“Deslembrança”, que estreia no dia 1º de outubro, no Espaço Provocações, no Barra Point, foi inicialmente idealizada e realizada como uma cena curta no Festival Provocações, em junho de 2022, quando recebeu seis indicações e três prêmios: Melhor esquete, Melhor atriz e Prêmio revelação. A partir desse contato com o público, surgiu o desejo de desenvolver o processo iniciado com a cena, dando continuidade e ressignificando a história.
O texto inédito tem autoria de Natividade e se soma às produções originais do Coletivo Rasga, grupo de pesquisa e realizações artísticas jovem e independente. O elenco traz Isabela Faleiro e Thalys Guarnieri dirigidos por Paula Lucena, com assistência de Daniel Haidar.
“O espetáculo propõe e se aprofunda ainda mais em uma reflexão acerca daquilo que nos torna sujeitos e do medo que carregamos quando deixamos de sê-lo”, diz Natividade. A peça fica em cartaz até o dia 30 de outubro.
Sinopse
O ser humano é uma máquina de viver. Dentro de cada um, há um universo de lembranças e deslembranças que buscam se encaixar em seus devidos lugares, antes do fim do expediente. A subjetividade de uma mulher que não consegue mais organizar suas próprias memórias, é traduzida, no texto, como dois funcionários que trabalham por uma empresa prestes a falir. Exaustos, eles escavam, catalogam, guardam e jogam fora tudo o que podem, enquanto há tempo. O que resta quando aquilo que nos torna sujeitos começa a nos escapar?

Ficha Técnica
Produção: Coletivo Rasga
Elenco: Isabela Faleiro e Thalys Guarnieri
Texto: Natividade
Direção: Paula Lucena
Assistência de direção: Daniel Haidar
Iluminação: Thaisa Santoth
Figurino: Cecília Imbelloni
Currículo Coletivo Rasga
Fundado em 2019, o Coletivo Rasga é um grupo independente de pesquisa, criação e produções artísticas, composto por jovens atores, diretores, dramaturgos e músicos. Em outubro de 2019, a companhia estreou seu primeiro espetáculo, “Pode ser que seja só o leiteiro lá fora…”, de Caio Fernando Abreu, no Galpão Ladeira das Artes. A segunda temporada da peça estava prevista para abril de 2020, mas foi cancelada devido à pandemia do Covid-19. Em junho de 2021, o grupo filmou seu primeiro longa-metragem. Em maio de 2022, foi selecionado para o Festival Provocações, do Grupo Teatros da Barra, com a cena original “Deslembrança”, tendo recebido seis indicações (Melhor direção, Mlhor sonoplastia, Melhor iluminação) e ganhando três prêmios (Melhor esquete, Melhor atriz e Prêmio revelação de melhor coletividade). Em conjunto ao desenvolvimento de novas produções teatrais, o grupo também ocupou o bar e restaurante Trinta e Três, promovendo semanalmente um Sarau de Música, Teatro e Poesia, por três meses consecutivos. Em julho de 2022, o Coletivo Rasga estreou sua primeira dramaturgia autoral e de criação coletiva, “Resta Três”, no Teatro Cândido Mendes. A temporada foi prorrogada por mais um mês devido ao sucesso de bilheteria.
Serviço
“Deslembrança” – estreia dia 1º de outubro, às
Gênero: Drama
Local: Espaço Provocações
Endereço: Av. Armando Lombardi, 350 – Shopping Barra Point, terceiro piso
Horário: aos sábados às 20h, aos domingos às 19h
Até 30 de outubro
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia entrada)
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Vendas de ingresso: https://www.sympla.com.br/
Contatos Coletivo Rasga:
coletivorasgateatro@gmail.com/(21) 99577-6766 / @coletivorasga