Existem diversas estratégias que servem para manter uma clínica ou consultório odontológico funcionando e garantir uma fidelização de clientes. Uma dessas estratégias é a tão popular “Experiência do paciente”, termo que envolve todo o atendimento que um paciente recebe em uma instituição de saúde, desde competência e práticas médicas até um atendimento capacitado e humanizado.
Agora, como aplicar os métodos de experiência do paciente quando falamos em gestão na odontologia? Bom, neste artigo te mostraremos 3 formas de interação com o paciente que podem ser criadas e executadas em um consultório ou clínica odontológica:
– Atendimento individualizado: quando o dentista respeita as diferenças de cada paciente e sabe como atender cada um deles de forma personalizada e individual. Ele se mostra preocupado e preparado para ajudar e solucionar qualquer dificuldade que o paciente esteja passando, sem pré-julgamentos ou interferência de outros casos, conseguindo assim a confiança do mesmo.
– Investimento em tecnologia: sistemas e aparelhos digitais que possam facilitar e agilizar processos na instituição de saúde são sempre bem vistos. Investir em tecnologia, não só para ferramentas médicas para diagnósticos e análises certeiras, mas também para atendimento e recepção, com foco em automatizar agendamentos e diminuir tempo de espera, é uma estratégia mais do que necessária para garantir o conforto e a preferência dos pacientes.
– Utilização da Comunicação Digital: assegurar que a clínica odontológica esteja ativa em plataformas digitais é uma maneira eficaz, não só de atrair mais clientes, mas também de se aproximar deles. Promover de forma online, via Whatsapp, por exemplo, possibilita uma comunicação diferenciada e ágil com os clientes. Usar plataformas como o Instagram, ou aderir à criação de um site/blog, para fazer a divulgação de novidades e conteúdos informativos, é uma forma de mostrar modernidade e profissionalismo.
Se a clínica/consultório atribuir esses três recursos, estará garantindo qualidade na relação com os pacientes, mostrando a eles que pode não só atender, mas acolher. Além de organizar e otimizar a gestão de consultórios odontológicos, o nível competitivo subirá, atraindo cada vez mais clientes.
Claro que não é uma tarefa fácil e barata, é necessário estar a par que custará tempo e dinheiro, porém o retorno fará com que todo o investimento seja recompensado. Aos poucos a experiência do paciente se torna uma obrigação em todas as instituições e setores da saúde, pois ninguém quer mais lidar com empresas que não mostram interesse em se atualizar e melhorar a estrutura, os pacientes querem uma gestão que ofereça atendimento de qualidade, com agilidade, conforto e segurança.
Esperamos que você tenha entendido a importância da experiência do paciente como estratégia em gestão na odontologia. E que, assim, você possa aplicá-la e aprimorar sua clínica odontológica para conseguir cada vez mais clientes.