No dia 13 de novembro é comemorado o Dia da Gentileza e quem nunca ouviu aquela famosa frase “Gentileza gera Gentileza”? As palavras escritas por José Datrino, conhecido como profeta Gentileza, nas paredes da cidade do Rio de Janeiro no início dos anos 80, ressoam por todo país ainda hoje. E não à toa, a gentileza é muito importante no nosso cotidiano e pode estar em simples atos e afazeres. Càmilla de Souza, pós graduada em neurociência, explica: “A definição de gentileza está relacionada à capacidade de da amabilidade uma característica pessoal que faz com uma pessoas seja amigável, cordial. A gentileza é um gesto de cuidado com o outro e conosco, está diretamente ligada à empatia que é um dos pilares da inteligência emocional e comunicação não violenta.”
A frase tão escutada é importante de ser refletida, porque quanto mais cordialidade e gentileza se oferece mais se recebe. Diversos estudos indicam que a gentileza pode diminuir sintomas de ansiedade, melhorar a disposição física, fazer bem à quem pratica e quem recebe, pois palavras de carinho, respeito, educação e apoio, também fazem parte do ato de ser gentil, assim como ações que ajudem o próximo. Segundo um estudo da Harvard Business School, atos de gentileza também aumentam a felicidade. A especialista ressalta 5 motivos de se praticar a gentileza:
- Comprovado cientificamente pela Associação Americana de psicologia que exala bem estar
- Ajuda na produtividade
- Ligada autoestima, pois gera sentimento produtivo e de felicidade
- Prática com desconhecidos causa maior felicidade
- Praticar consigo mesmo causa grande benefício, devido a tendência que temos a auto críticas, portanto ver suas qualidades e se incentivar é muito benéfico.