Como as criptomoedas valorizam

11 min. leitura
Como as criptomoedas valorizam

Sabemos que as criptomoedas são um dos principais fatores que são capazes de agitar o mercado dos investidores, e isso está muito relacionado aos seus altos e baixos. 

Nesse sentido, saber como funciona a valorização das criptomoedas direciona quem busca esse modelo de rendimento. 

Diante desse contexto, o Bitcoin, principal criptomoeda do mundo, deixou de ser a preferência dos investidores no mercado. Com isso, abriu-se espaço para outras moedas, como:

  • Ethereum;
  • Dogecoin;
  • Cardano;
  • Binance Coin. 

Com o passar do tempo, foi possível observar que essas moedas começaram a ter ganhos significativos individualmente, sem a necessidade da principal criptomoeda elevar o status. 

Dessa forma, com a grande popularidade das criptomoedas, atualmente não é difícil encontrar gestores de empresas investindo no mercado com o objetivo de ter uma lucratividade alternativa.

Ou seja, é possível sim se deparar com um dono de uma logística transporte de cargas que possui experiências nesse espaço virtual de investimentos. 

Mas afinal, quais são as razões que levam uma criptomoeda ser valorizada? Além disso, o que torna a moeda desvalorizada tão rápido? 

Sabemos que essas são as principais dúvidas que podem surgir quando o assunto é valorização das criptomoedas, portanto, criamos este artigo com o intuito de sanar essas questões para você, que provavelmente, tem o desejo de investir no ramo. 

O que são as criptomoedas?

As criptomoedas podem ser definidas como moedas digitais descentralizadas, e isso significa que elas não são controladas por nenhum órgão específico. 

Por sua vez, as criptomoedas são criadas pela rede Blockchain, que é a responsável por armazenar transações financeiras, registros e dados das pessoas. 

O que chama bastante atenção das criptomoedas geradas pela Blockchain, é a possibilidade de serem convertidas em dólar, real ou outras moedas que podem ser usadas para realizar a compra de produtos ou serviços. 

Ou seja, há pessoas que investem nas criptomoedas da Blockchain com o intuito de usar os valores arrecadados para investir em um curso disponibilizado por autoescolas, ou até mesmo contratar ou comprar produtos de sua própria escolha. 

Devido ao fato dessa possibilidade de conversão, muitas empresas já atuam no mercado usando as criptomoedas como uma de suas formas de pagamento. 

Como ocorre a valorização das criptomoedas?

Inicialmente, é necessário entender o conceito por trás das criptomoedas, para só então, compreender o processo de valorização dessas moedas digitais. 

Trata-se de assunto que, da mesma forma que demanda tempo para se entender o processo de atividade dentro de um fabricante de casinhas plásticas para cachorro, com as criptomoedas, é necessário também um tempo ou até mesmo um curso para compreender a área. 

Um fato interessante que merece ser mencionado, é o número de criptomoedas que não param de crescer. No ano de 2021, por exemplo, foi responsável por ultrapassar a marca de 10 mil, de acordo com os dados levantados pela Coinmarketcap. 

Contudo, o Bitcoin ainda permanece na liderança do setor. Por outro lado, os resultados dessa mesma moeda gerou algumas dúvidas para as pessoas que desejam negociá-lo. 

Diante desse cenário negativo, alguns gestores se encontram na necessidade de realizar uma antecipação de cheques para se manter financeiramente saudável. 

De alguns meses para cá, o Bitcoin sofreu uma série de quedas bruscas. Segundo a Coindesk, a moeda era negociada acima dos US $50 mil, mas chegou a uma queda de quase 19%, isto é, US $42,8 mil. 

Nesse meio tempo, o Bitcoin conseguiu recuperar 14% da sua valorização, o que naturalmente indicava uma retomada positiva, mas, o último registro feito foi de uma despencada de US $40 mil. 

Com isso, o que era comum ver gestores de uma empresa de administração de condomínios comerciais investir em Bitcoin, foi notar profissionais da área e de outras apostando em outros tipos de moedas. 

No geral, até aqui, podemos entender um pouco de como funciona a valorização da principal criptomoeda no mercado. 

Com ela, conseguimos ter uma ideia sobre uma moeda oscilatória, mas ao contrário do que você pode pensar, ela não destoa a qualidade e a valorização dele e dos demais criptoativos. 

O que é o movimento Alt Season?

O principal motivo que levou ao grande avanço das criptomoedas, foi a entrada de investidores no mercado tradicional, institucional e de grandes bancos que recomendam aos seus clientes a utilização de Bitcoin e de outras moedas. 

Denomina-se “Alt Season” (temporada alternativa), quando outras moedas começam a ganhar espaço. 

Esse fenômeno acontece quando os investidores entendem que existem outros ativos da mesma classe tão poderosos como o Bitcoin. 

Para notar essas mudanças no mercado, há inclusive um processo de acompanhamento, que ocorre da mesma forma que uma empresa terceirizada de portaria e limpeza faz, para analisar a qualidade de seus serviços prestados. 

O motivo dessas moedas entrarem em valorização é porque, simplesmente, faz sentido na visão dos investidores diversificar os investimentos. 

Segundo o atual panorama do Mercado Bitcoin, o destaque do Alt Season é o Ether, da rede Ethereum, que conseguiu obter uma alta de 471% no acumulado de 2021, enquanto o Bitcoin registrou 93%. 

Em seguida, temos o segundo maior criptoativo do mundo, que conta com 20% do mercado e uma capitalização de US $482,88 bilhões. 

O Ethereum, por sua vez, segue sendo enaltecido na área, devido ao fato de ser visto pelos especialistas como uma grande AppStore, ou seja, uma plataforma que traz a possibilidade de desenvolver vários movimentos inteligentes. 

Em outras palavras, esses contratos proporcionam, por exemplo, o empréstimo entre investidores sem o conhecimento ou intermédio de um, ou de outro. 

Ou seja, trata-se de um processo bastante simples, diferente do que é visto em negociações entre fabricantes de tampão e outros negócios. 

Dessa forma, as criptomoedas deixam de ser apenas moedas digitais que são usadas para troca e venda de produtos, uma vez que agora também assumem o seu protagonismo em negociações de todo o mundo. 

Quais as razões para uma moeda valorizar e desvalorizar?

Uma das preocupações constantes dos investidores, é a volatilidade das criptomoedas que, em alta, veem a possibilidade de criar fortuna em pouco tempo. 

Na verdade, podemos entender a valorização de uma moeda digital como um campo imprevisível, ou seja, é como investir em uma empresa de coleta de lixo reciclável SP sabendo que a área já possui muitas organizações conceituadas. 

Por outro lado, ao menor sinal de queda, eles começam a vendê-las com receio de perder dinheiro, o que naturalmente aumenta a oferta e derruba o valor. 

Além do fato dos investidores terem que lidar com o ganho e a perda, há dois fatores que são determinantes para o sobe e desce dos ativos. São eles:

Mineração na China

A China é o país que abriga boa parte das mineradoras de criptomoedas no mundo, isso significa que o país asiático possui computadores potentes que são capazes de resolver conflitos matemáticos e pouquíssimos tempo, o que facilita as negociações. 

Dessa forma, as empresas e pessoas que possuem esses computadores potentes, são remunerados em moedas digitais. 

Contudo, a grande questão é que a China restringe a prática no país e, assim, sempre quando há esses movimentos, o ramo de moedas possui uma reação negativa. 

O poder das baleias

Ao contrário do que alguns podem pensar, as baleias nada mais são do que um conjunto de pessoas que possuem muitas criptomoedas. 

Somente por essa razão, as baleias são capazes de gerar um certo alvoroço no mercado, devido ao fato de venderem um grande número de moedas uma única vez. Esse tipo de investidor costuma usar o próprio poder para aumentar, ou diminuir os preços das criptomoedas. 

Acontece que as baleias têm o costume de comprar grandes quantidades de criptomoedas, o que faz o valor subir. É justamente dessa forma que elas vendem durante a alta para conseguir uma boa lucratividade. 

Quais os fatores responsáveis pela valorização das criptomoedas?

Uma das características das criptomoedas, é o seu campo que, por sua vez, é bastante vasto, independentemente de compra ou venda. Mas, para saber o momento certo, é necessário se aprofundar no assunto. 

Dito isso, com o apoio de especialistas, você pode se deparar com oportunidades brilhantes no segmento e, consequentemente, criará novas habilidades para desdobrar novos rendimentos. 

Se possível, vale a pena investir um pouco em conhecimento sobre o assunto. Através de uma boa educação, é possível ter um norte melhor sobre a melhor forma para lidar com um tipo de investimento. 

Na internet, por exemplo, há diversas opções de curso que você pode investir para ter uma ideia melhor sobre como funcionam os investimentos disponíveis nesse mercado. 

Conclusão

Com esse artigo, podemos entender como funciona a valorização das criptomoedas, e como elas conseguem ser facilmente desvalorizadas. 

Sobretudo, investir nesse tipo de mercado exige, mais do que nunca, um conhecimento para só então, conseguir obter lucratividade. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso