*Organização, dicas de edição e diagramação de texto
*Banco de dados e layout para produção da capa
*Plataforma multilínguas para publicações em outros idiomas
* Escrita compartilhada com outros autores
*Acesso às comunidades do meio literário
“Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”. Das três coisas que todas as pessoas devem fazer na vida, elencadas pelo poeta cubano José Marti, a última talvez seja a mais complicada de se realizar, levando em consideração o atual modelo do mercado editorial no Brasil. Publicar um livro por aqui é difícil, concorrido e caro.
Foi percebendo essa enorme demanda de pessoas de todo o país por publicar seus próprios livros e das dificuldades que elas encontram para conseguir seu lugar ao sol na disputa pela atenção das editoras, que Guilherme Baracchini, de 27 anos, teve a ideia de criar a EPublik, plataforma digital para autopublicação.
Entre os recursos oferecidos pela plataforma estão os modelos de livros e diagramação, banco de imagens licenciadas e layouts prontos para a criação da capa e até mesmo a transcrição de textos narrados através de áudios. Se a pessoa tiver uma ideia enquanto dirige, por exemplo, ela pode gravar um áudio na plataforma e a narrativa é transformada em texto automaticamente.
Quem quiser escrever textos em outros idiomas, pode utilizar a plataforma multilínguas e se o texto for a quatro ou mais mãos, com co-autores, existe a possibilidade de escrita compartilhada. Outro recurso importante para manter a motivação e disciplina durante o processo é um roteiro com dicas de desenvolvimento dos textos, com a meta de palavras escritas por dia e recomendações técnicas para otimização da escrita diária.
Depois do livro escrito, diagramado e com capa, ele precisa ser mostrado. Pensando nisso os usuários da EPublik têm acesso a comunidades literárias associadas à plataforma. Desta forma, é aberto um canal de comunicação entre os autores e pessoas e empresas ligadas ao mercado editorial atuantes na distribuição, venda e divulgação de livros.
“O interessante dessa plataforma é que ela é muito fácil de usar e o autor tem total autonomia de todas as etapas do processo de produção do livro dele, sem a necessidade de custos com profissionais e pagamento de royalties, por exemplo. Cada projeto de livro ou de qualquer conteúdo como apostilas ou manuais, custa apenas R$49.”
A ideia
Vindo de uma família com grande experiência no mercado editorial (Guilherme é filho de Fernando e Milla Baracchini, donos da Editora Novo Conceito, responsável pela publicação dos maiores best-sellers no início dos anos 2000), Guilherme via de perto a quantidade de provas de livros que chegavam à editora para avaliação.
“Nós recebíamos cerca de 600 manuscritos todo mês, para selecionar no máximo um para publicação. Existe uma demanda enorme de pessoas talentosas que querem escrever seu livro por inúmeras razões: comercial, para guardar memórias de família, para contar a história de uma empresa ou até mesmo por motivações acadêmicas e acabam frustradas pela falta de oportunidade” – explica Guilherme.
Era 2018, quando, recém chegado dos EUA, onde concluiu a graduação, e totalmente antenado com o mundo digital, Guilherme teve a ideia de abrir espaço para a democratização da escrita facilitando todo esse processo exclusivo, burocrático, caro e demorado do modelo das editoras tradicionais. Para isso, idealizou uma plataforma que conseguisse reunir todo o processo de produção, desde a escrita até a escolha da capa, passando pela diagramação, de forma fácil, intuitiva, rápida e o que é melhor, a um baixíssimo custo. Eram os primeiros passos para a criação da EPublik.
Próximos passos e metas de mercado
Embora a plataforma tenha o objetivo de atender a toda e qualquer pessoa que queira escrever um livro, Guilherme tem um foco importante no mercado acadêmico.
“Cerca de 1,2 milhão de pessoas se formam por ano nas faculdades brasileiras, em toda as carreiras. Todos eles precisam fazer o projeto final do curso e publicar suas monografias. A EPublik é uma facilitadora imensa para esse tipo de publicação, que oferece recursos para agilizar e otimizar o processo de escrita durante o curso. Nosso próximo passo é criar uma parceria com todas as faculdades do país, implantando a plataforma personalizada com as determinações de cada universidade e acompanhamento em tempo real dos orientadores neste mesmo canal, fazendo as observações e correções na própria plataforma”, explica Baracchini.
Com apena 3 meses de operação, a Epublik já tem 5 mil usuários. As metas para o futuro incluem chegar a 50 mil publicações até o final de 2024 e em seguida, através das plataformas multilinguas, chegar a países como Estados Unidos, China e India.
Acesse www.epublik.com.br