- Investidora terá a missão de apoiar o desenvolvimento de campanhas e ações que conectem a marca com ainda mais empreendedores em todo o Brasil
- Camila Farani fará reuniões periódicas com os times de Marketing e Growth para auxiliar nas decisões estratégicas que possam influenciar o futuro do negócio
- Além disso, Camila Farani também se torna embaixadora da marca Nuvemshop no Brasil
Camila Farani, empresária e investidora do programa Shark Tank Brasil, acaba de se tornar a mais nova investidora da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina com mais de 90 mil lojas online. Além de se juntar ao grupo de investidores, a executiva também assume como Conselheira Especial de Marketing e Growth e terá a missão de apoiar no desenvolvimento de ações com foco em ensinar e capacitar empreendedores de todo o Brasil, propagando conhecimento prático sobre empreendedorismo e e-commerce e apresentando a marca e a solução da companhia para a sua comunidade de mais de 3,5 milhões de pessoas. Assim como a Nuvemshop, Camila Farani acredita que a Educação empreendedora é a chave para impulsionar essa vertical e, consequentemente, a economia do Brasil, transformando sonhos em histórias que vão além.
“Nas últimas rodadas, juntamos investidores de diversos tamanhos e perfis que vão nos ajudar a alcançar voos ainda mais altos na América Latina. A chegada da Camila Farani como investidora exclusiva nesta extensão da rodada Series E comprova exatamente isso: estamos trazendo para dentro do nosso time uma das maiores especialistas em empreendedorismo do Brasil e que é referência em conteúdo para profissionais que desejam ter seu próprio negócio. Juntos, vamos continuar trabalhando para reduzir as barreiras do empreendedorismo em toda a América Latina”, explica Tatiana Rezende, CFO da Nuvemshop.
A partir do próximo ano, Camila Farani também assume como Conselheira Especial de Marketing e Growth. Por ter contato diário com pequenos e médios empreendedores de todos os segmentos e regiões do Brasil, a investidora terá encontros periódicos com executivos da Nuvemshop para compartilhar essas experiências e tangibilizar o contexto das PMEs. O objetivo é que, junto com a empresa, criem soluções que resolvam as principais necessidades e demandas desses lojistas em um curto espaço de tempo.
“Desde a nossa fundação, nós sempre priorizamos a educação empreendedora, porque sabemos o quanto compartilhar conhecimento faz a diferença para quem está começando um negócio ou para aqueles que já são especialistas, mas muitas vezes não conhecem sobre o dia a dia de gestão de uma empresa. Por isso, nada melhor do que termos em nosso time a Camila Farani, referência em educação empreendedora, nos apoiando nas decisões de Marketing e Growth e ampliando a nossa conexão com esses lojistas”, explica Luiz Piovesana, CMO da Nuvemshop. “Dessa forma, iremos fortalecer ainda mais o nosso propósito de possibilitar que qualquer pessoa possa vender online, permitindo que os empreendedores mostrem ao mundo do que são capazes”.
“O que me motivou a investir na Nuvemshop foi, primeiramente, um alinhamento de visão com os fundadores e com o time da empresa, que fazem toda a diferença. Também pude acompanhar a tração da startup no mercado que, catapultada pela pandemia, mostrou um crescimento impressionante. E, ainda, a possibilidade de poder me unir a mais um unicórnio brasileiro e ajudar a levá-lo para o mundo. Gosto de estar junto de times que tenham sonhos grandes”, comenta Camila Farani.
Empresa reforça os planos de expansão para os próximos anos
Desde a captação da rodada Series E, a Nuvemshop vem ampliando fortemente as suas operações. Em outubro, a empresa anunciou a aquisição da Mandaê (plataforma de logística) e o lançamento do Nuvem Pago (meio de pagamento próprio).
Além disso, a empresa continuou avançando em sua gama de serviços e traçou uma meta de triplicar o volume de aplicativos conectados na plataforma para garantir mais variedade e vantagens competitivas para que os clientes escolham as soluções mais efetivas para seus negócios. A Nuvemshop também segue acelerando o seu plano de expansão internacional pela América Latina, chegando à Colômbia, ao Chile e ao Peru em 2022. O objetivo é criar uma operação 100% local em cada país, assim como é no Brasil, México e Argentina, contratando profissionais das próprias regiões.
A ampliação da operação também está relacionada ao aumento do time. Após atingir o número superior a 800 profissionais em 2021, a Nuvemshop pretende expandir todas as áreas e passar dos 1,5 mil colaboradores até o final de 2022, visando ter uma equipe cada vez mais completa, robusta e diversa. No centro deste crescimento, a Companhia tem o objetivo de se tornar um hub de referência mundial de engenharia, composto por profissionais motivados para construírem e desenvolverem soluções.
Sobre a Nuvemshop:
A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 90 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de 800 colaboradores e escritórios no Brasil, México e Argentina. Em agosto de 2021, a empresa recebeu um investimento de R$ 2,6 bilhões e se tornou unicórnio no Brasil. Além disso, em outubro, a empresa anunciou a aquisição da Mandaê, um dos principais players de tecnologia focado em logística para e-commerce do Brasil, e lançou o Nuvem Pago, meio de pagamento próprio.
Sobre a Camila Farani:
Camila Farani é fundadora e presidente da G2 Capital. Foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina segundo lista da Bloomberg Línea 2021. É uma das maiores investidoras anjo do Brasil e referência na indústria de Venture Capital. Conta com mais de 40 startups em seu portfólio e já investiu mais de R$35 milhões entre aportes individuais e com co-investidores nos últimos dez anos. Atua em negócios que movimentam cerca de R$1 bilhão por ano e empregam mais de 10 mil pessoas. Reconhecida pela Association for Private Capital Investment in Latin America (Lavca), como uma das principais investidoras da região. Única mulher reconhecida como a melhor Investidora-Anjo no Startup Awards em 2016 e 2018. É investidora há seis anos do Shark Tank Brasil, membro do conselho do PicPay e da startup Laura, e sócia do Banco Modal. Colunista da Forbes, do Estadão e do MIT Tech Review e autora do livro Desistir não é opção: O caminho mais rápido entre a ideia e os resultados se chama execução. Impacta mais de 3,5 milhões de pessoas por meio de seus conteúdos no LinkedIn e Instagram. Fundadora do Ela Vence, plataforma para o desenvolvimento de lideranças femininas que projeta impactar mais de 1,1 milhão de pessoas até 2022.