O conceito de employee experience, que, em português, significa experiência do colaborador, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Essa estratégia tem como principal objetivo criar um elo entre a marca e seus colaboradores, garantindo mais qualidade e eficiência nas tarefas desempenhadas.
O que é employee experience?
A experiência do colaborador consiste em um conjunto de sentimentos, emoções e experiências que o funcionário tem em relação à empresa. Essas vivências vão desde o momento da contratação, passando por toda a jornada dentro da empresa, até o momento de seu desligamento.
Ela visa criar estratégias de gestão de pessoas, realizadas principalmente através do diálogo e alinhamento de valores da empresa com os colaboradores. Com isso, é possível desenvolver um ambiente em que as pessoas se sintam acolhidas e tenham melhores resultados em suas áreas de atuação.
Melhorar a experiência do colaborador pode trazer inúmeros benefícios, como:
- Melhorar as relações interpessoais dos funcionários;
- Reduzir a taxa de turnover;
- Reduzir a taxa de absenteísmos;
- Aumentar a retenção de talentos;
- Criar uma cultura organizacional favorável;
- Diminuir os custos do RH;
- Melhorar o engajamento e produtividade dos colaboradores;
- Promover o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores.
Como implantar o conceito de employee experience?
Para melhorar a experiência dos colaboradores, é preciso tratar cada pessoa de forma única e entender que cada indivíduo se sente motivado por diferentes valores. Porém, algumas medidas podem ajudar na implementação da cultura de valorização dos funcionários.
Alinhar as expectativas da empresa e dos funcionários
Para implementar uma cultura cujo objetivo seja garantir uma boa experiência dos colaboradores, primeiramente, é preciso alinhar as expectativas da empresa com as dos funcionários. Fatores como salário, benefícios, oportunidades de crescimento, desenvolvimento profissional, reconhecimento, entre outros, devem ser levados em consideração.
Investir em benefícios e qualidade de vida
Garantir uma boa experiência dos colaboradores vai além de realizar o pagamento no final do mês. É muito importante que os funcionários se sintam valorizados e tenham uma boa qualidade de vida dentro e fora da empresa. Para isso, é importante investir em benefícios como jornadas flexíveis, home office, além de garantir um ambiente adequado de trabalho.
Realizar feedbacks e reconhecer o bom desempenho
Realizar feedbacks positivos também é essencial para reconhecer que a equipe conseguiu cumprir as metas e desempenhou um bom trabalho. Quando um funcionário sente que está sendo reconhecido pelos seus esforços, ele se sente muito mais motivado a continuar desempenhando suas funções de maneira eficiente.
Investir no conceito de employee experience é essencial para garantir a satisfação dos funcionários e conseguir obter melhores resultados, além de economizar tempo e dinheiro com processos do RH. Profissionais que possuem uma boa relação com a empresa que trabalham ajudam a melhorar a imagem da empresa e atrair novos talentos.