O cinema a céu aberto sempre foi sinônimo de romantismo. Assistir a um filme enquanto se olha para as estrelas pode ser uma noite inesquecível. Mas os ingleses têm o hábito de viver isso em dias de sol.
Em Londres no verão muitos parques organizam seus cinemas ao ar livre. Como o Hyde Park no centro de Londres que também organiza diversas outras atividades culturais nesse período, como grandes concertos musicais.
Mas estamos aqui para falar desse singelo prazer de sentar para ver um bom filme ao ar livre. Cada um no seu tapete, com seu fone de ouvido e sua pipoca. Geralmente as exibições são de filmes clássicos e para toda a família.
Com a Pandemia o drive in cinema voltou a moda com tudo, inclusive no Brasil, o que também pode ser romântico, mas não acessa toda a população, sendo que precisa se ter um carro para isso.
O tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Um país com essa abundância de verão e natureza, poderia explorar essa possibilidade de céu aberto para levar o cinema para toda a população, mesmo em pequenas praças, já se foram feitos projetos como esse aqui. Alguns projetos privados, mas tudo ainda muito tímido em relação ao tamanho do país.
Vamos popularizar o cinema? As cidades do interior do Brasil necessitam ter acesso a cultura, quais são os programas culturais disponíveis na sua cidade? Na minha tem um bar novo em cada esquina e carece de teatros e eventos musicais. Vamos gerar mais possibilidades para os finais de semana?
Criar eventos Culturais ao ar livre pode ser mais viável financeiramente, acessar um maior número de pessoas, movimentar o turismo e a economia de uma cidade. E claro o mais importante; alimentar a alma da população com Cultura.
Fernanda Magnani – Atriz, Professora de Teatro e Palestrante