Reconhecida como a maior escola de audiovisual popular da América Latina, a Instituição sociocultural Cinema Nosso tem como objetivo formar e inserir jovens negros no mercado do audiovisual e novas tecnologias, através de programas de formação oferecidos de forma gratuita. Entre os projetos que integram o portfólio da instituição está o “Empoderamento e Tecnologia”, responsável por proporcionar aos estudantes uma visão ampla de diferentes vertentes do mercado digital e as inúmeras possibilidades narrativas e estéticas do ramo de cinema, séries e games. Buscando agregar valor e conhecimento, alunos formados pelo programa poderão participar na próxima sexta-feira (11), no Museu do Amanhã, da palestra “O Poder da Criatividade” comandada pelo cineasta e vencedor do Oscar, Spike Lee.
Por sua trajetória no cinema, Spike Lee é um dos nomes mais importantes na indústria. Com temas sempre voltados para a comunidade negra, o diretor possui um legado incontestável, sendo reconhecido como a principal voz da cultura negra americana no cinema. Para Gabiá Santos, aluna do projeto, Lee é uma referência especialmente pela forma como trata questões como racismo e segregação em suas obras: “A minha primeira referência preta no audiovisual é o Spike Lee. Quando me perguntavam sobre cineastas que me inspiravam respondia Tarantino, Tim Burton, e vários cineastas incríveis. Mas esses não dialogam com a minha existência, por mais que as obras refletissem meus pensamentos. E foi com o Spike Lee que entendi essa possibilidade, um diretor que pegou a geração da minha mãe, nos assistíamos juntas o filme “Ela Quer Tudo”. Estou em êxtase com essa experiência de poder assisti-lo ao vivo”, conta.
Shelton Jackson Lee, mais conhecido como Spike Lee, é um cineasta, escritor, produtor, ator e professor norte-americano. Dono da produtora 40 Acres and a Mule Filmworks, o cineasta já produziu mais de 35 filmes desde o ano de 1983. Com mais de 40 anos de carreira, atualmente leciona na Universidade de Nova Iorque e permanece explorando continuamente as relações raciais, colorismo na comunidade negra, o papel da mídia na vida contemporânea, crime urbano, pobreza, entre outras questões políticas. Seu trabalho é considerado um dos mais importantes na indústria cinematográfica e foi eleito o 18° maior diretor de cinema dos últimos 25 anos, segundo o levantamento da Quartz através do Metacritic, além de acumular prêmios como Oscar, Student Academy Award, BAFTA, Emmy Awards, Prêmio Peabody e o Grande Prêmio do Festival de Cinema de Cannes.
Sobre o Cinema Nosso
O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural, com sede no Rio de Janeiro, que trabalha há 20 anos com Juventudes, Educação e Audiovisual. Foi fundado em 2000 por sete jovens de origem popular que enxergaram, na época, uma ausência de identidade no mercado audiovisual a partir do filme Cidade de Deus. Hoje, é um centro de inovação e tecnologia que oferece vários projetos para infância e juventude cuidadosamente acompanhados de um projeto de vida ou carreira ajudando o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos, a instituição possui prêmios como o11th China Internacional Children’s e Prêmio Itaú-Unicef. Também possui a Metodologia premiada, Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019, aliada ao movimento STEAM, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.
SERVIÇO
Cinema Nosso, a maior escola popular de audiovisual da américa latina levará alunas do projeto Empoderamento e Tecnologia para assistirem palestra do Spike Lee na Rio Innovation Week.
Formato: Presencial.
Para mais informações e conhecer outras oportunidades gratuitas, acesse www.cinemanosso.org.br ou o Insta @cinema_nosso