Festas de final de ano: 5 destinos mais procurados

8 min. leitura

Em busca de um destino para passar as festas de final de ano? Confira cinco lugares em meio à natureza para curtir com a família e com os amigos.

Você já sabe onde irá passar as festas de final de ano? Para escolher o destino perfeito para a despedida de 2023 e chegada de 2024, dois pontos devem ser primeiramente avaliados: você busca um ambiente badalado ou prefere um lugar mais reservado? Pretende fazer uma viagem em território nacional ou para o exterior?

Sejam quais forem suas escolhas, o ideal é já começar a se programar para não deixar as reservas para última hora. Para facilitar essa etapa de decisão, abaixo você irá encontrar cinco destinos indicados para as festas de final de ano – sendo dois deles nacionais e três internacionais. Todos os destinos são recomendados para aproveitar com a família e/ou com os amigos.

Festas de final de ano: destinos nacionais

Amazônia

A Amazônia, a maior floresta tropical do planeta e uma das regiões com maior diversidade do mundo, é uma excelente opção para as festas de final de ano. Antes de planejar uma viagem à Amazônia, é importante saber que a época do ano e o clima podem mudar completamente a experiência que temos no destino. Isso porque, embora não exista uma época totalmente sem chuva, há uma época em que chove menos e outra em que chove mais.

O período de chuvas na Amazônia começa em dezembro, porém, como os rios levam um certo tempo para subir, no último mês do ano ainda estamos na época de baixa dos rios. Nesse período, você poderá aproveitar as praias que se formam ao redor da floresta, fazer trilhas, observar a fauna e flora, visitar as comunidades ribeirinhas e curtir o amanhecer e o entardecer, dois grandes espetáculos da Amazônia.

Belém e Ilha de Marajó

Belém e Ilha de Marajó, no Pará, proporcionam aos seus visitantes um leque diversificado de atividades e atrativos. Na capital, uma das atrações mais visitadas é o famoso Mercado Ver-o-Peso, um enorme complexo com prédios tombados, áreas específicas (como o Mercado de Peixes e o de Carnes) e diversas barracas divididas em setores: frutas, ervas, farinhas, artesanato, entre outros. Para quem gosta de viver imersões culturais, Belém, com suas cores, aromas e sabores, é um prato cheio. A partir de Belém, é possível acessar a Ilha de Marajó, que reúne belas praias, igarapés, fazendas de criação de búfalos, comunidades pesqueiras e um grande acervo sobre a cultura indígena marajoara.

Dezembro marca o início do período de chuvas e, embora alguns programas possam ser prejudicados, essa é considerada a melhor época para a observação de aves e passeios pelas florestas alagadas. Dessa forma, as festas de final de ano em Belém e na Ilha de Marajó irão contemplar cultura, história e belas paisagens naturais.

Península de Maraú

A Península de Maraú está inserida em uma área de proteção ambiental chamada Triângulo Ecológico – composta por Camamu, Barra Grande e Maraú. Esse paraíso localizado no sul da Bahia conta com praias deslumbrantes, cachoeiras, piscinas naturais lotadas de peixes coloridos, lagoas de água doce e manguezais. Barra Grande é a principal base para quem chega ao destino.

Dezembro marca o início da alta temporada na Península de Maraú, que segue até o mês de março; os meses mais quentes da região. Além de conhecer as lindas praias, você poderá praticar snorkeling, fazer trilhas, tomar banho de cachoeira e de rio, conhecer a famosa Lagoa do Cassange, visitar o povoado de Taipu de Dentro e muito mais. Passeios e atrativos (para todos os gostos e idades) não faltam na Península de Maraú.

Festas de final de ano: destinos internacionais

Patagônia Argentina

A Patagônia Argentina é famosa por suas altas montanhas, bosques, lagos, glaciares, vulcões e sua fauna bastante rica, composta por alpacas, guanacos, flamingos, baleias, elefantes-marinhos, lobos-marinhos e outros. Dentre as principais cidades da região, estão Bariloche, a porta de entrada da Patagônia; El Calafate, base para conhecer o espetacular Glaciar Perito Moreno; El Chaltén, um dos destinos de trekking mais famosos do mundo; e Ushuaia, a cidade mais austral do planeta.

A melhor época para conhecer a Patagônia Argentina é no verão, entre os meses de novembro e março, pois, além de o clima ser mais propício para as atividades ao ar livre, essa é a melhor época para o avistamento de animais. Dessa forma, viajar em dezembro para a Patagônia e curtir as festas de final de ano por lá será uma experiência e tanto. Algumas das atividades que você poderá curtir são trekking, escalada, mountain bike, esqui, rafting e canoagem.

Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama, localizado no norte do Chile, é um dos destinos mais fascinantes do planeta – e não é exagero algum afirmar isso. A diversidade de cenários, que se apresentam em montanhas, vulcões, gêiseres, salares, lagoas coloridas, piscinas térmicas naturais e cactos gigantes, em conjunto com uma cultura muito rica e preservada, tem atraído cada vez mais visitantes ao local (em grande parte, brasileiros).

Dezembro marca o início do verão no Deserto do Atacama, e as temperaturas, embora ainda amenas se comparadas aos meses seguintes, começam a ficar elevadas. O verão não é a melhor época para visitar o Atacama, porém o mês de dezembro ainda é uma boa pedida, já que as chuvas costumam aparecer apenas no meio de janeiro – sim! Há chuva no deserto. Além das belíssimas paisagens naturais, o Atacama tem um povo muito acolhedor e um clima de festa constante.

Ficou com vontade de passar as festas de final de ano em algum desses destinos acima?

Entre em contato com a Adventure Club para planejar essa experiência. A Adventure Club é uma das primeiras agências de viagens do Brasil especializadas em destinos de natureza e tem como diferencial roteiros exclusivos. A equipe cuidará de tudo para que você se “preocupe” apenas em curtir a viagem e voltar para casa com as energias recarregadas para começar o novo ano!

MARCADO: ,
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso