O uso das estratégias de marketing para criptomoedas, é fundamental para o crescimento das empresas deste setor, visto que é um mercado que segue em constante crescimento, pois é justamente por isso que se faz tão necessário essas práticas.
Com o crescimento expressivo e toda popularização das criptomoedas no mercado, têm surgido cada vez mais corretoras dedicadas a elas, com esse mercado saturado as empresas precisam se destacar de alguma forma.
E como se destacar na internet? Bom, tenha você uma empresa de limpeza de fachada predial ou uma corretora de criptomoedas como é o caso, só é possível alcançar esse destaque através de estratégias de marketing.
Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto e como você pode usar o marketing ao fazer da sua empresa, continue lendo esse artigo, aqui separamos todas as informações necessárias sobre o assunto.
Afinal, o que é estratégia de marketing?
Antes de mais nada, é fundamental que você entenda melhor o que é uma estratégia de marketing, podemos defini-lo como a ciência e a arte de explorar, criar e proporcionar valor, para assim satisfazer as necessidades de um determinado público-alvo com rentabilidade.
Em outras palavras é o conjunto de instituições e processos para:
- Criar;
- Comunicar;
- Entregar;
- Oferecer trocas com valor.
Para os consumidores, clientes e parceiros. Dessa forma, quando uma empresa de eletrodutos zincados, por exemplo, utiliza as estratégias de marketing, consegue se comunicar de maneira mais efetiva com os seus clientes, tornando essa relação muito mais próxima.
Existem inúmeras formas de se comunicar com o seu público-alvo, essas práticas são divididas em tipos de estratégia de marketing, que podem variar em:
- Formato;
- Conteúdo;
- Abordagem;
- Posição.
Dentro do funil de vendas, geralmente as empresas combinam vários práticas, para que consiga alcançar e se comunicar com os seus clientes da melhor forma, com isso temos o marketing divido da seguinte forma:
- Marketing Digital;
- Marketing de Conteúdo;
- Marketing Inbound;
- Marketing Outbound;
- Marketing de Relacionamento;
- Marketing de Produto;
- Marketing de Guerrilha;
- Marketing Viral;
- Marketing Endomarketing;
- Marketing Social;
- Marketing Pessoal;
- Marketing Humanizado.
Essas estratégias podem ser usadas por diversas empresas, sejam uma fábrica de queijo mussarela, loja de móveis ou corretora de criptomoedas, basta apenas entender o seu negócio e adaptar as práticas a ele.
Estratégias de marketing para criptomoedas
Agora que você está mais familiarizado com o conceito de marketing, vamos ao assunto principal deste artigo, saber quais dessas práticas você pode aplicar no seu negócio de criptomoedas.
Criar um website
Antes de qualquer coisa você precisa criar um site para a sua empresa, afinal, é de forma online que uma pessoa consegue comprar um livro, uma chave seletora 5 posições, localizar pontos turísticos e empresas como a sua de criptomoeda.
Por isso que a criação de um website é essencial para o seu negócio, pois só através desse canal de comunicação é que os investidores irão conhecer o seu projeto, sua equipe e quais as metas previstas.
Enxergue o site como uma vitrine, pois é nesse lugar que estarão reunidas todas as informações pertinentes sobre o seu empreendimento.
Dessa forma crie um site funcional, que tenha um bom design e acima de tudo uma boa navegabilidade, as pessoas devem acessar seus links e páginas sem nenhum problema ou interrupção, parece besteira mais esse ponto é essencial para o sucesso.
Redes Sociais
Além do site você também precisa estar presente nas redes sociais, afinal é justamente nesse espaço onde estão concentrados os clientes, além de claro ser um ponto de contato entre você e os investidores.
Nas redes sociais é possível conversar com pessoas de qualquer lugar do país, lá você encontra professores, jornalistas, donos de empresa de pinturas eletrostáticas, carpinteiros, enfim, as pessoas costumam passar horas nessas plataformas
Também é preciso ressaltar que, por mais que o mercado de criptomoeda esteja se popularizando, ainda existem muitas pessoas desconfiadas que não acreditam na veracidade das empresas desse certo.
Com isso, quando você cria uma página na rede social e compartilha informações sobre o seu projeto, as pessoas conseguem encontrar um ponto de referência e entende que aquele é negócio sério, que ele não vai sumir do dia para a noite.
As redes sociais são ótimos canais para criar um bom relacionamento entre você e os investidores, por lá eles puderam ver os comentários, depoimentos e ainda tirar suas dúvidas sobre o projeto.
Dessa forma, você precisa ser o mais transparente e gentil possível, pois qualquer dúvida que possa ficar para trás, poderá fazer com que esse investidor desista do seu projeto.
Campanhas de recompensas
As campanhas de recompensas são incentivos em que você oferece aos participantes, que cumprem uma determinada tarefa, das atividades associadas a uma ICO.
Geralmente elas são distribuídas para as pessoas que concluíram tarefas específicas que de alguma forma promoveram o ICO de uma empresa, esses participantes estão espalhados por diferentes fases de uma ICO e podem ser:
- Investidores;
- Promotores;
- Programadores.
Esses incentivos podem vir de diversas formas, como recompensa em dinheiro, tokens gratuitos ou com desconto.
Ao se pensar que o processo de ICO é dividido em duas etapas, essas campanhas podem incentivar os programadores e com isso fazer com que eles encontrem bugs ou forneçam feedback sobre outros elementos de design.
Com isso, as pessoas que testam e acabam encontrando falhas no blockchain recebem suas recompensas.
Outra forma de oferecer essas recompensas é depois do lançamento de uma ICO, nesses casos a prioridade é ajustar a blockchain que foi lançada, com isso as recompensas podem ser oferecidas aos tradutores que ajudam com a blockchain tenha um alcance global.
É importante ressaltar que as recompensas não precisam estar presente em todos os projetos, usá-la esporadicamente pode aumentar ainda mais o interesse das pessoas, pois elas saberão que esse recurso não estará sempre disponível. Essa é uma estratégia muito benéfica em vários níveis.
SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é uma estratégia muito popular, desde uma empresa de conserto módulo injeção até uma loja de joias, utiliza essa prática em seus conteúdos.
SEO é a otimização para mecanismos de busca, se trata de um conjunto de estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos.
Ao utilizar essa estratégia você consegue fazer com que o seu conteúdo apareça em destaque nas páginas de pesquisa do Google, fazendo com que os clientes consigam encontrar você.
Sabe quando você está procurando por aparelho auditivo infantil ,e joga no site de buscas e aparece a resposta para as suas perguntas? Você dificilmente desce até o final da página, com isso concentra suas atenções nos primeiros resultados.
Por isso é fundamental que as empresas utilizem o SEO, só ele é capaz de conseguir com que sua empresa esteja no topo do ranking das pesquisas, de uma forma orgânica, sem que você pague por isso.
Isso é feito através de diversas práticas, como um conteúdo de relevância e qualidade que chamem atenção do seu cliente, além do uso das palavras-chave corretas, aquelas que os consumidores utilizam para localizar as empresas.
Por exemplo, uma empresa de ensaios elétricos pode usar palavras como: “ensaios elétricos sp” ou “onde encontrar ensaios elétricos”, já que você pode buscar palavras relacionadas ao mercado de criptomoedas.
Existem várias ferramentas que te ajudam nessa missão, o SEO é uma ótima estratégia, vale a pena estudar um pouco mais sobre.
Telegram
O Telegram é um importante aplicativo de troca de conversas, através dele é possível criar grupos de transmissão e com isso criar uma verdadeira comunidade, com isso você consegue alcançar um público mais amplo.
Essa é uma importante aliada de quem trabalha com criptomoeda, pois ele permite anúncios de cripto, além de claro oferecer um alto nível de privacidade para os traders que utilizam essa ferramenta.
Um ótimo recurso apresentado pelo Telegram, são os bots, que automatizam uma série de mensagens e comunicações, com isso você consegue atrair as pessoas para o seu grupo, fazendo com que o seu negócio cresça.
Dessa forma, as pessoas que correm atrás do último negócio ICOs ou projetos de criptomoedas fazem todos os esforços para se manterem atualizados e com isso manterem uma presença ativa nessa comunidade.
No Telegram é fundamental que você não meça esforços e faça de tudo para impulsionar o seu projeto, converse com as pessoas, tire suas dúvidas, explique o seu projeto, tudo isso faz muita diferença para o seu público.
Essas estratégias irão ajudar o seu negócio a deslanchar, mas para que ele funcione você precisa traçar os objetivos e correr atrás deles.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.