O segundo clipe de “O Dono do Lugar”, disco de Djonga que estreou em 13 de outubro nas plataformas digitais (via ONErpm) e esteve recentemente entre os dez mais ouvidos no mundo, tanto no Spotify, quanto Deezer, além de ter sido destaque em telão na Times Square, irá ganhar, no próximo dia 09 de janeiro, mais uma produção audiovisual. Trata-se da musica “penumbra”, que estará disponível no canal do YouTube do artista, às 18 horas.
O clipe, gravado em São Paulo, foi dirigido e roteirizado por Thatiane Almeida, que se baseou na letra da faixa para dar vida ao clipe: “O que a princípio parece ser uma música sobre amor romântico, aquele perfeito, na verdade se trata de um relacionamento que vive numa linha tênue entre amor e ódio. O clipe retrata isso de maneira poética, hora calmaria, hora conflito. O mais interessante, é que o por do sol é representado pelo fim desse relacionamento, pois é necessário entender que rompimentos fazem parte do processo de maturidade e busca pela felicidade. Djonga e Sarah entenderam essa proposta e mergulharam na atuação de maneira muito verdadeira e intensa. Em relação a estética, buscamos uma pegada sensorial e elegante, mas que ainda soasse natural, de forma que o público também possa se reconhecer nessa história” destaca a diretora.
Sarah Guedes, que divide as vozes com Djonga e no clipe contracena com o rapper celebrou sua participação no clipe: “foi uma experiência mais do que única. Desde o convite para fazer parte da faixa, que posso dizer que foi uma realização e até um reconhecimento por todo esse tempo de carreira, até a gravação do clipe – que contou com praticamente só pessoas negras, tanto produzindo quanto atuando, em um ambiente de muito respeito, amizade, descontração e em um lugar de muita intimidade. Estou bem ansiosa para este lançamento”, destacou a cantora.
Segundo o próprio Djonga, “‘penumbra’ é uma música que fala sobre aquele momento em que a relação está em xeque. A faixa traz uma abordagem mais madura sobre as relações entre duas pessoas, quando as palavras e as ações de um pra com o outro não são mais compreendidas. É aquilo, ou o casal passa uma evolução e um amadurecimento na relação ou acaba tudo de uma vez. Essa intensidade pode ser terrível ou maravilhosa”.
Anteriormente o artista havia lançado o clipe “conversa com uma menina branca”, que já passa de 1,2 milhões de visualizaões no YouTube.
“O Dono do Lugar” foi lançado pelo selo “A Quadrilha”, fundado pelo próprio Djonga com intuito de potencializar e profissionalizar o trabalho de artistas da capital mineira. Além disso, o disco conta com feats com Vulgo FK, da já citada Sarah Guedes, além de Tasha e Tracie. O sucesso do disco, além de uma carreira sólida, fizeram com que o rapper figurasse na lista “Under 30” da revista Forbes de 2022.
FICHA TÉCNICA “penumbra”
Atores:
Djonga
Sarah Guedes
Roteiro e Direção:
Thatiane Almeida
Produção Executiva:
Grazi Nadruz
Assistencia Executiva:
Beatriz Sousa
Coordenação de Produção:
Jonas Matos
Direção de Produção:
Pedro Olaya
Direção de fotografia:
Maria Navarro
Direção de Arte:
Manoela Moura
Beleza:
Welida Souza
Designer:
Cezar Arai
Figurino:
John Nascimento
Montagem:
Lorrana Souto
Assistente de Beleza:
Milena Dias Martins
Assistente de Arte:
Ana Paula Coelho
Assistente de Figurino:
Felipe Sackiewicz
Primeira Assistente de Direção:
Mayara Saldanha
Segunda Assistente de Direção:
Lourdes Zanon
Primeiro Assistente de Câmera:
Caique Barboza
Segunda Assistente de Câmera:
Laís Dantas
Logger:
Victória Drahomiro
Video Assistant:
Omar ugelli
Produção de Locação:
Alessandra Sorrentino
Assistente de Produção:
Lucas Gregório Branco
Assistentes de Produção de Set:
Gilvan Leoncio
Matheus Ferreira
Edson Aparecido Nunes da Silva
Contra Regra:
Pedro Char Lisboa
Eletricista:
Diogo Costa
Primeiro Assistente de Elétrica:
Daniel Barnete
Maquinista:
Henrique Braz Darwish
Motoristas:
Geraldo
Alexsandro Marcilio Cifuentes Rudolpho
Wagner
Gilmar
Primeiro Assistente de Maquinária:
Cristiano Tertuliano da Silva
Making of:
Teddy Almeida
Lead Liquor:
Livia Piassa
Coordenador de Pós Produção:
Ale Campos
Montador:
Lorrana Souto
Finalizador:
Pedro Lamana
Color Grading:
Felipe Tolotti
Motion:
Guilherme Mourão
Assistente de Ilha:
Thauana Neves
Produtora de Som:
Hefty
Produção musical:
Edu Luke
Cris Botarelli
Otávio Cavalheiro
Celso Moretti
Tuco Barini
Rud Lisboa
Coordenação:
Susi Rodrigues
Larissa Durante
Atendimento:
Hellen Gazetta
Debora Carvalho
Equipe Quadrilha:
Luiza Alves de Brito
Paulo Corrêa
Léo Gordo
Ralf
Heli Rodrigues
Coniiin
Daniel
Agradecimentos:
Beto Montag
Filmes do Bem
Locall
Peterson Lomovtov
Thaís Bogaert
Túlio Cipó
WN
Sobre O Dono do Lugar
A ideia do disco partiu de um momento em que o artista estava desesperançoso por causa da pandemia, amargurado e a vida não vinha seguindo o fluxo que ele queria, já que sentia saudades dos palcos, e estava um pouco ressentido com o lançamento de “Nu”, álbum anterior, onde o cantor afirma que não foi finalizado como esperado: “comecei a achar que o problema era lançar disco, já que vivemos essa febre dos singles. E eu gosto de disco, que seja uma obra conceitual de ponta a ponta e isso martelava na minha cabeça, mas a volta aos palcos me ajudou a colocar as ideias no lugar e aí surgiu a ideia para este trabalho”.
Desta forma, Djonga decidiu não lançar nenhum single até o fim de 2022 para trabalhar intensamente em “O Dono do Lugar”, que foi sendo gravado ao longo do ano.
Já a data de lançamento, embora não tenha 13 de março – como de costume –, acabou sendo escolhida no mesmo dia, porém em um mês diferente: “diante de tantos acontecimentos que estão por vir em 2022, não encontrei uma data melhor. O 13 me persegue”, brinca o artista.
O disco foi lançado pelo selo do próprio Djonga, criado em 2022 com o nome de “A Quadrilha”.
Sobre Djonga: Nascido em Belo Horizonte, Gustavo Pereira Marques estudou até o último semestre do curso de História, na Universidade Federal de Ouro Preto. Não se formou porque o seu som estourou Brasil afora e ele caiu na estrada com os seus shows. Desde 2017, o rapper mineiro lançou discos anualmente, sempre no dia 13 de março. São eles: Heresia (2017), O Menino que Queria Ser Deus (2018), Ladrão (2019), Histórias da Minha Área (2020) e NU (2021). A somatória desses trabalhos levou Djonga a palcos de todos os cantos do país, rendeu milhões de views, resultou em indicações e premiações relevantes (ele foi o primeiro rapper brasileiro indicado ao BET Awards) e fez ele virar assunto, inclusive, no Jornal Nacional. Djonga pegou a caneta na mão para escrever o seu caminho e, por meio de todo o seu trabalho, acabou entrando para os livros de História.
Além de rapper, Djonga também é fundador do selo musical “A Quadrilha”, que visa potencializar e profissionalizar o trabalho de artistas independentes de Belo Horizonte e em 2022 integrou a lista “Under 30”, da Revista Forbes.
Sobre A Quadrilha: A QUADRILHA é um selo musical fundado em 2020 por Djonga, artista mineiro que se tornou destaque no cenário musical brasileiro, mais precisamente dentro do gênero Rap/Hip Hop. A empresa foi criada a partir de uma necessidade de potencializar e profissionalizar o trabalho de artistas da capital mineira, visto que seus fundadores reconhecem a capacidade e o talento que transborda na cena local, junto a isso, também enxergam as dificuldades de alcance impostas aos artistas independentes que estão fora do eixo.
Sobre a ONErpm: A ONErpm é uma empresa de música de última geração que oferece novas alternativas e soluções de negócios inovadoras para artistas, selos e criadores de conteúdo entrarem no mercado. Oferecendo um conjunto completo de serviços sob medida que inclui suporte de marketing, bem como uma infinidade de ferramentas de distribuição e criação de material promocional, inteligência com dados analíticos, recolhimento autoral, contabilidade de negócio e soluções de pagamento global, a ONErpm fornece uma estrutura completa aos seus clientes facilitando as operações do dia a dia para que eles estejam sempre atualizados com o mercado da música e seu caráter complexo, global e dinâmico. Como parceiro confiável, a ONErpm enfatiza a transparência em tudo o que faz, desde a execução de uma campanha de marketing até o pagamento.
A fórmula de sucesso da ONErpm é sustentada por sua tecnologia proprietária, metodologia de marketing e seus mais de 450 funcionários em 29 escritórios em 20 países. A presença global da empresa está em constante crescimento, tornando-a uma das empresas de música independente que mais cresce no mundo. A missão da ONErpm é ajudar artistas e criadores de todas as esferas da vida a serem bem-sucedidos, ao mesmo tempo em que quebra as normas de negócios que sobrecarregaram as gravadoras tradicionais. Com o objetivo de maximizar o valor da música, a ONErpm é líder em novas oportunidades de receita e opera uma das maiores redes multicanais do YouTube (MCN), cujos canais geram mais de 10 bilhões de visualizações todos os meses.
Para mais informações, visite www.onerpm.com