Falta de carros impacta no retorno ao trabalho presencial

4 min. leitura

Estudo realizado pela Global Trevo Consulting, a pedido do Fretadão, startup de gestão de transporte fretado, apontou que 7 em cada 10 funcionários manifestaram ser contrários à retomada do trabalho presencial. Além do bem-estar e qualidade de vida que o home office propiciou, a falta de carros no mercado, o preço dos combustíveis, o custo de novos e seminovos, e a precariedade do transporte levou a este cenário.

Na visão dos empregadores entrevistados, os principais desafios da mobilidade corporativa são o custo (18%), o tempo de deslocamento (18%), a lotação (16%) e a segurança dos funcionários (15%). Para os empregados, os maiores desafios são a lotação dos transportes (32%); e o tempo de deslocamento (31%), fazendo menção

Tanto para os gestores quanto para os empregados, os meios de transporte mais utilizados por quem está em regime de trabalho presencial alternam-se entre carro e ônibus, sendo que entre os gestores 80% utilizam carro e 70% utilizam ônibus; e entre os empregados 59% utilizam carro e 36% utilizam ônibus.

“Este panorama envolvendo transporte e retorno à atividade presencial colocou a mobilidade como tema estratégico para as empresas, e uma demanda urgente para o RH. A locomoção virou uma equação a ser resolvida por conta da infraestrutura do transporte público das cidades brasileiras e do mercado automotivo: por um lado há uma insatisfação com o transporte público, e pelo outro lado, o custo dos combustíveis e a falta de carros no mercado deixou o custo do transporte próprio muito caro”, aponta Antônio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.

Impasse no retorno ao trabalho presencial

A pesquisa apontou que 56% dos empregados estão trabalhando em modelo remoto ou híbrido, com cerca de 10 dias presenciais mensalmente. Para o período atual da pandemia, com o avanço da vacinação e fim das restrições de circulação, há um impasse no retorno ao trabalho presencial.

“Nesse cenário, as alternativas de mobilidade urbana podem fazer grande diferença, como o uso de fretado compartilhado que promove uma melhor experiência para os usuários, bem como uma camada consistente de tecnologias como inteligência artificial para uma gestão de rotas mais assertiva cobrindo melhor variáveis como custo e tempo”, afirma Antônio Carlos.

Metodologia

A coleta de dados ocorreu entre os dias 08 de agosto e 18 de setembro de 2021, realizadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo (capital, região metropolitana, interior e litoral), que escutou 1.000 profissionais, sendo 503 gestores e 497 com empregados.

SOBRE O FRETADÃO

Criado em 2014, o Fretadão é uma plataforma digital, com aplicativo e site, de transporte compartilhado de ônibus, micro-ônibus e vans, para que pessoas e empresas tenham opções de transporte de qualidade e com preços acessíveis em um só lugar. O Fretadão desenvolveu um modelo de negócio de gestão de fretados de ponta a ponta, gerenciando toda a cadeia de transporte fretado, desde a experiência inicial do usuário até o compartilhamento de um fretado entre mais de uma empresa e usuários comuns. Atualmente transporta mais de 14 mil passageiros por dia, atende mais de 40 empresas e opera mais de 845 linhas de fretados nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais,  Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso