De publicitário a empreendedor: a história de quem está contribuindo com o mercado de moda masculina no país

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Aquele despertar de transição de carreira que muitos têm vivido ultimamente foi o que aconteceu com o publicitário e social media Leonardo Leal, mais conhecido como Coloral, o fundador do MachoModa, que mudou a sua vida e que está contribuindo com o mercado de moda masculina no Brasil.

Em 2012, Coloral, que trabalhava como CLT em uma agência de marketing digital, sentiu a necessidade de falar mais sobre moda masculina e compartilhar esse tipo de conteúdo em um blog, o MachoModa. Nesta época, com a internet crescendo muito rápido e as mídias sociais ganhando força, aliado à uma carência do público masculino com um conteúdo voltado para eles, Coloral viu o potencial que tinha em mãos. Com isso, em 2014, teve a oportunidade de sair do emprego tradicional para se dedicar exclusivamente ao MachoModa.

Coloral, fundador do MachoModa

“No começo sentia mais insegurança em fazer essa troca, principalmente pela instabilidade, que é algo que todos que vão para o digital sentem medo no início, mas fui mais cauteloso e só saí do emprego que tinha quando meu faturamento já se igualava ao meu salário”, diz.

E ao fazer essa troca, Coloral passou a ter mais tempo para se dedicar ao MachoModa. Com isso, na época, veio o lançamento de uma marca de roupas e o investimento da criação de conteúdo em outras plataformas além do blog, como Instagram, YouTube e Pinterest.

A partir de então, o MachoModa começou a ganhar proporções ainda maiores e, em 2015, seu faturamento médio mensal já era cinco vezes maior do que no ano anterior. Com o sucesso nas redes e atraindo cada vez mais o público masculino, Coloral passou a ser uma referência no meio digital de moda masculina. Hoje, além de um canal digital, o MachoModa tem loja online e oferece cursos sobre estilo e moda masculina.

Olhar atento x Crescimento

“Durante a pandemia, também foi possível notar uma preocupação maior dos homens em relação à aparência. Neste período, os principais questionamentos que recebi de seguidores foram sobre cuidados pessoais, cortes de cabelo e, principalmente, transformação visual para o período de quarentena, com o objetivo de evoluir e voltar pro mundo com um visual diferente, causar impacto nos familiares, amigos e colegas de trabalho que ficaram tanto tempo sem se ver. Com isso, tive a oportunidade de acompanhar melhor as necessidades do mercado e continuar oferecendo um conteúdo que atendesse as demandas do público masculino mesmo durante a quarentena”, explica Coloral.

Ter esse olhar atento para o mercado fez toda a diferença no crescimento do MachoModa, que apresenta números expressivos ano a ano: entre 2015 e 2018, o canal no YouTube (principal plataforma da marca) cresceu mais de 3.800%, passando de 15 mil inscritos a 580 mil. Hoje em dia, esse número já passa de 1,2 milhões de seguidores e vídeos que ultrapassam 900 mil visualizações.

“Para 2021, a previsão de faturamento é de 1 milhão, um crescimento 58% superior em relação ao ano passado. Tenho metas já definidas para os próximos anos e estou sempre em busca de oferecer coisas novas e desenvolver novos produtos”, diz.

Coloral ainda ressalta sobre a rapidez com que as coisas acontecem no meio digital. “Criar conteúdo na internet é um grande e eterno ‘teste’. Se der certo ou não, o feedback chegará muito rápido e isso é um termômetro para você saber se está no caminho certo ou se deve fazer adaptações, o que é essencial para definir qual rumo tomar. Por isso, sigo constantemente atento ao mercado”, finaliza.

Sobre o MachoModa

Fundado em 2012 por Leonardo Leal, mais conhecido como Coloral, o portal MachoModa tem como foco abordar temas relacionados ao universo masculino, especialmente moda, tendências, acessórios, cabelo/barba, além de lifestyle e bem-estar, sempre com uma linguagem descomplicada e dicas acessíveis. Coloral é formado em Marketing, com especialização em Social Media, e já recebeu diversos prêmios e indicações com o MachoModa. Com cerca de dois milhões de seguidores em suas redes e alcance de centenas de milhares de views semanais em seus posts, atualmente o MachoModa é composto por blogYouTubeInstagramTikTok e Pinterest.

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