Muitas empresas tentam procurar novas oportunidades por meio de duas perguntas que envolvem “como?” e “onde?”. Aliás, essas dúvidas são envolvidas todos os anos em palestras e conferências empresariais. Diariamente, as estratégias vão se alterando com base no comportamento do público. Estar à frente da necessidade dos consumidores e preparado para ir até as pessoas são atitudes que não podem faltar a uma marca.
De acordo com Roni Magalhães, CEO da DNVB Forever Liss, o contexto de pandemia na qual estamos inseridos acabou ampliando o olhar sobre comportamento e estilo de vida da sociedade. Para ele, é fundamental que as marcas acompanhem a demanda do seu público e forneçam uma praticidade ainda maior ao consumidor em toda sua jornada de compra.
“O papel dos assistentes de voz avançará ainda mais. É uma praticidade que precisa ser adaptada de forma mais rápida em um e-commerce gerando uma experiência de compra por comando de voz. Também se fala muito sobre metaverso, que ganhou força e visibilidade após o anúncio da mudança do nome do Facebook para Meta. Todo esse conceito é de um universo virtual que o cliente quer fazer parte e as marcas terão que se adaptar”, disse ele.
Impulsionados pelas forças das mídias sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e YouTube, as grandes empresas precisam se adaptar e conseguir gerar novas experiências aos seus consumidores. Para isso, é necessário que exista um contato direto entre ambas as partes, com as marcas estando lado a lado das pessoas.
Por nascerem no meio digital, as DNVbs acabaram sendo mais eficientes por possuírem um relacionamento mais próximo das suas comunidades. Basta ver as estrelas Kylie Jenner, que tem previsão de vender mais de US $1 bilhão em cosméticos para o ano de 2022, de acordo com projeções da própria marca. Já a linha de maquiagem focada em peles negras da cantora Rihanna, a DNVB Fenty Beauty, está avaliada em mais de US $4 bilhões, estima a Forbes.
Nesse cenário, Roni afirma que as DNVBs conseguem resolver esse problema de falta de informações sobre comportamento do público por terem uma ligação mais sincera e direta com os integrantes de sua comunidade. Assim, acabam trazendo uma troca profunda entre a marca e o público e agregando valor à empresa. “Algumas empresas têm dificuldades de extrair o que o seu público quer porque não se aprofundam em conhecer o seu consumidor e, além disso, por não colocar de fato esse consumidor no centro. Quando feito isso, o entendimento vem e os resultados também. Essa é a grande diferença das DNVBs, que têm saído à frente sobre esse tema”.