Como empreender no ramo de personalizados?

Redação
5 min. leitura

Um estudo divulgado pela empresa Dessault Systèmes aponta uma boa oportunidade para os empreendedores: investimento em produtos ou serviços personalizados. Para se ter uma ideia, 83% dos entrevistados estariam dispostos a pagar em média até 25,3% por itens exclusivos.

No entanto, a atuação nesse tipo de área não pode ser feita de qualquer forma. É fundamental ter atenção com alguns cuidados que discutiremos a partir de agora. Acompanhe!

Faça um planejamento de qualidade

O primeiro passo para ter sucesso no mercado de personalizados é fazer um planejamento eficiente. Para isso, recomendamos fazer uma pesquisa para entender se as pessoas da sua região têm interesse em adquirir esse tipo de produto.

Vale a pena investigar se existem outros estabelecimentos do segmento e quem serão seus fornecedores.  É fundamental desenvolver um plano de negócios estruturado para que a loja inicie os trabalhos com segurança.

Escolha o local do empreendimento

Um estabelecimento dessa área precisa se destacar entre as outras lojas da região. Por isso, opte por um ponto comercial em que o negócio seja valorizado.

O segredo é escolher um ponto em que os clientes já tenham o hábito de adquirir produtos. Se for possível escolher regiões próximas ao centro da cidade, pontos turísticos, shoppings e áreas comerciais, melhor ainda. Esses lugares são estratégicos, uma vez que há um grande fluxo de pessoas.

Para reduzir o valor do investimento, é possível optar por uma loja virtual. Além disso, ele ainda oferece outros benefícios para o empreendedor, como: funcionamento 24 horas, menor custo para manutenção, alcance amplo de consumidores, personalização da experiência do consumidor, entre outros.

Monte o seu portfólio de produtos

O mercado contém vários tipos de produtos para ser adicionado em seu portfólio. Veja a lista abaixo.

Canecas;

Chaveiros;

Camisetas personalizada;

Chinelos;

Almofadas;

Calendários;

Bolsas;

Bonés;

Canetas;

Entre outros.

Aqui, mencionamos apenas alguns itens que podem ser colocados à venda em seu estabelecimento.

No entanto, se quiser trazer um diferencial competitivo para o seu negócio, é importante comercializar também brindes, artigos para presentes, entre outros produtos. Quanto mais opções, maiores serão as chances do cliente retornar para o seu estabelecimento.

Nunca é demais lembrar o quanto é importante contar com o apoio de fornecedores de qualidade. Antes de comprar diversos produtos, observe como é a reputação da loja no mercado tanto em redes sociais quanto em sites, como o Reclame Aqui.

Afinal, não adianta nada investir em fornecedores com valores econômicos se os produtos não são de qualidade e as entregas não são encaminhadas dentro do prazo.

Separe o valor para investimentos

O cálculo para iniciar nesse ramo depende do tamanho da loja, o local em que ela será instalada, a região, os tipos de produtos que pretende comercializar, entre outras questões.

Para se ter uma ideia, alguns empresários investem mais de R$ 100 mil reais para construir uma loja de produtos personalizados. Mas, caso esse montante não seja possível,  um valor entre entre R$ 15 e R$ 40 mil Reais já é o suficiente.

O investimento será aplicado para diversas finalidades, como: decoração, aquisição do estoque de produtos, máquinas para personalização, prateleiras, vitrines, balcão de atendimento, entre outras questões.

Vale a pena empreender no ramo de personalizados. Assim como ocorre em todo tipo de negócio, o lucro não será visível logo nos primeiros meses. É essencial ter paciência para conseguir ótimos resultados.

Além disso, diversos estudos já demonstraram que o mercado está em ascensão, então, é o momento ideal para se tornar um empreendedor.

Após descobrir como empreender no ramo de personalizados, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações para potencializar os resultados do seu negócio.

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