Empreendendo no Mundo BANI

3 min. leitura
Photo by Mikhail Nilov on Pexels.com

O conceito de mundo BANI é novo. O acrônimo, que significa Brittle – Frágil, Anxious – Ansioso, Nonlinear – Não linear e Incomprehensible – Incompreensível, identifica muito bem o momento em que estamos inseridos, onde tudo parece estar em constante e acelerado processo de mudanças incompreensíveis.

Diante do contexto do mundo BANI, a frase de Heráclito de Éfeso nunca foi tão atual. Ele afirma que: “A única constante é a mudança”, mudança essa que se encontra em um ritmo acelerado de velocidade exponencial. Nessa perspectiva, o empreendedor deve buscar ser cada vez mais adaptável, tendo em vista que tudo pode mudar a qualquer momento.

O mundo BANI pode representar um risco ou uma oportunidade dependendo do perfil ou estratégia do empreendedor. Para aqueles que se acomodaram com um crescimento linear, sem grandes surpresas, este pode ser um cenário assustador, uma vez que que acompanhar as constantes mudanças significa abandonar a sua zona de conforto. E não assumir essa postura pode levar por água abaixo todo o seu planejamento, e até mesmo o seu patrimônio. Já para os empreendedores mais ousados, essa é uma revolução que pode representar a conquista de novos negócios e mercados.

Independente do perfil empreendedor, é muito importante se capacitar cada vez mais. A maioria das empresas é gerida de forma amadora. Seus gestores têm grande capacidade para abrir e fazer seus negócios crescerem, mas muitas vezes os veem prejudicados por não se adequarem administrativamente à legislação, que muda frequentemente; e às tecnologias, que evoluem de forma exponencial. É imprescindível preparar-se para as mudanças em vez de somente reagir a elas, sob risco de sofrer prejuízos diante de novos tipos e formatos de demandas.

No mundo BANI faz-se necessário mais do que um perfil empreendedor. São necessárias habilidades técnicas e comportamentais que forneçam ao administrador as condições necessárias para gerir o seu empreendimento, seja ele de qual porte for incluindo- se aí a capacidade de minimizar riscos e o aproveitamento máximo das oportunidades que surgem.


Jonas Rocha

Consultor Empresarial

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso