Como lidar com a sazonalidade dos negócios e as variações de demanda

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Como lidar com a sazonalidade dos negócios e as variações de demanda

As vendas no mercado estão longe de seguir algum tipo de sistema regular, afinal, diversas são as razões que podem trazer algum tipo de impacto nesse sentido, tal como períodos de crise, aumento de demandas ou até mesmo um período de sazonalidade existente.

Tudo isso deve ser analisado por parte de quem administra um negócio, de forma a reconhecer não apenas os seus desafios, mas também as suas oportunidades, garantindo assim com que sua empresa tenha a melhor experiência de vendas dentro do seu setor.

Responder às demandas do público, atuando antes para criar essa necessidade em cima de sua audiência, é algo que pode ajudar uma companhia a conquistar uma melhor performance comercial, sendo importante entender que essa demanda passa por fases.

Nesse sentido vemos até mesmo alguns perfis de negócio conseguindo se destacar melhor em certos períodos, tal como o serviço de conciliação de cartões, que acaba por encontrar uma maior procura na medida que as compras em cartões vêm se tornando mais populares.

E da mesma forma em que um negócio pode ver a busca pelos seus serviços aumentarem, o contrário também pode acabar ocorrendo, com uma empresa tendo que modificar toda a sua estrutura para sobreviver em uma era onde tal negócio já não é mais tão popular.

E foi dessa forma que as empresas de máquinas de escrever ou câmeras fotográficas viram sua demanda mudar drasticamente, sendo preciso adaptar suas atividades para se manter vivo no mercado de alguma forma, algumas vezes até mudando o seu foco de trabalho.

Mas saindo um pouco desse campo de ser ou não uma empresa moderna, existem também aqueles períodos de alta e de baixa demanda de um produto ou serviço que surgem com uma certa naturalidade.

Nesse sentido é possível citar as atividades de quem fabrica ovos de Páscoa, cuja demanda existe somente no mês desta data festiva, assim como um serviço de içamento de cargas que depende de uma alta nas atividades industriais de uma região.

Tudo isso conversa com a ideia das diferentes estações que podem ser vistas dentro do mercado, tal como a mudança de clima que acontece no ano. E para garantir que o seu negócio consiga melhor lidar com esse tipo de situação é importante conhecer tal conceito.

Do que se trata a sazonalidade nos negócios

A ideia de sazonalidade conversa com o conceito de algo temporário, ou seja, alguma coisa que não vá ocorrer de forma contínua, mas apenas dentro de alguns períodos específicos. Em relação a isso podemos falar sobre festividades, estações do ano e outros exemplos.

Para o mercado se trata de algo que merece ser visto com atenção, afinal, se trata de uma ideia que pode afetar diretamente a performance de um negócio, diante de um período maior de demanda que pode ser encontrado em relação a um mês específico.

Frente a essa relação é possível destacar alguns produtos e serviços que podem ser procurados apenas durante épocas específicas, ou então que encontram uma demanda maior durante alguns meses do ano, sendo possível apontar para opções como:

  • Chocolate na Páscoa;
  • Itens de papelaria nas voltas às aulas;
  • Frutas secas no Natal;
  • Fantasias no Carnaval e Halloween;
  • Roupas brancas no Ano Novo.

Junto a esses períodos de sazonalidade citados acima, existem também aquelas mudanças de demandas que podem ocorrer, como uma procura maior por consultoria totvs protheus na medida que o mercado passa a reconhecer a importância de modernizar sua gestão.

Existem também aqueles produtos que lidam com certa sazonalidade por causa do seu tempo de produção, sendo algo que está muito conectado ao mercado agrícola, que precisa respeitar a safra de diferentes frutas e legumes para definir o número de oferta disponível.

Esses pontos citados são capazes até mesmo de interferir no preço das mercadorias, além de outras questões que respondem diretamente ao conceito de sazonalidade, entre elas:

Aumento no número de buscas

Épocas específicas podem levar à procura maior por algum tipo de produto, como pode ser o caso das frutas cristalizadas, que mesmo disponível à venda durante o ano inteiro, é somente no mês de dezembro que é possível registrar uma maior procura por elas.

Maior média de vendas

Ainda sobre produtos e serviços que podem ter uma maior procura em períodos específicos é possível citar até mesmo coisas inesperadas, como uma venda de paleteira para a indústria, de forma a dar conta de toda a gestão de estoque necessária no final do ano.

Baixa de estoque

A partir do momento que uma mercadoria passa a ser procurada em um alto volume é possível que o estoque disponível de uma companhia sofra baixas, sendo necessário para tal empresa aumentar o valor de venda, de forma a valorizar as quantidades disponíveis.

E esses são contextos que surgem de forma natural sempre que falamos sobre a sazonalidade do mercado, é importante então que as empresas que são afetadas por isso saibam como melhor lidar com esse tipo de situação, para manter seus negócios fortes.

Como lidar com as variações de demanda

Um maior ou menor número de demanda pode ser algo capaz de afetar todo tipo de negócio, tanto para quem fornece peças de escavadeira hidráulica para a indústria, quanto para quem vende balas e doces para os supermercados, sendo importante lidar com tudo isso.

Para garantir que tal sazonalidade possa até mesmo vir a se tornar algo positivo para a sua empresa, algumas ações podem ter que se tomadas, entre elas:

Identificar momentos de alta

Uma das primeiras coisas a se fazer é verificar as suas planilhas de venda nos últimos, assim como do mercado onde o seu negócio se encontra, de modo a identificar quais são os períodos que mais apresentam uma procura em cima daquilo que sua empresa oferece.

Com essa informação em mãos é possível para uma companhia melhor administrar o seu negócio, dando um foco em especial para tais meses, de forma a potencializar ainda mais suas vendas, assim como criar um plano de urgência para os períodos de baixa comercial.

Desenvolver um plano estratégico

Após ter uma melhor noção sobre a sazonalidade que possa existir em seu mercado, é chegado então o momento de melhor lidar com essa informação. A partir disso um negócio que atua como emissor de mdfe pode realizar promoções para épocas de baixa.

Dentro dessa sua estratégia é importante reconhecer todas as oportunidades e desafios que uma certa sazonalidade pode apresentar ao seu projeto, sabendo como melhor administrá-lo frente a esses períodos.

Ampliar o seu portfólio

Já que o público não está procurando por casacos no verão, por que não investir também na confecção de biquínis? Esse é o pensamento que deve correr na mente de quem é muito afetado por uma demanda sazonal, evitando ser relevante só durante alguns meses no ano.

Além da sazonalidade, ampliar o seu portfólio de produtos pode ser positivo também para o melhor reconhecimento em cima de uma marca, como uma empresa que trabalha com fonte bebedouro e passa a lidar também com outros tipos de equipamentos para casa.

Definir suas preços junto da demanda disponível

A sua estratégia de precificação deve acompanhar a demanda do próprio público em cima dos seus produtos, sendo possível aumentar seus preços durante períodos de alta procura, com o contrário também sendo recomendado, sendo relevante em momentos de baixa.

Uma ação diferente pode ser tomada quando a questão não é a procura do público, mas sim a disponibilidade do produto, como ocorre no mercado de frutas, onde as opções da estação podem ser encontradas por um valor um pouco mais acessível

Repensar sua estrutura

Além da sua estratégia de vendas, às vezes pode ser importante olhar para a questão da sazonalidade para repensar melhor a estrutura do seu negócio, respeitando que você pode encontrar por uma demanda maior de serviços apenas por um momento específico.

Um exemplo para lidar com isso pode ser através da contratação apenas de funcionários temporários, durante épocas como o Natal, onde o mercado costuma sofrer uma maior sobrecarga de demandas.

No fim é importante estar sempre atento ao conceito de sazonalidade, até mesmo para saber se esse é o momento certo de uma empresa, tal como uma que oferece planos funerários SP, se expandir para outras regiões, existindo uma demanda real a longo prazo.

O mais importante é encarar que a sazonalidade não é necessariamente uma coisa ruim, pois permite até mesmo uma certa flexibilização do mercado. Só é necessário saber como lidar com esse tipo de situação natural de altas e baixas vendas no decorrer do ano.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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