Veja como criar uma boa identidade de marca

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Podemos definir a identidade de marca como uma combinação de vários elementos visuais que consiga refletir o nome, ideia, empresa, produto ou serviço.

Em meio a tantas questões que envolvem a abertura de uma empresa, alguns gestores mal param para pensar sobre a importância de criar uma identidade visual estratégica.

Uma coisa é certa: a grande maioria das empresas desejam deixar o seu legado na área, além de ser lembrado de maneira positiva e impactar as pessoas.

Para isso, não há uma maneira melhor do que reforçar essa lembrança na mente das pessoas do que ter uma identidade capaz de fazer com que uma empresa de locação de ônibus executivo fique na memória das pessoas mais próximas da organização.

Além disso, é possível observar que os clientes estão dando cada vez mais valor para produtos bonitos, visualmente atraentes que são capazes de agradar todos os sentidos humanos.

Portanto, podemos dizer que a identidade da sua marca é capaz de trazer todo o sucesso que você deseja. Contudo, dependendo da composição, ela também pode ser a responsável por colecionar resultados indesejáveis.

Dito isso, vale muito a pena não economizar na hora de montar a identidade da empresa, isso porque ela é capaz de influenciar diretamente nos resultados de uma fábrica de lacres de segurança e qualquer outro tipo de negócio.

Acontece também que as grandes organizações sabem muito bem disso, e por esse motivo, essas empresas de grande porte não economizam em investir para obter uma identidade visual ainda mais marcante.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, criar uma identidade visual marcante não acontece da noite para o dia. Na verdade, há todo um processo para isso acontecer.

Ou seja, não é uma tarefa que envolve apenas escolher algumas cores e criar um logotipo, é necessário ter uma abordagem estratégica de cada projeto, e isso é necessário para, por exemplo, tornar uma assessoria contábil para abertura de empresa ainda mais original.

Para isso, naturalmente, é preciso ter um conhecimento aprofundado sobre o assunto. O ideal é que o gestor tenha uma equipe com fortes habilidades de comunicação e design gráfico, e um entendimento íntimo da sua marca.

Através de uma orientação correta, você consegue passar por todo esse processo de maneira rápida e finalmente produzir algo que consiga refletir o que o seu negócio realmente é.

A partir do momento que o público-alvo consegue identificar que a sua empresa faz serviço de portaria de condomínio, por exemplo, todos os processos de atração de clientes ficam mais fáceis de serem feitos.

Dito isso, neste artigo vamos conferir alguns pontos importantes que fazem parte para construir uma boa identidade visual de uma empresa. Confira:

O que é uma identidade visual?

Para contextualizar melhor o tema, devemos primeiro entender o conceito por trás de uma identidade visual.

Se você nunca teve contato com o mundo do design, provavelmente deve estar se perguntando: “o que é uma identidade visual?”, “por que ela é tão necessária assim para a minha empresa de urnas funerárias?”.

Resumidamente, uma identidade visual é um conjunto de elementos visuais, como logotipo, tipografia e cores, que ajudam o público a reconhecer a sua empresa.

Em outras palavras, também podemos definir uma identidade visual como um guia que ajuda toda a equipe da empresa a transmitir a essência do negócio para o público-alvo.

A prática para transmitir a essência do negócio, inclusive, já é adotada por fabricantes de tampão e outros negócios para ajudar no processo de identificação do público-alvo.

Vale pontuar também que há uma série de fatores que podem ser incluídos nessa construção, como:

  • Ilustração, padrões e gráficos;
  • Fotografia;
  • Elementos interativos;
  • Slogan;
  • Tipografia;
  • Iconografia;
  • Visualização de dados.

Por esse motivo, a identidade de marca é uma combinação de vários elementos que, por fim, precisam transmitir a ideia, produto, empresa ou serviço para o consumidor.

As cores, formato das letras e até mesmo as frases escolhidas conseguem ajudar o público a se lembrar de forma rápida e objetiva, e isso é essencial, por exemplo, para uma fabricante de manômetro que deseja se destacar na área.

Essencialmente, a identidade de marca deve ser entendida como a personalidade da sua empresa, e uma promessa para os seus clientes.

Como criar uma identidade de marca impactante?

Inicialmente, devemos dizer que o termo “logotipo” é usado frequentemente de maneira errada. Por mais que um logotipo possa ser o símbolo de uma empresa, não é a totalidade de uma organização.

Na verdade, criar um logotipo é apenas um pequeno passo em direção ao desenvolvimento de uma marca forte. Contudo, ignorar a importância da identidade de marca é a mesma coisa que abrir uma empresa sabendo que o negócio não será um sucesso.

Portanto, para que você possa criar uma identidade visual consistente e eficaz para a sua empresa de diligenciamento, listamos abaixo o passo a passo necessário para iniciar o seu projeto. Entenda:

1. Conheça o seu público

Antes de iniciar qualquer tipo de projeto, é muito importante conhecer o público que você vai trabalhar. Para isso, reúna alguns dados demográficos, como sexo, localização geográfica e faixa etária. Para reunir esses dados, utilize alguns formulários ou as redes sociais.

Em seguida, procure se aprofundar nos hábitos, comportamentos e motivações da sua persona ao planejar sua identidade visual.

Dessa forma, conhecendo bem o seu público-alvo, sua marca se conectará verdadeiramente a eles, criando assim uma série de resultados positivos.

2. Entenda as ações da sua concorrência

Mais importante do que abrir um negócio, é realizar uma pesquisa de mercado. Portanto, vale a pena entender as ações que a sua concorrência toma diante de certas situações, e estudar maneiras melhores para se sobressair.

Vale lembrar que o que torna a sua empresa única em seu segmento, define a diferença entre você e seus concorrentes.

3. Crie um logotipo

Após você ter conhecido a sua empresa de dentro para fora, é chegada a hora de dar vida para as suas ideias.

Por mais que um logotipo não defina toda a identidade da sua empresa, ele é um elemento vital, pois será a parte mais fácil de lembrar e, portanto, mais reconhecível para o público.

Para criar o seu logotipo, é necessário entender alguns conceitos básicos que fazem parte dessa construção. Veja abaixo:

Logotipo

Resumidamente, um logotipo é uma representação visual composta geralmente por símbolos e palavras.

No geral, tente manter a sua logotipo simples, sem muitos elementos que possam causar uma poluição visual. Isso irá contribuir para que as pessoas possam identificar a sua empresa de uma maneira mais fácil.

Cores

Após reunir imagens visuais sólidas, você irá para uma das etapas mais difíceis: escolher as cores. Vale lembrar que as cores devem apoiar a personalidade que você deseja para a sua marca.

Para te ajudar, pense nas emoções que melhor se alinham ao objetivo da sua empresa. Para isso, consulte a lista de cores e suas emoções abaixo:

  • Laranja: entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo;
  • Verde: frescor, equilíbrio e harmonia;
  • Azul: potência, segurança e confiança;
  • Vermelho: ação, urgência e agilidade;
  • Amarelo: felicidade, simpatia e animação;
  • Rosa: romance, docilidade e inocência;
  • Roxo: luxo, mistério e beleza;
  • Cinza: conservador, moderno, formal e sólido;
  • Branco: brilho, limpeza e tranquilidade;
  • Preto: força, formalidade e elegância.

Quando você finalmente identificar as emoções que a sua empresa quer proporcionar para o cliente, ficará fácil encontrar a cor-chave para o seu negócio.

Tipografia

A tipografia é outro elemento visual que precisa de um cuidado especial. Criar uma identidade visual para o seu negócio significa criar um padrão, e para isso podem haver várias fontes sendo utilizadas.

Portanto, faça uma análise bem cuidadosa antes de escolher a sua tipografia, isso porque ela também será usada em outras coisas, como em e-mails, folhetos e banners.

4. Documente a identidade visual da sua marca

Dentro do mundo dos negócios, as empresas possuem várias opções de canais para se comunicar com o público-alvo.

Bem provavelmente você enviará e-mails, irá investir em mídia paga, criar banners informativos e até mesmo distribuir cartões de visitas para clientes potenciais.

A criação de peças modelos irá proporcionar para a sua empresa uma identidade mais unificada, confiável e profissional.

Dito isso, faça uso das opções de design que você escolheu em todas as áreas do seu negócio. Adotar essa padronização é a única forma de criar algo sólido e marcante.

Conclusão

Em meio a tantos processos necessários para criar uma identidade visual, é importante dizer que você precisa se certificar de que ela está sendo autêntica em todos os sentidos, afinal é através dela que você pode começar a colecionar bons resultados na sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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