Como encontrar o influenciador digital ideal para o seu negócio

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Grande parte das empresas busca constantemente novas maneiras de impactar seus potenciais clientes. Um dos recursos mais procurados por organizações de diferentes tipos é o marketing de influência, capaz de agregar autoridade e identificação com o público adequado. O que muitas companhias não sabem é como escolher um digital influencer correto e, assim, procuram por agências de influenciadores digitais, capazes de  trabalhar com o tipo de influenciador ideal para uma campanha.

Influenciadores digitais contribuem significativamente para inspirar decisões de um grupo de pessoas através de publicações, divulgações ou demonstrações, fazendo com que seus seguidores se interessem pelo produto ou serviço apresentado por eles. Trabalhar com digital influencers pode gerar ótimos resultados para o seu negócio, porém, é preciso tomar alguns cuidados para conquistar o retorno esperado.

Abaixo, você vai aprender como encontrar o influenciador mais adequado para a sua empresa. Confira!

Defina o que você deseja alcançar

O primeiro passo para escolher o influenciador digital ideal para o seu negócio é definir o seu objetivo e, com isso, criar metas específicas. Por exemplo, se você deseja promover a sua marca para uma grande quantidade de pessoas, é importante escolher um influenciador famoso e com número de seguidores relevante. Se quiser apresentar o seu produto para um nicho específico, é preciso escolher um influencer especialista no assunto, com seguidores que possam ter interesse no conteúdo de sua estratégia, e assim por diante.

Conheça os tipos de influenciadores digitais

Para escolher um influenciador digital adequado para o seu negócio, é importante conhecer todos os tipos. Escolher um perfil que se encaixe nos objetivos da sua estratégia e na relação com a sua audiência. Abaixo, apresentamos os principais:

Influenciador celebridade: pessoas influentes e famosas, com um grande número de seguidores;

Influenciador de autoridade: pessoas influentes em um segmento específico, com conhecimento para apresentar e discutir sobre um determinado assunto;

Influenciador jornalista: pessoa influenciadora por seu conhecimento em vários assuntos e fontes confiáveis;

Microinfluenciador: pessoa com um número menor de seguidores, mas que possui um grande poder de influência sobre o seu público, geralmente de maneira regional.

Escolha o perfil adequado para a sua estratégia

Depois que conheceu os tipos de influenciadores, chegou a hora de escolher o perfil ideal para a sua campanha. Confira algumas dicas para te ajudar a encontrar o digital influencer mais adequado:

Influenciador celebridade: possui alcance massivo;

Influenciador de autoridade: possui grande impacto nas pessoas interessadas pelo seu trabalho;

Influenciador jornalista: tem um bom relacionamento com a audiência e demonstra interesse pela marca que trabalha;

Microinfluenciador: passa confiança aos seus seguidores por divulgar o que realmente se interessa.

Pesquise bem o perfil do profissional que deseja contratar e veja se ele realmente é o tipo de pessoa que você deseja investir para falar sobre a sua marca.

Analise o engajamento com os seguidores

Para que seus objetivos sejam alcançados, é importante identificar se o digital influencer possui um bom relacionamento com seus seguidores. Não adianta ele ser popular e ter muitos seguidores se não há engajamento em seus posts. Veja se as publicações estão sendo comentadas e compartilhadas, impactando de maneira correta e verdadeira.

Observe como ele se comunica com o público

Identifique se a forma que o influenciador digital se comunica é adequada ao seu público alvo, além de conferir as parcerias que ele já fez anteriormente e como foram divulgados os conteúdos. E claro, verifique a reação dos seguidores e, se possível, o resultado da publicação. Se você achar que a maneira que ele apresentou não envolverá seus leads, provavelmente este perfil não será a melhor opção para divulgar a sua marca.

Mensure os resultados obtidos

Após a campanha ir ao ar, é extremamente importante mensurar os resultados da publicação para propor melhorias a partir deles. Faça uma avaliação completa e identifique se o objetivo inicial foi conquistado como, por exemplo, se o alcance da postagem atingiu a expectativa, houve compartilhamento do post, os comentários foram positivos, etc. Caso contrário, é preciso determinar novas estratégias ou verificar novamente os perfis de influenciadores digitais e escolher um que possa substituir o que não performou bem.

Seguindo esse passo a passo, você vai saber escolher o digital influencer mais adequado para atingir seus objetivos de marketing. Não tenha pressa para decidir o perfil ideal para não errar na decisão e gastar mais dinheiro com uma nova estratégia.

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