O papel da cultura na transformação organizacional e no crescimento das companhias

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Organizações deparam-se cada vez mais com o desafio de definir estratégias que lhes permitam não apenas crescer, mas crescer de forma sustentável, garantindo a rentabilidade da operação e o justo retorno aos acionistas que as apoiam financeiramente, e definindo caminhos que permitirão a longevidade do negócio. A questão que se coloca então é como acelerar o crescimento sustentável?

A responsabilidade dos líderes das empresas na definição destes caminhos passa pelo engajamento de todas as lideranças e, por conseguinte, de todos os colaboradores. Desenvolver certas formas de pensar, promover atitudes que influenciem as pessoas a acreditarem que podem alcançar os objetivos e engajá-las nisso são responsabilidade das lideranças em todos os níveis da sociedade. Nas empresas, os líderes devem ser catalisadores do crescimento, com uma visão permeada pela transparência.

Por outro lado, liderança é algo que se conquista, e, para isso, é preciso acreditar na empresa e nas pessoas que fazem parte dela. Mas a execução de uma estratégia requer ainda mais, uma liderança transformacional, que pense em como transformar o hoje para se alcançar o bom desempenho, que tenha uma mentalidade voltada ao crescimento, o growth mindset, e estimule a criatividade e a inovação, incentivando a equipe a ter ideias novas. Enfim, que promova uma cultura de inovação, quebrando paradigmas.

Em geral, isso requer uma transformação cultural, que estimule uma visão das lideranças sustentadas em elementos-chave da cultura. Ter esse alinhamento em torno da cultura corporativa é determinante para se promover a transformação organizacional e alcançar o crescimento sustentável. A partir daí, é preciso ter claro quais são os elementos que devem compor a cultura de uma companhia. E se me perguntam qual é a minha visão, a cultura deve considerar temas como a qualidade e satisfação de clientes, parceiros e colaboradores – este como um princípio básico -; promover o trabalho de colaboração e em equipe para se alcançar os objetivos comuns, e pautar-se na no senso de responsabilidade, tanto para cuidarmos dos recursos da companhia como se fossem nossos quanto para realizarmos as entregas prometidas. Há outros elementos que poderia citar e que considero serem fundamentais na cultura de uma organização, mas cabe a cada uma definir os aspectos que irão orientar seu posicionamento, valores e atitudes, e trazer isso para o dia a dia da companhia. Afinal, a cultura é como o coração de uma organização, e o motor que vai promover sua transformação rumo a um crescimento sustentável.

Cristiano Koga é CEO da Modern Logistics
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