Como lidar com a globalização e a expansão dos negócios para outros países

11 min. leitura
Como lidar com a globalização e a expansão dos negócios para outros países

A globalização faz parte da nossa vida a décadas, ele se trata de um fenômeno de integração das diversas regiões do mundo, tudo isso acontece graças ao desenvolvimento dos transportes e das comunicações.

Ela ocorreu em quatro grandes fases, que são caracterizadas pela modernização das atividades produtivas, por meio do que chamamos revoluções industriais.

Mas o que essa globalização tem a ver com as empresas? Bom, é através da globalização que uma empresa de usinagem consegue expandir o seu negócio e com isso vender para diversos países.

A globalização consegue unir o mundo todo, seja na cultura, moda e até mesmo nas transações comerciais, para saber um pouco mais como essas transformações impactam as empresas, continue lendo esse texto.

O que é globalização?

Antes de tudo, vamos explicar um pouco melhor o conceito de globalização, podemos defini-lo como um fenômeno caracterizado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações em escala mundial.

Sendo assim, você consegue comprar peças para roçadeira lá na China e receber aqui no Brasil.

Graças a esse desenvolvimento, ocorreu o aumento dos diversos fluxos no mundo todo, o que resultou em um processo de integração mundial, a base da globalização é o sistema capitalista de produção, ou seja, tudo isso só foi possível graças a investimentos e capital.

Podemos dizer que a globalização remete ao aprofundamento das relações econômicas, políticas e sociais entre os países do mundo.

Internacionalização das Empresas

Bom, agora que você já sabe a definição de globalização, vamos explicar um pouco melhor sobre a internacionalização das empresas, ou seja como uma empresa de aquecedor a gás GLP, consegue vender os seus produtos em escala global.

A internacionalização das empresas, é um processo pelo qual as organizações começam a atuar em outros países, esse é um efeito da globalização e pode ocorrer de diversas formas.

Essa atuação pode acontecer de maneira simples, através da exportação dos seus produtos para países vizinhos, mas também por meio da abertura de uma unidade industrial em outro país.

Por exemplo, uma empresa de assistência técnica de impressoras, pode abrir uma filial no Chile, com isso ela terá uma matriz aqui no Brasil e uma filial em outro país.

Além disso, esse processo de internacionalização pode acontecer no setor de serviços, isso acontece quando uma empresa abre um escritório em outro país para atender os seus clientes que moram lá.

Como por exemplo, uma empresa de licenciamento CETESB abre um escritório na Argentina, para atender os seus clientes argentinos.

É importante entender que o mundo está cada vez mais globalizado, por isso as empresas que possuem oportunidades de crescer na internacionalização, precisam investir nessa estratégia.

Pois quando uma empresa que tem sucesso no seu processo de internacionalização, ganha outro status no mercado, afinal ela será reconhecida por clientes de diversos países e em muitos casos, no mundo todo.

Vantagens da globalização

Como mencionado a globalização envolve variáveis econômicas, políticas e sociais, além da internacionalização dos negócios, todo esse processo desenvolve uma série de benefícios para a sociedade são eles:

  • Acentuada integração dos mercados globais;
  • Facilidade de trocas comerciais entre os países;
  • Desenvolvimento de diversas tecnologias;
  • Elevada difusão de conhecimento, tecnologias e serviços;
  • Permite a melhoria da qualidade de vida da população;
  • Divulgação de hábitos culturais de diversas sociedades;
  • Aumento da produção de riqueza em nível mundial;
  • Desenvolvimento econômico dos mercados globais.

Ou seja, a globalização impacta de forma positiva vários aspectos da nossa vida, graças a ela e o acesso à comunicação, conseguimos conhecer empresas de montagem de rack de rede vindas da Rússia, além de oferecer os nossos serviços para outros países.

Além disso, as empresas que realizam a internacionalização conseguem:

  • Novos mercados;
  • Redução de custos;
  • Redução de custos;
  • Aquisição de experiências.

Quando você expande a sua empresa para novos países, consegue se projetar de uma melhor forma e colher muitos frutos.

Como realizar a internacionalização?

Se você tem uma empresa de pintura industrial e está pensando em abrir uma filial em outro país, saiba que o processo de internacionalização é difícil e exige uma série de ações, mas o resultado final irá valer a pena.

Acompanhe a seguir algumas dicas para te ajudar a entender melhor todo o processo.

Reflexão Estratégica

É importante entender que a internacionalização é uma decisão estratégica, ou seja, você está visando a expansão do seu negócio, a nível mundial, por isso é importante que você reflita sobre o motivo e objetivos dessa escolha.

Você precisa ter certeza, que realmente deseja realizar esse processo, pois será a clareza da escolha certa, que irá te direcionar para o mercado internacional.

Por exemplo, pense porque você quer internacionalizar a sua empresa de aluguel de betoneira, além disso se questiona sobre a motivação para realizar essa expansão.

Com essas respostas, você irá conseguir seguir em direção aos próximos passos, para realizar um bom planejamento.

Avaliar as condições de sua empresa e do mercado

Após avaliar de maneira estratégica os motivos para internacionalizar a sua empresa, chegou a hora de analisar a estratégia global da empresa a longo prazo, para isso você precisa verificar a experiência acumulada que ela possui.

Tente entender como ela irá exercer suas funções em outro país, com isso você consegue definir como a sua empresa será vista neste lugar, e quais serão as decisões que precisarem ser tomadas para que isso aconteça.

Nesse momento é importante identificar a oportunidade e as ameaças internacionais, além dos pontos fortes e fracos da sua empresa, referente a essas adversidades, com isso você mesura a viabilidade da estratégia dos seus produtos e serviços em outro país.

Além disso, é muito importante que você verifique quais são os países que oferecem potencial expansão para os seus produtos, pois de nada adianta investir a internacionalização em lugar que você não terá mercado.

Logística

Se você tem uma empresa e deseja exportar os seus produtos, a logística é uma questão muito importante, que pode definir o seu sucesso ou fracasso, por isso você precisa definir como os objetos serão transportados.

Você precisa escolher um processo que seja confiável, rápido e viável economicamente, para que os preços dos produtos não fiquem altos e você não perca oportunidade de negócio.

Você pode fazer negócios com escritórios de importação ou distribuidores, dessa forma eles conseguem comercializar os produtos com outras empresas ou até mesmo com o consumidor final.

Construir um plano de internacionalização

Para internacionalizar a sua empresa, você precisa definir as metas que serão atingidas e o orçamento adequado para cada iniciativa e processo qque será desenvolvido, se o seu negócio possui investidores é fundamental analisar as expectativas com eles.

O seu plano deve conter:

  • Produtos que serão exportados;
  • Persona dos consumidores,
  • Mercado selecionado;
  • Canais de distribuição;
  • Transporte;
  • Detalhes de funcionamento.

Além de todos esses aspectos, você precisa pensar na adaptação do seu produto, ou seja, como ele irá se comportar nesse novo país.

Pode ser que você precise fazer ajustes nas embalagens ou no próprio produto, para atender esses consumidores, afinal, eles vivem uma outra cultura.

Abraçar a diversidade cultural

Além de todas as adaptações aos produtos, serviços e regulamentações locais, é importante que você prepare os seus funcionários para lidar com a diversidade cultural que será enfrentada em cada país.

É importante entender que os países são diferentes entre si de diversas formas, se você preferir, pode encontrar equipes de nativos, dessa forma eles irão te ajudar a entender um pouco mais sobre a cultura do seu país.

Saiba que os consumidores de diferentes países possuem necessidades e comportamentos distintos, isso pode acabar limitando a oferta das empresas e com isso aumentar o custo de adaptação dos produtos e serviços.

Se você quer obter sucesso em outro país, é essencial que você se adapte a ele, caso contrário o seu negócio não irá crescer nesse novo lugar, além disso, é importante que todos os setores como:

  • Finanças;
  • Administração;
  • Recursos humanos.

Devem trabalhar juntos para preparar a empresa para esse novo cenário, traçando planos de ação que serão viáveis nesses países, tornando o processo de aceitação do empreendimento, mas tranquilo.

A internacionalização como visto, é um processo longo e demorado, mas que faz da sua empresa um negócio de sucesso, veja quantas marcas de outros países possuem sua marca consolidada no Brasil.

Por isso, se você quer ser uma das empresas que investe na internacionalização, além dos aspectos mencionados acima, é importante que você estude as leis e legislação para que todos os processos sejam feitos de forma legal. Isso irá garantir uma expansão segura e eficaz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso