[wpstory id="50522"]

Em mais de dois mil quilômetros percorridos, ‘Cine Vitória a Minas’ levou cultura e diversão a cidades do Espírito Santo e de Minas Gerais

Redação
5 min. leitura

(Cinema itinerante tem piso inclinado, poltronas confortáveis e tecnologia de ponta. Foto: Cepar Comunicação)

Patrocinado pela Vale e executado pela Cepar Comunicação, o projeto de cinema itinerante passou por 13 cidades entre 20/10 e 02/12

Mais de 8 mil pessoas tiveram a oportunidade de se encantar com a magia do cinema na passagem do Cine Vitória a Minas por 13 cidades do Espírito Santo e de Minas Gerais, ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas. De 20/10 a 02/12, a carreta que se transforma em uma sala de cinema cruzou as estradas levando cultura e lazer com filmes gratuitos para a população. O projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Vale e executado pela Cepar Comunicação.

No Espírito Santo, o projeto visitou Vila Velha, Cariacica, Serra, Aracruz e João Neiva. Em Minas, foram Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Periquito, Belo Oriente, Santana do Paraíso e Nova Era.

“Levar cultura e entretenimento gratuitos a comunidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas reforça o papel transformador da ferrovia, que vai muito além do transporte: ela conecta pessoas, histórias e oportunidades. Este projeto também democratiza o acesso à cultura, promovendo inclusão, educação e cidadania”, diz a diretora do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim.

Carreta surpreendente

A carreta cinema percorreu cerca de 2.377 quilômetros, em 130 exibições de filmes campeões de bilheteria e público de 8660 pessoas. O espaço é climatizado e conta com poltronas reclináveis e confortáveis, semelhantes às de um cinema tradicional, sistema de som e imagem digitais. A acessibilidade inclui recursos audiovisuais, espaço para cadeirantes e elevador de acesso.

A carreta permaneceu por dois dias em cada município, com filmes exibidos em cinco sessões diárias. Durante todo o dia, turmas de alunos das escolas públicas locais puderam conferir os filmes em sessões agendadas, de acordo com a demanda escolar. Na sessão noturna, a diversão era aberta às famílias.

Em todas as exibições foram distribuídos pipoca e refrigerante, gratuitamente, totalizando mais de 2.165 litros de refrigerante e 270 quilos de milho de pipoca. Entre os grandes sucessos da telona, o público assistiu “Apocalipse de Gelo – Ghotsbusters”, “Kung Fu Panda 4” e “Divertidamente 2”.

O Cine Vitória a Minas é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Vale e executado pela Cepar Comunicação, em parceria com as secretarias de Cultura e Educação dos municípios.

Para acompanhar o projeto, basta seguir o Instagram: @ceparcultural.

Sobre a Vale

A Vale acredita que a cultura transforma vidas. É a maior apoiadora privada da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Para fortalecer sua atuação na Cultura, em 2020 foi criado o Instituto Cultural Vale, que já esteve ao lado de mais de mil projetos em todo o país, com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Conheça mais sobre a Vale em vale.com

Sobre a Cepar Comunicação

A Cepar iniciou no ano de 1998 a captação de recursos para projetos culturais com base em suas relações comerciais, dentre elas os filmes “Tiradentes”, de Osvaldo Caldeira e o documentário “Mehinaku”, sobre um dos povos do alto do Xingu, além dos livros “Cem Anos Luz”, comemorativo do centenário da Estação da Luz, “Paulista Avenida – A Síntese da Metrópole” e “Sorocabana – Uma Saga Ferroviária”. Após estas experiências, começou a produzir Projetos Culturais junto às empresas, oferecendo assessoria em marketing cultural, desde a elaboração, aprovação até a implantação definitiva de projetos.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso