Economia: como as empresas podem gastar menos luz e água?

12 min. leitura
Economia de recursos: como as empresas podem gastar menos luz e água?

Com cada vez mais campanhas visando uma conscientização, um consumo consciente e uma economia de recursos como a luz e água, se tornou uma ação necessária as empresas buscarem formas de gastar menos e prezar por esses recursos tão importantes.

Por mais que a água e a luz sejam algo estabelecidos em nossa vida desde que nos conhecemos por gente, você já imaginou como seria sua vida sem esses recursos tão importantes?

Pois bem, como as empresas possuem equipamentos como uma solda automática de última geração, geralmente esses equipamentos, por sua eficiência, acabam consumindo bastante energia.

Sendo assim, para que sua empresa consiga ajudar o planeta, estabelecer uma conscientização e ainda reduzir seus gastos, economizar recursos como a água e a luz tende a ser uma ação totalmente determinante.

Afinal de contas, esses fatores são preocupantes para as grandes empresas, pois elas possuem bastante equipamentos que necessitam de energia elétrica para funcionar, fazendo com que a conta de luz seja um custo alto diante do seu negócio.

Por isso, por mais que quando se pense na economia da água e luz as pessoas imaginem cortes e ações gigantescas, procedimentos simples já tendem a fazer a diferença e gerar benefícios incríveis à sua empresa.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre algumas formas das empresas gastarem menos com a luz e água, buscando soluções e hábitos que tendem a fazer toda a diferença diante do dia a dia do seu negócio. Vamos lá!

Como as empresas podem gastar menos com água e luz?

Algo comum e visto diante das empresas com bastante frequência é a ação de economizar, pois essa é uma das principais formas de diminuir alguns custos e ter cada vez mais lucros diante da sua atuação.

Entretanto, algo que muitas vezes as empresas não consideram, mas que faz toda a diferença ao se tratar dos gastos, são alguns fatores básicos como a água e luz, pois pequenos hábitos já fazem toda a diferença e geram uma economia incrível.

Afinal de contas, desde estar atento à luz do banheiro, até desligar uma fragmentadora de papel após sua utilização já fazem a diferença e estabelecem algumas mudanças extremamente positivas.

Sendo assim, para que fique ainda mais claro algumas formas de economizar e alcançar os seus objetivos, confira como as empresas podem gastar menos com água e luz e garantir vantagens únicas.

1 – Realize adaptações nas dependências físicas das empresas

Um dos assuntos frequentes diante das empresas é justamente formas de aumentar seus lucros, reduzindo suas despesas fixas e variáveis, encontrando uma solução praticamente mágica para o momento em que a empresa se encontra.

Logo, por mais que se realmente seja um desafio e tanto buscar essas formas de aumentar seus lucros, saiba que algumas adaptações nas dependências físicas da sua empresa de medidor de vazão podem fazer toda a diferença.

Afinal de contas, a conta de luz e água em uma empresa pode representar mais de 40% do custo de produção, sendo um gasto totalmente considerável e que tende a fazer muita diferença ao ser economizado.

Por isso, realizar algumas reformas como a troca dos painéis de disjuntores, substituir as caixas de uso pouco intuitivo por painéis de controle e até mesmo instalar telhas translúcidas em fibra leitosa tende a fazer toda a diferença, gerando uma economia única.

2 – Otimize o uso do ar condicionado

Um dos itens mais comuns e estabelecidos desde uma empresa de tecnologia a uma empresa que trabalha com chapas xadrez são os famosos ar-condicionados, pois diante das oscilações do clima, esse item atende a todos de uma forma muito precisa.

Uma forma de otimizar o uso do ar-condicionado e que muitas pessoas não conhecem é evitar a incidência dos raios solares nos ambientes climatizados e manter as janelas e portas fechadas para reduzir o esforço energético.

Afinal de contas, a permissão da entrada de ar natural ou dos raios solares no ambiente faz com que se aumente a carga térmica no aparelho, resultando em um maior consumo energético.

Por isso, realizar essas ações e fazer algumas revisões a cada seis meses tende a fazer toda a diferença para utilizar este aparelho de uma forma precisa e totalmente econômica.

3 – Defina metas de redução

As metas são a linguagem de boa parte das empresas, pois ao estipular metas, por exemplo, para a venda de 1000 porca martelo, os colaboradores se sentem motivados e determinados a alcançar os objetivos impostos.

Sendo assim, uma boa atitude para que as lideranças possam impor diante da empresa é estipular metas de corte, além de realizar um levantamento em relação ao setores e departamentos que geralmente gastam mais luz e água.

Logo, ao ter essas informações à disposição, algumas mudanças são estabelecidas de uma forma precisa, gerando cortes em relação aos gastos até então realizados e fazendo com que de fato a sua empresa tenha uma economia totalmente considerável.

Afinal de contas, os colaboradores são um dos principais responsáveis por garantir essa economia, se colocando no lugar da empresa, entendendo a necessidade dessas mudanças e que elas realmente são bons hábitos que precisam ser estabelecidos.

4 – Faça melhorias no ambiente de trabalho

Realizar algumas mudanças no ambiente de trabalho também podem ser uma das ações principais para que se tenha economia em relação a água e a luz, além de garantir aos seus colaboradores um local moderno e que permita o seu crescimento.

Sendo assim, desde ações como utilizar um desengraxe alcalino para remover a graxa a uma melhora na disposição dos móveis, tudo pode fazer a diferença e garantir em sua empresa uma economia totalmente importante.

Por exemplo, ao mudar a disposição dos móveis, melhorando a entrada de luz natural, por mais que pareça uma ação básica, isso pode contribuir para a redução da necessidade de iluminação artificial, promovendo uma economia de energia totalmente considerável.

5 – Conscientização sobre a importância de economizar energia

Como foi dito anteriormente, os colaboradores são um dos principais responsáveis para que uma economia realmente aconteça e para que de fato se tenha uma eficácia diante do corte nos gastos na água e luz.

Por isso, é importante que fique bem clara a questão da conscientização, sendo algo presente desde um setor que trabalha com barra chata de aluminio às equipes que são responsáveis pelo marketing.

Entretanto, nem sempre essa conscientização vai ser um trabalho fácil, pois isso requer totalmente a colaboração dos funcionários para que funcione de uma forma eficaz.

Sendo assim, algumas práticas podem e auxiliar muito diante desse momento, gerando uma economia e um corte de gastos totalmente positivo, sendo elas:

  • Fazer reuniões periódicas para falar de metas de redução;
  • Promover o consumo consciente por meio de competições entre setores;
  • Criar um comitê de comissão de consumo;
  • Promover campanhas sobre o tema.

Logo, quanto mais a sua empresa caminhar para a realização dessas ações, mais se estabelece em seus colaboradores o senso de urgência em relação a essa economia, gerando o engajamento e colaboração de todos.

6 – Aposte na energia renovável

Com o conceito de sustentabilidade em alta e ganhando cada vez mais proporção, é possível gerar mais alternativas que tenham um papel determinante para gerar menos desperdício.

Além do mais, é importante estabelecer diante da sua empresa de caldeira à lenha recursos que, além de reduzir o consumo de energia elétrica, também ajudem a melhorar a imagem da empresa diante do mercado.

Sendo assim, algo que tende a atender perfeitamente a sua empresa é o investimento em energia limpa, visto que são sustentáveis e ainda torna a estrutura totalmente autossuficiente.

7 – Invista em isolamento térmico

O isolamento térmico é um dos principais responsáveis por diminuir a influência climática do ambiente externo sobre o ambiente interno em questão.

Logo, para que o isolamento térmico seja realizado ele envolve a utilização de tintas específicas, telhas especiais e até mesmo de plantas do lado de fora da estrutura da empresa.

Essas iniciativas, por mais que pareçam simples em primeira instância, ajudam a diminuir a temperatura interna e ainda gera economia no uso do ar-condicionado na empresa.

Benefícios de gastar menos com luz e água

Por mais que um dos fatores principais em relação a gastar menos com luz e água seja a economia da sua empresa em relação a alguns recursos, os benefícios podem ir muito além do que você imagina.

Sendo assim, para que fique ainda mais claro o quanto economizar é uma ação determinante e que tende a trazer reflexos incríveis, confira alguns dos benefícios de gastar menos com luz e água em sua empresa.

  • Melhora a precificação dos produtos;
  • Deixa o valor mais atraente aos clientes;
  • Gera mais lucros diante dos processos;
  • Estabelece uma imagem positiva da sua empresa;
  • Torna seu negócio mais competitivo.

Dessa forma, fica claro que economizar luz e a água em sua empresa tende a gerar cenários muito mais positivos, possibilitando um crescimento e impacto diante de diversas ações e estratégias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso