Como a experiência do colaborador pode ajudar o seu negócio a progredir

3 min. leitura

O conceito de employee experience, que, em português, significa experiência do colaborador, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Essa estratégia tem como principal objetivo criar um elo entre a marca e seus colaboradores, garantindo mais qualidade e eficiência nas tarefas desempenhadas.

O que é employee experience?

A experiência do colaborador consiste em um conjunto de sentimentos, emoções e experiências que o funcionário tem em relação à empresa. Essas vivências vão desde o momento da contratação, passando por toda a jornada dentro da empresa, até o momento de seu desligamento.

Ela visa criar estratégias de gestão de pessoas, realizadas principalmente através do diálogo e alinhamento de valores da empresa com os colaboradores. Com isso, é possível desenvolver um ambiente em que as pessoas se sintam acolhidas e tenham melhores resultados em suas áreas de atuação.

Melhorar a experiência do colaborador pode trazer inúmeros benefícios, como:

  • Melhorar as relações interpessoais dos funcionários;
  • Reduzir a taxa de turnover;
  • Reduzir a taxa de absenteísmos;
  • Aumentar a retenção de talentos;
  • Criar uma cultura organizacional favorável;
  • Diminuir os custos do RH;
  • Melhorar o engajamento e produtividade dos colaboradores;
  • Promover o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores.

Como implantar o conceito de employee experience?

Para melhorar a experiência dos colaboradores, é preciso tratar cada pessoa de forma única e entender que cada indivíduo se sente motivado por diferentes valores. Porém, algumas medidas podem ajudar na implementação da cultura de valorização dos funcionários.

Alinhar as expectativas da empresa e dos funcionários

Para implementar uma cultura cujo objetivo seja garantir uma boa experiência dos colaboradores, primeiramente, é preciso alinhar as expectativas da empresa com as dos funcionários. Fatores como salário, benefícios, oportunidades de crescimento, desenvolvimento profissional, reconhecimento, entre outros, devem ser levados em consideração.

Investir em benefícios e qualidade de vida

Garantir uma boa experiência dos colaboradores vai além de realizar o pagamento no final do mês. É muito importante que os funcionários se sintam valorizados e tenham uma boa qualidade de vida dentro e fora da empresa. Para isso, é importante investir em benefícios como jornadas flexíveis, home office, além de garantir um ambiente adequado de trabalho.

Realizar feedbacks e reconhecer o bom desempenho

Realizar feedbacks positivos também é essencial para reconhecer que a equipe conseguiu cumprir as metas e desempenhou um bom trabalho. Quando um funcionário sente que está sendo reconhecido pelos seus esforços, ele se sente muito mais motivado a continuar desempenhando suas funções de maneira eficiente.
Investir no conceito de employee experience é essencial para garantir a satisfação dos funcionários e conseguir obter melhores resultados, além de economizar tempo e dinheiro com processos do RH. Profissionais que possuem uma boa relação com a empresa que trabalham ajudam a melhorar a imagem da empresa e atrair novos talentos.

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