Custo, personalização e interface: Android ou iOS, qual combina mais com você?

6 min. leitura

Sistemas rivais possuem diferenças e vantagens para cada perfil

O Android e o iOS são os dois sistemas operacionais que reinam praticamente hegemônicos entre os smartphones. Quem veio primeiro foi o iOS, que surgiu junto com o primeiro iPhone ainda em 2007. Já o Android, criado pelo Google, veio depois e surgiu envolto numa grande polêmica e disputa com a criação de Steve Jobs.

Com o passar dos anos, o Android dominou o mercado de celulares em termos de acesso, já que o iOS é restrito para usuários de iPhone. E ainda hoje seus usuários discutem fervorosamente a respeito das vantagens de cada aparelho, muitas vezes de forma até apaixonada.

Se você quer adquirir um celular na Black Friday, mas quer uma análise imparcial sobre cada sistema, vamos te ajudar com isso. Conheça todos os detalhes sobre o Android e o iOS e para quais tipos de usuários cada sistema é melhor. Confira.

Compatibilidade

O Android é o sistema mais utilizado em todo o mundo, de acordo com dados do site Bank My Cell. No início de 2024, o sistema da Google estava presente em cerca de 69,8% dos celulares. 

Como o Android é um sistema aberto, isso significa que as fabricantes podem adicioná-lo nos seus aparelhos mais facilmente. Por isso, o Android é o sistema dominante na maior parte dos smartphones, como Xiaomi, Samsung, Motorola, LG e várias outras.

Já o iOS é um sistema fechado, ou seja, funciona apenas nos iPhones e iPads da Apple. Por isso, ele possui aproximadamente 29,39% da fatia global do mercado.

No Brasil, a diferença é ainda maior. De acordo com a e-commerce Brasil, 81% dos smartphones utilizados pelos brasileiros possuem Android, ao passo que somente 18% têm o iOS instalado.

Preços menores

Um dos motivos para a discrepância citada acima é justamente o preço. Apesar de tanto o Android quanto o iOS serem gratuitos, os aparelhos que utilizam o sistema do Google têm um preço mais acessível. 

É possível encontrar smartphones com Android a partir de menos de R$ 1.000, o que permite o acesso de pessoas com menor renda. Por outro lado, o preço dos iPhones pode custar mais, tornando o acesso ao iOS mais restrito.

Usabilidade

Ambos os sistemas possuem grandes vantagens em termos de usabilidade. O Android possui integração com os serviços do Google, como Maps, Fotos, Drive, Gmail, e outros. Dessa forma, você pode utilizar todos os seus serviços tanto no computador quanto no smartphone. 

Outra vantagem do Android é não ser um sistema fechado. Portanto, ele não vai te impedir de instalar algo que não seja da loja oficial do Google (Play Store). Se você quiser, pode baixar um aplicativo de fora e colocá-lo no seu smartphone, personalizando a sua experiência.

Além disso, você também pode incluir outros itens, como emojis, widgets e aplicativos na tela como você quiser, sem ficar preso aos que o Google oferece.

Integração fechada

O iOS também oferece integração total entre os sistemas da Apple, sobretudo caso você tenha produtos como o MacBook e o iPad. Você pode sincronizar todos os seus dados e salvá-los na nuvem, além de acessar tudo em qualquer dispositivo.

Além disso, o iOS tem integração com os macOS e permite utilizar arquivos e serviços do computador no iPhone e vice-versa. Isso possibilita que você consiga iniciar um trabalho no Mac e continuá-lo no iPhone sem perder nenhum arquivo.

Em termos de usabilidade, o iOS tende a ser um sistema mais “fluido” e rápido. Você pode utilizá-lo sem risco de travamento, mesmo que seu iPhone seja um modelo mais antigo.

Serviços

Tanto o iOS quanto o Android possuem serviços próprios em todas as áreas. O iCloud, por exemplo, é o serviço de nuvem da Apple que oferece até 5 GB de armazenamento gratuito. Ele também conta com serviços de streaming, como o Apple Tv+, o Fitness+ (voltado para exercícios) e outros.

Já o Android tem integração com o Google Drive, que oferece 15 GB grátis, além de oferecer acesso integrado ao Gmail, Google Agenda e outros. E tudo isso de forma gratuita.

Segurança

Aqui reside a grande vantagem do iOS em relação ao seu concorrente. Por ser um sistema fechado, ele conta com uma série de restrições a aplicativos que vêm de fora. Por ser um sistema fechado, quem quiser incluir um aplicativo na App Store precisa enfrentar um rigoroso processo de avaliação.

O código fechado do iOS também faz com que ele esteja menos suscetível a invasões hackers, deixando seus dados mais seguros. Esse processo também evita que aplicativos potencialmente maliciosos ou fraudulentos entrem na loja. Por isso, é mais raro encontrar versões falsas de aplicativos no iOS do que no Android.

Já o Android, por ser um sistema aberto, permite uma maior flexibilidade na criação de padrões de segurança. Isso significa que as empresas conseguem personalizar o sistema para seus respectivos smartphones. 

Por conta disso, as atualizações não são feitas da mesma maneira para todos os aparelhos, e você precisa ficar de olho em quais empresas oferecem os melhores parâmetros e atualizações.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso