O consumo consciente tem ganhado cada vez mais relevância na moda. Essa tendência reflete um crescente desejo por marcas responsáveis, que promovem impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. Alinhadas em boas práticas sustentáveis, a Insider Store, TENCEL™ e Textil Carmem comemoram uma parceria de sucesso que começou em 2016 e já lançou mais de 1,5M de peças atemporais que conquistaram clientes por todo mundo.
Na vanguarda da nova era que rejeita os materiais tradicionais e abraça o futuro sustentável, a Insider usa as fibras da marca TENCEL™ aliadas a sua tecnologia inovadora, para oferecer funcionalidades essenciais em roupas que são:
● Confortáveis e respiráveis: controle de temperatura e absorção de umidade para você se sentir sempre fresco e seco.
● Duráveis e resistentes: cores ultra vibrantes que não desbotam
● Sustentável: feito com fibras TENCEL™, uma matéria-prima natural e renovável cuidadosamente proveniente de florestas geridas de forma responsável.
Na contramão da indústria e em prol de um futuro melhor, a Insider escolhe materiais sustentáveis para criar suas peças. Cerca de 80% do portfólio da marca é feito com fibras alternativas de origem natural e/ou biodegradáveis.
42% das roupas da Insider leva fibras TENCEL™, a marca austríaca de fibra têxtil do Grupo Lenzing, que tem como objetivo proteger recursos para gerações futuras com o uso de energia renovável e recuperação de componentes remanescentes.
“Nossas fibras celulósicas são produzidas a partir de madeira controlada ou certificada que atende aos padrões FSC® ou PEFC (organizações sem fins lucrativos que promovem o manejo responsável das florestas do mundo), além de serem biodegradáveis e compostáveis”, declara Juliana Jabour, Gerente de Desenvolvimento de Negócios na América do Sul do Grupo Lenzing. “Nós entendemos que a natureza é finita e usar apenas os recursos que realmente precisamos, com a máxima eficiência, é garantir uma produção de alta qualidade em um ambiente ecologicamente saudável”, completa.
“Acreditamos em um futuro melhor e sabemos que existem materiais melhores do que os usados hoje na indústria. A Insider quer fazer diferente, queremos transformar a vida das pessoas com tecidos inteligentes, funcionais e sustentáveis”, reforça Yuri Gricheno, Co-Founder da Insider.
Alinhada ao manifesto da Insider, “Made For The Future”, a campanha Wear The Future, em parceria com a marca de fibras TENCEL™ e a Textil Carmem, ilustra a visão de futuro sustentável da marca brasileira de roupas tecnológicas. O vídeo que dá vida à parceria usa 3D para mostrar a produção das fibras e a integração da tecnologia na criação da camiseta Tech, carro-chefe da Insider. O objetivo é tornar visíveis esses processos, antes invisíveis para os consumidores, e destacar o compromisso da marca com a sustentabilidade.
Sobre a TENCEL™
TENCEL™ é a principal marca do Grupo Lenzing que cobre as ofertas de fibras de produtos têxteis especiais. Desde 1992, a marca TENCEL™ tem impulsionado a evolução das soluções de fibra para os segmentos de vestuário e casa têxteis por meio de várias inovações pioneiras na indústria e processos de produção ambientalmente responsáveis. As marcas de produtos TENCEL™ incluem TENCEL™ Active, TENCEL™ Denim, TENCEL™ Home, TENCEL™ Intimate, TENCEL™ Luxe e TENCEL™ for Footwear.
Apresentando origem botânica e qualidade biodegradável, as fibras modal e lyocell da marca TENCEL™ também são suaves para a pele com suavidade suave e duradoura, vibração de cor e recursos de retenção de cor. As fibras TENCEL™ Lyocell são versáteis e podem ser combinadas com uma ampla gama de fibras têxteis para melhorar a estética e a funcionalidade dos tecidos. Através do gerenciamento de umidade, as fibras TENCEL™ Lyocell também podem absorver a umidade de forma eficiente. Oferecendo infinitas possibilidades de design, as fibras TENCEL™ Modal podem ser misturadas com outras fibras e processadas usando máquinas convencionais, melhorando significativamente a maciez e o conforto dos tecidos.
Fibras e filamentos usados sob a marca TENCEL™ são derivados de fontes certificadas e controladas seguindo as rigorosas diretrizes da Lenzing Wood and Pulp Policy. Eles são produzidos por meio de processos de produção ambientalmente responsáveis e são compostáveis e biodegradáveis, portanto, podem ser totalmente devolvidos à natureza. Eles são designados pelo Programa BioPreferred® do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA). TENCEL™ Luxe é registrado pela The Vegan Society.
Sobre o Lenzing Group
O Grupo Lenzing defende a produção ecologicamente responsável de fibras especiais feitas a partir de fonte de madeira renovável.
Como líder em inovação, a LENZING™ é parceira de fabricantes têxteis globais e impulsiona diversos desenvolvimentos tecnológicos..
Suas fibras formam a base para aplicações têxteis no setor de vestuário, incluindo jeans e peças esportivas. Devido a alta qualidade, biodegradabilidade e compostabilidade, as fibras também são utilizadas para produtos de higiene e agrícolas.
O modelo de negócio do Grupo Lenzing vai muito além de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com seus clientes e parceiros, são desenvolvidos produtos inovadores ao longo da cadeia, que geram valor agregado aos consumidores. O Grupo se esforça para a utilização e processamento eficientes de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a redirecionar o setor têxtil para uma economia circular. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e cumprir as metas do Acordo Climático de Paris e do “Acordo Verde” da Comissão da UE, a empresa tem uma visão clara: tornar realidade um futuro com emissão zero de carbono.
Principais fatos e números do Grupo Lenzing 2022
Receita: 2,57 mil milhões de euros
Capacidade nominal: 1.145.000 toneladas
Número de funcionários (headcount): 8.301
TENCEL™, VEOCEL™, LENZING™, REFIBRA™, ECOVERO™, LENZING MODAL™, LENZING VISCOSE™, MICROMODAL™ e PROMODAL™ são marcas comerciais da Lenzing AG.
Sobre a Textil Carmem
Criada em 1988 pelo patriarca João Moises, a Têxtil Carmem é uma indústria fabricante de fios têxteis para malharia, tecelagem e decoração, tendo como compromisso a qualidade e agilidade no atendimento dos seus clientes. Localizada na cidade de Itapira (SP), a empresa é referência no mercado de fiação por desenvolver, criar e transformar materiais têxteis em produtos inovadores de qualidade, visando atender o mercado têxtil e proporcionar as melhores soluções. São produzidas anualmente mais de 3.500 (Três mil e Quinhentas) toneladas de fios, que geram mais de 170 (Cento e Setenta) empregos diretos.
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Capa: Imagem campanha 3D Wear The Future Insider