hasta 10 (Chile), Entre Teclas (Brasil), Eu Sou Assim Salabim! – Nelby (Brasil), Kiki Sabe – Amigos (Chile), Lucinéia (Brasil), Luna en Cuarto Menguante (Chile), Mundo Munduruku (Brasil), O Amor é Tudo de Bom (Brasil), Odisseia do Xixi (Brasil), Pequeños Cortos – Cuidemos el Planeta (Argentina), PiOinc Coração Clipes (Brasil), Pó de Palha (Brasil) e Tukutoon (Colômbia).
A Mostra Audiovisual Infantojuvenil (não competitiva) é voltada a crianças, suas famílias e a educadores. O festival busca oferecer ao maior público possível um espaço gratuito de difusão de conteúdos audiovisuais de qualidade produzidos em todo o mundo. Em 2025, o comKids segue com a sua mostra de conteúdos infantis nas modalidades presencial (Circuito Spcine e itinerante) e por Streaming (Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Spcine Play).

Atividades Formativas
O 16º Festival comKids apresenta uma programação voltada à formação, difusão e atualização profissional, com debates, masterclasses, workshops e conversas. Diversos especialistas se reúnem para discutir temas relevantes do universo infantojuvenil e estimular a troca de experiências no setor. As inscrições devem ser feitas a partir do dia 24 de julho no site do festival (www.comkids.com.br).
No dia 11/08, segunda-feira, acontece o Workshop Maleta-Prix Jeunesse Internacional, das 14h30 às 17h30, no Itaú Cultural, com uma seleção dos filmes e séries infantojuvenis premiados na mais recente edição do Prix Jeunesse, com as participações de Aldana Duhalde (jornalista, roteirista e realizadora), Maya Gotz (Diretora da Fundação Prix Jeunesse) e Beth Carmona (Midiativa / VP TV Cultura, FPA). No mesmo dia, acontece a Masterclass sobre animação com criadores de obras marcantes da animação brasileira como Aline Belli (Belli Studio/Abranima), Bruno Bask (Mono Animation), Hugo Picchi (ator, dublador e manipulador de bonecos) e Erickson Marinho (roteirista e cineasta da Viu Cine), a partir das 10h30, na ESPM.
No dia 12/08, terça-feira, às 19h30, no Itaú Cultural, o evento promove a “conversa comKids: Da Ideia à Realização” – encontro com produtores do audiovisual infantojuvenil que compartilham seus processos criativos e os desafios enfrentados na produção de obras em diferentes formatos. Participam do bate-papo Erickson Marinho (roteirista, cineasta e ator, criador de títulos como Os Guerreiros da Rua, Além da Lenda e Os Guerreiros da Rua 2 – A Missão) e Claudia Bautista(produtora de conteúdos do canal colombiano Eureka, responsável pela série documental de animação Animalxs), e Nicolás Pino (Diretor de TV e criador de projetos infantojuvenis – NTV – Chile), que apresenta o Noticiário infantil “¿Qué Sucede?”.
No dia 13 de agosto, quarta-feira, às 19h30, o Itaú Cultural recebe a conversa “Curadoria e curadores, pensando na audiência”, que propõe uma reflexão sobre os critérios e responsabilidades envolvidos na seleção de conteúdos audiovisuais para crianças e adolescentes. Na roda de conversa estarão Melina Sícalos (Uruguai), curadora, programadora e gestora de conteúdos audiovisuais com atuação em espaços públicos e privados; Karen Garib (CNTV, Chile), responsável pela produção audiovisual do Consejo Nacional de Televisión do Chile; e Kety Nassar, coordenadora de produção de conteúdo e curadora da plataforma Itaú Cultural Play, com ampla experiência em gestão de projetos culturais, e Vicky Romano, Participa ativamente de mostras de cinema, festivais e outras organizações do audiovisual para a infância como moderadora, curadora e júri. Atualmente faz parte da equipe Red TAL (Televisión América Latina).
Na quinta-feira, 14 de agosto, das 17h30 às 18h30, no Sesc Vila Mariana, acontece o “Momento comKids MIA – Movimento pela Infância e Audiovisual”, que discute os rumos das políticas públicas voltadas à infância no setor audiovisual. No encontro participam Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e integrante do Conselho Superior de Cinema, e Maria Angélica dos Santos, educadora e especialista em alfabetização audiovisual com atuação em Porto Alegre. No mesmo dia, a partir das 19h30, a ESPM recebe a “Conversa comKids – Conselhos infantis em ação: Meninos e meninas compartilham experiência de participação”, onde crianças integrantes de Conselhos Infantis de canais latino-americanos compartilharão suas experiências de participação em decisões de conteúdo, com as participações de Cielo Salviolo (Argentina), gestora cultural argentina, uma das criadoras do canal Pakapaka e Diretora da Escola Plus,, e Sandra Tellez (Colômbia), produtora de conteúdos infantis e especialista na criação de conselhos infantis na Colômbia. O encontro marca o lançamento internacional do podcast criado pelo Conselho TALi (Conselho de meninos e meninas da América Latina da Red TAL).
Já na sexta-feira, 15 de agosto, às 14h, o festival promove o “Momento comKids Adolescência”, abordando o impacto de uma minissérie britânica sobre violência na adolescência e o papel da curadoria e mediação nesses temas sensíveis. Participam Sérgio Rizzo (crítico de cinema, roteirista e professor), Belinda Mandelbaum (psicanalista e pesquisadora da USP), Ana Cristina de Souza(GEPROS, Sesc SP) e Sophie Costa (jovem diretora do projeto Imprensa Jovem). No mesmo horário acontece a atividade “Zona de Impulso”, voltada exclusivamente a produtores pré-inscritos e selecionados, que recebem orientação de especialistas do setor audiovisual sobre seus projetos.
No sábado, 16 de agosto, o destaque é o workshop “Valores para o Futuro no Audiovisual Infantojuvenil”, conduzido por Maya Götz, diretora do Prix Jeunesse International, na ESPM. Voltado a produtores, educadores e demais interessados no setor, o workshop é gratuito.
No domingo, 17 de agosto, o festival encerra com uma atividade extra dedicada ao público infantojuvenil e às famílias: a oficina “Claquete – Mãos na Massa com Câmeras”, das 14h às 17h, no Sesc Vila Mariana. A atividade será conduzida pela atriz e produtora Daniela Gracindo, criadora do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC), que desde 2009 desenvolve projetos que estimulam a criação audiovisual entre crianças e adolescentes.
Cerimônia de Premiação
A Cerimônia de Premiação do 16º Festival comKids acontece no dia 15 de agosto, a partir das 19h30, no Sesc Vila Mariana. Com apresentação da jornalista Adriana Couto, a celebração marca a entrega oficial dos prêmios aos destaques da Mostra Competitiva.
O Festival comKids é realizado pelo Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes no Brasil – desde 2009, em parcerias com a Spcine, o Goethe-Institut São Paulo, o Sesc, o Itaú Cultural e a ESPM. O evento tem a chancela do Prix Jeunesse International, premiação pioneira da TV infantojuvenil mundial.
Para mais informações sobre a programação e inscrições para os eventos, visite o portalwww.comkids.com.br ou acompanhe as redes:
Facebook @portalcomKids Instagram @comKids_ Youtube @comKids
Serviço
Festival comKids 2025 (16a edição)
Uma celebração da Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes
Quando: de 11 a 16 de agosto de 2025
Onde: Sesc Vila Mariana, Itaú Cultural, ESPM e Goethe-Institut SP
Entrada gratuita.
Ministério da Cultura apresenta o Festival comKids 2025, com o Patrocínio de Itaú e Spcine, com a parceria do Goethe-Institut, ESPM e Sesc SP. A realização é do Midiativa.
Foto capa: Franjinha & Milena_ Em busca da ciência