Concertinhos de Eva apresenta show gratuito de percussão para crianças neste domingo, 9 de junho

Com Tiago Calderano, da Orquestra Sinfônica da UFRJ, "A infinidade dos instrumentos de percussão" será apresentado na Casa Museu Eva Klabin

7 min. leitura

A Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, recebe neste domingo, 9 de junho, mais um show da programação dos Concertinhos de Eva. Voltada para o público infanto-juvenil, a apresentação gratuita “A infinidade dos instrumentos de percussão” traz ao palco do centro cultural o músico Tiago Calderano, da Orquestra Sinfônica da UFRJ, e mestre em performance pela Escola Superior de Música e Dança de Colônia, na Alemanha. A proposta desta edição é fazer com que os espectadores se familiarizem com as incontáveis possibilidades sonoras da percussão através de diferentes melodias, sonoridades e ritmos. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria a partir das 15h.

A série “Concertinhos de Eva”, com curadoria de Tomaz Soares, tem como objetivo oferecer às crianças uma imersão musical que estimule seus sentidos, além de contribuir para suas formações pessoais e culturais. “A percussão pode nos levar para diversos lugares no nosso imaginário criativo. A ideia é brincar com as possibilidades sonoras e interpretativas que os instrumentos podem nos dar. Desde melodias dentro de um padrão musical mais tradicional até o uso de ruídos e frequências sonoras utilizando-se dos instrumentos não-tradicionais.”, destaca Calderano.

Tiago Calderano começou seus estudos musicais aos sete anos de idade. Ele é músico convidado regular da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES). No repertório do Concertinho, ele incluiu obras de Ramon Gardella, Ney Rosauro, Javier Álvarez, Jean Pierre Drouet e Oxana Omelchuck.

A apresentação será mediada por uma mestra de cerimônia, que conduzirá junto com o músico a dinâmica do recital. Ela vai apresentar informações sobre as músicas e promover uma interação entre artistas e público presente. O público poderá dialogar com o artista durante o momento de perguntas e respostas, que acontece entre os números musicais.

SERVIÇO:
Dia: 9 de junho (domingo)
16h: Concertinhos de Eva “A infinidade dos instrumentos de percussão”
14h às 18h: Visitas mediadas
Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa)
Entrada gratuita. Retirada dos ingressos a partir de 15h na bilheteria.
Capacidade: 80 pessoas
Classificação livre

Tiago Calderano, percussão

Mestre em performance pela Escola Superior de Música e Dança de Colônia, Alemanha, (Hochschule für Musik und Tanz Köln), na classe dos professores Carlos Tarcha e Dirk Rothbrust (2017-2019), Tiago iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade no Conservatório Estadual de Música Haideé França Americano em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 2002, formou-se técnico em violão pela mesma instituição. É Pós-graduado em Música de Câmara pelo UNI-CBM (2014) e graduado com o Bacharel em Música – Instrumento Percussão pela UFRJ, na classe da professora Ana Letícia Barros. Participou do So Percussion Summer Institute em julho de 2015 na Universidade de Princeton, NY, Estados Unidos. Durante seu período residindo na Europa, em Colônia, colaborou com o Grupo de Música Contemporânea Musikfabrik e com o Quarteto de Percussão de Colônia (Schlagquartett Köln). Em Bonn, apresentou-se junto a Beethoven Orchester. No Rio de Janeiro, é músico convidado regularmente para atuar junto a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e a Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES). Com muitas participações em concertos e gravações com várias formações camerísticas,  desde solos a grandes grupos de música de câmara, já durante a graduação, gravou o CD: “Requiem e Te Deum do padre Jose Maurício Nunes Garcia – A Música na Corte de Dom João VI pela gravadora Biscoito Fino. Participou do álbum “Luminosidade” dos compositores Sérgio Roberto de Oliveira (Brasil) e Mark Hagerty (EUA). É músico concursado da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OSUFRJ) desde 2012.

Tomaz Soares, curadoria

Natural de Uberlândia, Minas Gerais, Tomaz Soares é violinista, professor e regente, com atuações como solista, camerista e músico de orquestra. Estudou violino com Shmuel Ashkenasi (Israel/EUA), Almita Vamos (EUA), Paulo Bosisio (RJ), Ricardo Amado (RJ), Luciano Ramos e Klemes Pires (MG), dentre outros. Apresentou-se como camerista e músico de orquestra na Alemanha, nos Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Em 2020 e 2018, junto com o Quarteto de Cordas Kalimera, Tomaz foi premiado como “Melhor Intérprete de Música Clássica” no Festival da Rádio MEC FM 99,3 MHz, dentre outras premiações no Brasil. Tomaz é Mestre em Música pela Northwestern University Bienen School of Music (EUA) e Bacharel em Música pela UNIRIO. Trabalha com curadoria musical e produção das Séries de música de câmara “Concertos de Eva” (série regular) e “Concertinhos de Eva” (série de concertos didáticos), promovidas pela Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro. Atualmente, integra o Quarteto de Cordas da UFF, o Quarteto Kalimera, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Johann Sebastian Rio. Atuando como regente orquestral, Tomaz é um dos regentes da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Sobre a Casa Museu Eva Klabin:

Uma das primeiras residências da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu Eva Klabin reúne mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.) ao impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. A coleção abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa e está em exposição permanente e aberta ao público na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos. A Casa oferece programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, exposições temporárias de artistas contemporâneos, oficinas, cursos e conferências para adultos e crianças. Enquanto referência no calendário cultural do Rio de Janeiro, a programação musical conta com a série Concertos de Eva, com os Concertinhos de Eva, dedicados ao público infantil, e com os shows de Nova MPB no jardim. Espaço de troca de ideias e aprendizados no presente, a Casa Museu mantém um diálogo constante com o passado e encontra sua originalidade na combinação entre o clássico e o contemporâneo.

MARCADO:
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso