Como reduzir o churn?

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Como reduzir o churn?

A análise de churn é fundamental para que uma empresa siga crescendo, afinal, as chances de sucesso de qualquer negócio são bem maiores quando se trabalha a retenção dos clientes.

Com isso você entende o impacto que essa métrica tem na saúde financeira da sua empresa e isso faz uma grande diferença no seu negócio, dessa forma você consegue seguir mantendo ele de forma lucrativa e forte no mercado a longo prazo.

E você dono de uma marca de peças para pá carregadeira, lojas de móveis, e-commerce, entre outros negócios, tem acompanhado de perto as taxas de cancelamento da sua empresa? Sabe quais estratégias podem ser usadas para reduzir esses números?

Saiba como calcular o churn, porque ele é importante, além disso conheça algumas dicas para ajudar a não perder seus clientes e acima de tudo como reter esse consumidor, portanto, separamos tudo que você precisa saber neste artigo. Vamos lá!

O que é Churn Rate?

O termo Churn pode ser traduzido como agitar ou movimentar, é justamente daí que vem essa ideia de rotatividade.

Portanto, quando falamos de um negócio de empilhadeira aluguel, por exemplo, e nos referimos ao churn da empresa, estamos falando da taxa de cancelamento, ou de abandono, registradas em sua base de clientes.

Essa métrica é muito importante para avaliar o sucesso do negócio, já que ela impacta diretamente na sua empresa.

Pensar no churn e em como ele é usado, é fundamental para conseguir monitorar de forma adequada e eficiente a métrica de cancelamento, afinal, é crucial que a empresa disponha desse controle para fazer uma melhor gestão dos clientes.

A melhor forma de obter esses resultados é adotando um CRM e outras ferramentas que são necessárias para registrar e acompanhar de forma adequada o histórico de compra e contato de cada cliente.

Por exemplo, uma empresa de portaria 24h conseguirá ter todos os resultados que precisa sobre o cancelamento através dessas ferramentas, e com isso irá conseguir criar estratégias para conquistar esse cliente de volta.

Como calcular o churn?

É um cálculo bem simples, basta seguir a seguinte fórmula: “Churn= clientes que cancelaram o serviço durante o mês/clientes no início do mês x 100”

Em um exemplo prático, uma empresa de aluguel de caçambas tinha 100 clientes no inicio do mês, depois de 30 dias, acabou perdendo 10 clientes, de acordo com a fórmula acima ficaria assim:

  • Churn = 10 que cancelaram/100 do início do mêsx100
  • 10/100 x 100
  • 0,1 x 100 
  • Churn = 10

Sendo assim a empresa teria um churn de 10%.

É importante ressaltar que essa métrica ajuda o seu negócio em todo o trabalho de prospecção, equilibrando da melhor forma os investimentos que devem ser selecionados para cada estratégia.

Dessa forma você precisa da avaliação do churn para desenvolver estratégias de:

  • Retenção de clientes;
  • Estratégia de marketing;
  • Pré-vendas;
  • Pós-vendas.

Sabendo o percentual de churn fica muito mais fácil organizar seu negócio e saber exatamente como e no que investir, seja você um empreendedor do ramo de outorga de água para irrigação ou uma loja de luminária.

Dicas para reduzir o churn da sua empresa

Conheça algumas dicas que vão te ajudar a reduzir o churn da sua empresa e com isso conseguir controlar seu negócio da melhor forma.

Entenda qual o motivo do cancelamento dos clientes

É crucial que você entenda a razão pela qual seus clientes cancelaram, afinal essa é a medida mais eficiente para diminuir seus índices de churn.

Por exemplo, se você tem uma empresa de cadri coletivo, sente-se com a sua equipe de atendimento, mapeia as razões mais recorrentes de cancelamentos, com isso você terá os dados necessários para criar um plano de contingência.

Sem contar que isso deixará você e todos os seus funcionários preparados para lidar com diversos cenários de desistência, tornando possível que você consiga reter um churn.

Alinhe as expectativas

É natural que um cliente que esteja procurando por fossa séptica preço, encontre sua empresa e não concorde com o serviço possa desistir e acabar indo para a concorrência.

Por isso é de extrema importância que se alinhem às expectativas, tudo isso começa no momento em que seu time de marketing captura o lead, pense que de nada adianta conseguir conquistar o seu cliente com promessas enganosas.

Por isso mostre a importância do seu produto e serviço, invista em uma boa estratégia de marketing e não prometa nada que você não possa cumprir.

Identifique possíveis desistentes

Uma ótima alternativa para reduzir o cancelamento dos seus clientes é identificá-los antes que eles cancelem.

Faça um mapeamento das atividades dos seus clientes, assim você consegue identificar aqueles que usam menos o serviço, a partir dessas informações você pode trabalhar em uma solução viável para resolver o problema pelo qual o cliente está passando.

Sem contar que é fundamental que você acompanhe os dados do seu time de suporte como:

  • Reclamações;
  • Redes sociais;
  • Índices de NPS.

Buscando sempre por inconformidades, adversidades e insatisfações, isso vai ajudar e muito reter os clientes e fazer com que eles se sintam valorizados.

Tenha um bom time de customer success

É importante ressaltar que a experiência de compra está muito ligada à qualidade do seu time de Customer Success.

É essa equipe que é responsável pela jornada do cliente no seu negócio, pois ela é a primeira e mais capacitada área a ser acionada em caso de um cancelamento, sendo assim é importantíssimo que você capacite seus funcionários, para obter os melhores resultados.

Para conseguir planejar todos esses processos é importante investir numa boa ferramenta para te ajudar, você pode optar pelas pagas, mas saiba que existem diversas opções gratuitas como planilhas e documentos.

Entregue a melhor experiência possível

Não jogue toda a responsabilidade da equipe de Customer Success, ela é importante sim, mas saiba que ela não deve ser a principal responsável pela experiência positiva dos clientes.

Pense que uma empresa que coloca o seu cliente em primeiro lugar, tem menos chances de cancelamentos, afinal, qual pessoa que está satisfeita vai com um produto ou serviço, vai querer trocá-lo?

Além disso, é importante conhecer o perfil do consumidor, entender as mudanças do mercado para conseguir se adaptar às mudanças, sendo assim invista em um bom atendimento.

Além disso, sempre ouça o que ele tem a dizer, isso ajuda e muito a identificar possíveis cancelamentos, pois você consegue entender o que está gerando esses problemas e otimizar os serviços a partir desses dados.

Crie planos de fidelização

Crie planos de fidelização, essa é uma boa alternativa para manter o seu cliente consumindo o seu produto e serviço, assim você pode oferecer condições especiais para fazer com que ele fique.

Esse plano pode ser feito a partir da venda ou troca de produtos entre as empresas, ou parcerias com negócios que têm o mesmo nicho que o seu.

Não existe uma fórmula mágica para criar esses planos de fidelização, depende do seu público-alvo e de qual nicho sua empresa está inserida, por isso vale a pena conhecer a fundo essas especificações, para assim conseguir estruturar uma boa estratégia.

Sem sombra de dúvidas essa é uma ótima ferramenta para fazer com que o cliente continue consumindo seus serviços.

Ofereça inovação 

Ofereça uma inovação para o seu cliente, seja uma valoração ambiental mostrando como a sua empresa é engajada nas causas ligadas ao meio ambiente, ou o que o seu produto pode fazer de melhor na vida dele.

Pense que é importante sempre estar aberto às novas tecnologias, uma empresa que não acompanha as inovações acaba ficando ultrapassada e com isso tem mais chances de acabar perdendo os clientes.

Por isso invista em inovação, apresente um diferencial, modernize as etapas da cadeia produtiva, melhore a jornada de compra do cliente, isso irá fazer uma diferença muito grande em seu negócio.

Monitore a inadimplência

A inadimplência é um ótimo fator a ser observado, pois é a partir desse indicativo que você consegue observar quem está mais propenso a cancelar, por isso mapeie quais clientes estão devendo.

Com essas informações crie um planejamento para ajudá-los, com isso você consegue manter esse cliente mais perto, fortalecendo seu relacionamento com ele e mostrando como ele é importante para a sua empresa.

Para não perder seu cliente é importante que você trace inúmeras estratégias, mas acima de tudo o valorize e tenha produtos e serviços de boa qualidade, só assim você terá consumidores satisfeitos.

É importante se destacar da concorrência, mostrar seu diferencial, para que o cliente saiba que está consumindo o serviço certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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