Calça cargo volta à moda ainda mais democrática e versátil

4 min. leitura

A moda segue em frente, mas revisita o passado. Despojada, versátil e utilitária, a calça cargo ressurge na cena fashionista, com muitos adjetivos e uma releitura contemporânea. Uma peça curinga que pode compor looks do esportivo ao sofisticado, com um visual que foge do óbvio. Estilosa e polêmica, sob medida para a irreverência da cultura brasileira, a tendência deve continuar em alta nas próximas estações. 

Ícone da moda de rua, a origem, em nada glamourosa, passa longe das passarelas. Surgiu na Segunda Guerra Mundial, para vestir os militares britânicos e norte-americanos. Os bolsos cargos, que caracterizam os modelos, tinham a funcionalidade de carregar as munições dos soldados. Hit nos guarda-roupas dos anos 2000, marcou presença na estética skatista, hip-hop e barbie. 

Apesar de muitos apostarem que estaria fora de combate, a peça volta à ativa repaginada, com bolsos mais discretos e modelegem mais estruturada e justa. Os materiais também são diversos como sarja, cetim, jeans, couro e até seda. A pluralidade de propostas, com jeito descolado, conquistou celebridades como Anitta, Bruna Marquezine, Billie Eilish, Bella Hadid e as irmãs Kardashian.

Moda agênero e plural

Democrática, pode ser usada por todos, sem distinção de gênero, idade ou formatos de corpos. A calça se tornou uma das favoritas da geração Z pelo caimento, que valoriza o conforto e a liberdade de movimentos. A versatilidade é um dos pontos fortes, por permitir expressar a personalidade com combinações ousadas. 

A depender do recorte e do tecido, mais robusto ou mais maleável, a peça transita em diferentes ambientes. Pode ser usada para ficar em casa, na academia ou em compromissos à noite. Inspirada no visual urbano, compõe bem com cropped, camisetas divertidas, regatas e moletom.

No cotidiano do trabalho, a combinação com blusa social e sandália fica moderna e elegante. Para tornar o look glamouroso, a dica é apostar em tecidos mais nobres e trazer uma pegada sexy com salto alto, tipo scarpin.

Mistura de épocas e estilos

Em couro ou com lavagem envelhecida com tachas, rebites e correntes, traz uma referência rock n’ roll do universo gótico que reinou nos anos 80. O despojamento das peças expressa criatividade e atitude. Nos pés, sapatos de sola tratorada, plataformas, botas ou coturnos completam o visual.

Encontrada com mais facilidade em cores neutras, tons terrosos ou verde-militar, a calça cargo marca presença também com versões coloridas, metalizadas ou na ousadia do neon. Com a fusão de diferentes estilos e épocas, a peça assume um ar futurista, com looks que são a reedição do visual raver e clubber, do final dos anos 90.

Liberdade em movimento

As opções e possibilidades de uso da calça cargo são ilimitadas, e a mistura com outras peças muda completamente o tom da produção. Abre caminho para explorar a imaginação e imprimir personalidade no vestuário. Com tênis feminino, salto alto ou pesados coturnos, apresenta um conceito moderno, que passeia do casual ao clássico.

Reflete o desejo da moda como instrumento de libertação, sem regras engessadas, um convite para a construção da própria identidade: mutável, fluida e subjetiva. Com ornamentos, mas sem máscaras, é veículo para revelar o próprio jeito de ser. Como reverbera a música de Pitty: “o importante é ser você, mesmo que seja estranho, seja você”.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso