O Dia Nacional da Pizza é comemorado no próximo domingo (10) e, apesar de ser um prato tipicamente italiano, a redonda caiu no gosto dos brasileiros e São Paulo é a segunda cidade que mais consome a comida no mundo, atrás apenas de Nova York. Para se ter uma ideia, o Brasil produz cerca de 1 milhão de pizzas por dia e mais da metade – 572 mil – se concentra na capital paulista.
O Dia Nacional da Pizza passou a ser comemorado em meados da década de 1980, por causa de um concurso realizado em São Paulo no qual foram eleitas as 10 melhores redondas de mussarela e margherita da capital paulista, conforme a revista Menu.
Com o passar dos anos, o País inteiro resolveu entrar na comemoração e, assim, foi instituído o Dia Nacional da Pizza e as pizzarias aproveitam a data para realizar promoções. A preferida dos brasileiros ainda é a de calabresa, seguida por portuguesa, frango com Catupiry e marguerita.
Mas existem pizzas para todos os gostos, de diferentes e mais inusitados sabores. Existem até as sem glúten, elaboradas especialmente para pessoas que têm intolerância a glúten. É o caso da Pizzaioca da Tap´s Burguer que é glúten free, massa fininha, leve e com uma boa variedade de sabores. A proposta da Tap´s não é atender apenas celíacos e intolerantes, mas provar que comida sem glúten pode sim ser saborosa. Além da pizza à base de tapioca, a casa tem em seu cardápio outros diversos pratos como lasanhoca, panquioca, bruschetta e o famoso hambúrguer, que dá nome à marca, em que o pão é substituído por tapioca.
Quem diria que uma história que começou há 6 mil anos com os egípcios ganharia uma data comemorativa, né? Pois ganhou e precisa ser celebrada! Aproveite o domingo em família e comemore muito esta data também.