Correia sincronizadora: o que são?

Aldair dos Santos
Aldair dos Santos - Social
6 min. leitura

As correias sincronizadoras são opções que chamam muita atenção no mercado entre as correias industriais por conta do modo como atuam e das vantagens que trazem em relação às demais.

Em meio a tantas opções de correias que as indústrias têm à disposição, com variados formatos para atender às suas necessidades, a sincronizadora é uma das que tem maior destaque.

Esta correia é responsável por realizar movimentos sincronizados e através dele faz a transmissão da força nas máquinas e nos motores industriais.

Para quem está pensando em usar essa correia, nada melhor do conhecer um pouco mais a respeito do produto, incluindo do que ela é feita e quais são os cuidados que se deve ter para que ela dure mais.

Quer saber tudo deste tema tão importante? Então não deixe de acompanhar o conteúdo até o fim!

Onde é que fica a correia sincronizadora?

Um dos pontos mais importantes a respeito da correia sincronizadora é saber onde ela fica, ou seja, o local no qual esta correia é aplicada.

O uso desta correia costuma ser mais comum dentro dos seguintes segmentos industriais:

  • Indústria farmacêutica
  • Indústria automotiva
  • Indústria de embalagens
  • Indústria metalúrgica
  • Vários ramos das indústrias madeireiras e de alimentação

Correia sincronizada: Entendendo os seus componentes

É fundamental que quem vai utilizar uma correia sincronizada saiba exatamente do que é que esse produto é feito, para que possa compreender melhor o item como um todo.

Os componentes da correia podem ter algumas modificações, é claro, conforme o tipo, mas em geral eles são esses:

  • Borracha altamente resistente ou um plástico de engenharia, que em geral é o poliuretano ou PU
  • Um elemento de tração, como é o caso da fibra de vidro
  • Um tecido em Nylon

Pelo fato de que esse é um produto usado nas chamadas aplicações de precisão, se faz imprescindível que ele tenha uma alta qualidade, pois assim será mais eficaz em seu uso na prática.

Logo, você deve observar se o fabricante de quem deseja comprar as correias em v realmente faz uso de materiais de alta qualidade.

Mais do que isso, faz toda a diferença verificar se os processos para fabricação destes produtos são realmente controlados e se eles são resistentes e duráveis o suficiente para que não quebrem em pouco tempo.

Quais são os cuidados principais a se ter com as correias sincronizadoras

Bom, a melhor forma de alguém conseguir utilizar as correias sincronizadoras em sua máxima eficácia, tirando o máximo dela em termos de performance e desempenho, é tomar os cuidados necessários.

A partir desses cuidados, torna-se possível conseguir uma maior garantia de durabilidade, de eficiência e de desempenho da peça.

Veja a seguir quais são as dicas mais importantes de cuidado que você precisa ter com a sua correia sincronizadora:

  • Lembre-se de sempre armazenar as suas correias sincronizadas em ambientes que sejam secos e bem frescos, nunca deixando-os diretamente sob a luz do sol
  • O ambiente no qual a correia vai ficar deve sempre ter uma condição ideal, como dito, o que significa que a temperatura deve ficar não mais do que 30º C e que a umidade deve ser de, no máximo, 70%
  • Sempre leia o manual de instruções com o máximo de atenção, pois assim você vai evitar deixar as informações relevantes a respeito desse produto
  • É muito importante que você não deixe que a máquina sofra com as “cargas de choque”, visto que esse tipo de situação pode vir a ocasionar uma ruptura da correia antes do tempo
  • Deixe sempre a correia armazenada em locais como prateleiras, recipientes, caixas ou ainda pendurada na parede, de modo que ela não sofra com danos e choques, nem que se formem pontos específicos no produto que gere fissuras ou trincas na peça
  • Nunca deixe que a sua correia sincronizadora fique próxima a produtos químicos, seja eles quais forem, como solventes, ácidos, lubrificante ou ainda ácidos, em especial
  • Deixar a sua correia exposta a esse tipo de produto pode acabar tendo um grande impacto na redução do seu desempenho e, logo, na diminuição da sua vida útil

A partir do momento em que você se atenta a todos esses pontos e toma os cuidados necessários, é mais fácil ter a garantia de que sua correia vai ter o desempenho máximo e que vai durar bem mais.

Conclusão

Como visto aqui, é muito importante que você conheça bastante sobre a correia sincronizadora se pretende utilizada em suas máquinas e nos motores industriais, garantindo o máximo de eficácia e desempenho. 

Neste conteúdo, trouxemos algumas explicações sobre onde aplicar, do que este produto é feito e ainda quais são os cuidados fundamentais para que o item possa ter uma maior duração e melhor desempenho por mais tempo.

O que achou do texto de hoje falando sobre a correia industrial sincronizadora? Se quiser saber mais sobre esse assunto, confira os detalhes sobre as correias de transmissão.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso